domingo, 31 de dezembro de 2017

Retrospectiva 2017

Érima de Andrade

E chegamos a 2018!

Mais um ano de blog. Obrigada a todos os leitores. Obrigada aos que comentam, obrigada aos que mandam email, obrigada aos que falam comigo sobre o blog. Você são queridos demais!


Mantendo a tradição que iniciei um ano desses, segue a retrospectiva do blog. Se algum trecho lhe despertar o desejo de ler o texto todo, é só ir lá no mês e reler, ok? Boa leitura!

Janeiro

E vale também o conselho da querida Paula Regina Del Cantão: “Não é possível fazer ou mudar tudo de uma vez,... então,... para não pirar,... vamos lembrar que PEQUENAS e CUIDADOSAS ESCOLHAS que fazemos todos os dias nos transformam na MELHOR VERSÃO DE NÓS MESMOS!!!”

-//-

Tentar agradar a todos é uma estratégia antiga para se sentir aceito, amado e pertencendo. Mas cobra um preço alto demais. Será que vale mesmo a pena tentar ser quem você imagina que se sairia melhor nos relacionamentos? Se você não consegue ser você, você consegue confiar que se relaciona com alguém que está sendo autêntico?

Olha que ciclo vicioso, de pior para pior ainda, a pessoa se mete quando tenta agradar todo mundo. Um desgaste emocional sem tamanho... vale a pena? 


-//- 

Lutar sozinho cansa muito, comemorar sozinho deixa um vazio, mas se você tiver um amigo para dividir esses momentos, a vida fica bem mais fácil. Esse é o ombro amigo, alguém que lhe diz: venha sentar ao meu lado, podemos conversar. Do que você precisa? Conte comigo, eu estou aqui para o que você precisar.

Tudo o que todo mundo quer é um ombro confiável. Você tem um ombro amigo? Você consegue se abrir com alguém? Tem alguém que diga: confie em mim, e que você acredita? E você já disse, confie em mim, e as pessoas puderam confiar?

-//-

O tempo que nos dedicamos a um hobby, é um tempo que escolhemos para nós mesmos, sem ter o objetivo de ganhar dinheiro ou de cumprir uma ocupação. Um hobby é um momento de liberdade sem a pressão de um resultado. É o seu momento você com você, fazendo o que realmente gosta em contato com suas preferências.

Um hobby pode ser uma atividade física, ou intelectual, praticada com constância e dedicação,que instiga, traz alegria, permite exercitar competências, desenvolver habilidades, talentos, criatividade e disciplina, e descobrir potenciais que não cabem na profissão que você escolheu. A única coisa que realmente é importante quando você escolhe um hobby, é que você goste do que está fazendo.

-//-

Em tempos de incertezas no trabalho, nos estudos, em casa, com tantas contas atrasadas, com tanto desemprego, tanta decepção, é sempre bom lembrar dos poetas que cantavam nos lembrando que a mudança depende de nós. Raul Seixas era um dos que nos estimulava, cantando, a tentar de novo.

Dizia ele: “tenha fé em Deus, tenha fé na vida”, e também “você é capaz de sacudir o mundo”. E é verdade, você pode sacudir seu mundo e mudar tudo, tente outra vez, depende de você.

-//-

Fevereiro 


Vamos falar sobre o lado de cá. Do lado de cá estou considerando que é do seu lado, do seu lado de dentro, onde você tem espaço para ser feliz. Do lado de cá está o seu paraíso particular de felicidade, tranquilidade, amores. Dentro de você estão as lembranças dos momentos felizes, estão suas vitórias, estão seus sonhos. É o lugar ideal para estar quando, do lado de lá, a vida não está andando muito bem. Para os dias sem cor, para dias sem sol, vem para o lado de cá e se realimente na certeza de que tudo passa, até as suas dificuldades.

-//-

A primeira informação que seu preconceito dá sobre você, é que você é ignorante. Você ignora informações úteis para perceber que, mesmo que não seja como você, o outro também está certo.

Se você se perceber preconceituoso, em qualquer situação que seu preconceito aparecer, faça esse exercício de se perguntar se o outro está mesmo errado, ou apenas pensando, ou fazendo, diferente de como você pensa ou faz? E se abra para a resposta. Ela pode surpreender.

A informação cura o preconceito. Contra qualquer tipo de preconceito, é a informação que vai lhe salvar desse labirinto de ideias e crenças limitantes, rígidas e ultrapassadas.

-//-

Você não precisa de nada muito especial para praticar neuróbica. Por exemplo, quem usa relógio de pulso, ou mouse no computador, se colocar num braço diferente do que está acostumado, já estará fazendo neuróbica. É claro que quebra-cabeças, palavras cruzadas, aprender alguma coisa nova, fazem muito bem para o cérebro. Mas no seu dia-a-dia você também pode fazer neuróbica.

Vamos pensar juntos. Se todos os dias você senta no mesmo lugar para fazer as refeições, se mudar de lugar, você já estará se exercitando. Ao mudar de lugar, você estará oferecendo ao seu cérebro, estímulos de som e luz diferentes do seu dia-a-dia.

-//-

Amigos vivem me sugerindo uma leitura boa, amigos também lançam livros, e claro, eu compro e leio, amigos me dão sugestões para estar sempre próxima de uma leitura bacana.

A sugestão mais recente, foi um site chamado Leia Brasileiros. É um site muito legal, que tem por missão divulgar autores nacionais. O site começa contando que a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, de 2015, descobriu que em média, o brasileiro lê apenas dois livros inteiros por ano.

O Giovanni Arceno, criador e responsável pelo site, imagina que se a pesquisa fosse apenas sobre literatura nacional, esse número seria bem menor, bem mais perto de zero. Por conta disso, ele resolveu compartilhar, por e-mail, um trecho de uma obra nacional todos os dias úteis da semana.

-//-

Março

Da mesma maneira que você se cuida fisicamente, é importante se cuidar mentalmente também. Como? Não acumulando tensões e emoções.

Existem muitas maneiras de liberar suas emoções, escrever é uma delas. Por isso fazer um diário nunca saiu de moda. E não precisa ser um daqueles tradicionais, tão comum em romances, aquele que todos os dias você escreve começando com “meu querido diário”.

Não precisa ser, mas pode ser. Escrever todos os dias como foi o seu dia, é ótimo. É tão efetivo emocionalmente, que você pode sim desenvolver um afeto verdadeiro por esse seu caderno de todo dia, e começar a conversar com ele, por escrito, escrevendo “meu querido diário”. E está tudo bem com essa opção.

-//-

Esses momentos de silêncio ajudam a lhe colocar presente no que você for fazer. E estando presente, isso é, não pensando em algo que já passou, nem ansioso por algo que ainda não aconteceu, você adquire clareza, e pode organizar, e escolher, os pensamentos que lhe interessam para o dia que está começando. Ao mesmo tempo, com clareza, pode eliminar aqueles pensamentos que não servem mais aos seus propósitos.

Sri Prem Baba orienta: “Sente-se num lugar confortável e feche os olhos. Alinhe-se, mantendo a cabeça no prolongamento da coluna. Relaxe ombros, braços e pernas, mantendo a coluna ereta, sem rigidez. Respire suave e profundamente pelas narinas e, a cada expiração, permita-se relaxar mais e esvaziar-se de qualquer preocupação, desejo ou agitação. Permita-se escutar o silêncio e, quando algum som rompê-lo, acolha sem julgar. Permaneça nesse campo de silêncio que, às vezes, é preenchido por sons que surgem e desaparecem. Coloque atenção plena na escuta do silêncio, que é permanente, e não se perturbe com os sons impermanentes que o interrompem. Não julgue; não pense sobre eles - apenas deixe passar.”

Simples e poderoso exercício para ampliar sua percepção, lhe acalmar quando for necessário, e lhe preparar para suas atividades.

-//-

Sim, é preciso falar de depressão muitas e muitas vezes, para acabar com essa falta de informação que faz com que deprimidos tenham que explicar, sem sucesso, que não lhes falta vontade, eles simplesmente não conseguem fazer.

Mais e mais pesquisas mostram porque deprimidos não conseguem reagir e acabar com esse estado permanente de desinteresse pela vida: sofrem de uma doença, depressão, que se caracteriza por desequilíbrios químicos dos neurotransmissores.

Deixando mais claro ainda: depressão não é um estado de ânimo de uma personalidade fraca, ou preguiçosa. Depressão é uma doença, provocada por fatores que podem causar problemas na função cerebral, entre eles a atividade anormal de alguns circuitos neurais.

-//-

Acredito que vocês já conheçam Shiatsu e Acupuntura. Mas a maioria, eu inclusive, não sabe o que é Qi Gong, nem Lian Gong. Como eu agora já sei, vou contar: são métodos tradicionais chineses de promoção de saúde, alguns chamam de ginásticas chinesa.

“O termo Qi Gong (pronuncia-se Chi Kung) se refere a um ramo da Medicina Tradicional Chinesa, que visa a mobilização da energia sutil do corpo (Qi), a correção de desarmonias e o reestabelecimento do equilíbrio da saúde física e emocional do praticante.”

“Dentre os benefícios principais dos praticantes de Qi Gong, destacam-se o restabelecimento da circulação adequada da energia e do sangue pelo corpo; o fortalecimento da respiração, circulação e digestão; o alívio do estresse do dia a dia; a absorção e armazenamento de Qi e a eliminação de energias perversas através do fortalecimento do sistema imunológico.”

-//-

Abril

Como é cansativo conviver com o pobre coitado. Coitadinho, tão incapaz para tudo. Incapaz de autonomia, independência, incapaz de felicidade. Como ser feliz se tudo o que eu quero da vida é que tenham pena de mim?

E se eu ficar feliz por sentirem pena de mim, tenho que manter a felicidade camuflada, senão a pena acaba e não tem mais como manipular a atenção das pessoas. Como chamar atenção sem provocar pena? Ó céus, ó vida, ó azar, como sair dessa armadilha de perde e perde?

-//-

Desejo que todos vocês, tenham a oportunidade de se sentir um com o todo. De sentir que estamos ligados por uma rede de amor, que envolve, conforta e aconchega. Desejo que tenham confiança na vida, sabendo que o melhor sempre se manifesta. Sempre. Mesmo que no momento não consigamos ver assim.

Tudo o que você viveu serviu para lhe transformar na pessoa que você é hoje. E ser essa pessoa tão legal que hoje você é, é a confirmação concreta que o amor guia as nossas vidas. O amor nos faz um. Um com todos.

-//-

Vamos conversar sobre a rede social, afetiva e amorosa que temos, e alimentamos, ao longo da nossa vida. Uma rede de proteção que acolhe, inclusive naqueles momentos que você parece estar só.

Amigos, mesmo os que a vida no momento só permite contato virtual, formam a sua rede de proteção. A tecnologia só vem confirmar o que os sábios dizem há séculos: as distâncias não existem. Longe é um lugar que não existe. Para estar perto, basta querer.

-//-

Quem é responsável por suas escolhas? Essa é uma boa história para pensar sobre as escolhas que fazemos e suas consequências. Boa leitura!

“1. Houve um Mestre que veio à Terra, nascido na terra santa de Indiana, criado nos montes místicos depois de Fort Wayne.

2. O Mestre aprendeu sobre este mundo nas escolas públicas de Indiana e, ao crescer, em seu ofício de mecânico de automóveis.


3. Mas o Mestre conhecia outras terras e outras escolas, de outras vidas que tinha vivido. Lembrava-se disso, e, lembrando-se, tornou-se sábio e forte, de modo que outros viram a sua força e o procuraram, em busca de conselhos."

-//-

"Assim não serve" é o mantra mais comum na vida das pessoas que escolhem ter razão em vez de ser feliz. Embora desejem a felicidade, na prática, entre ser feliz e ter razão, escolhem ter razão.

E ter razão aqui significa que: as coisas têm que acontecer da maneira que eu planejei. Provavelmente porque eu tenho certeza que esse é o melhor caminho. Inclusive tenho certeza que a minha opinião é o ponto final em qualquer conversa.

Pois é, tem muita gente assim.

-//-

Maio

O que nos faz especial é o que temos de singular. As diferenças nos tornam singulares. Todos temos algo a compartilhar que é totalmente diferente dos demais seres humanos. E isso é bom. Somos uma soma singular de vivências que nos torna únicos.

Reconheça isso em você. Uma vez reconhecido em você, você estará pronto para reconhecer a singularidade do outro, e respeitá-lo por isso.

Admire nos outros o que faz deles únicos, admire essa diferença. Busque esse olhar especial, ver o que torna a pessoa ser quem ela é e que mais ninguém consegue ser igual.

Veja as qualidades especiais das pessoas com positividade, sem julgamentos. Somos diferentes, e isso não significa que um de nós está errado.

-//-

Meditar é muito simples, e justamente por isso não é fácil. E não é por conta da meditação em si que não é fácil, é que tendemos a negligenciar tudo que é simples. Nos é mais fácil ter disciplina e atenção para melhorar uma série de ginástica olímpica, do que sentar em silêncio e respirar consciente.

Surpreso? Pois é, a meditação é só isso, ter disciplina para separar um momento para sentar, e em silêncio, respirar consciente, trazendo seus quatro aspectos para o momento presente.

-//-

Sempre fazíamos um momento de oração, ou meditação, para nos harmonizarmos antes de receber as pessoas. Com o tempo, as pessoas que não podiam ir as quartas de manhã, começaram a colocar seus nomes para que a oração as beneficiasse também. E assim eu aprendi, que sempre posso fazer uma oração, ou um pensamento bom, quando não posso ajudar de outra maneira.

Mais tarde aprendi que mesmo quando posso ajudar mais concretamente, a prece torna a ajuda mais efetiva, agrega benefícios, e então não parei mais de rezar.

-//-

Agradecer por rirmos tanto de piadas sem graça.

Agradecer pelas viagens maravilhosas.

Agradecer por tantos ensinamentos.

Agradecer por centenas, milhares, de lembranças felizes com você e com todos nós.

Agradecer por você ficar tão feliz de ouvir passarinhos, pois pudemos gravar alguns para que você ouvisse durante nossas visitas. E era bom! Você sorria, relaxava e até cantava junto.

Agradecer que tenhamos sido tão parecidos, que eu seja tão a sua cara, que tenha tanto o seu jeito.

Obrigada mesmo por esta semelhança. Era tão fácil lhe entender... bastava olhar e reconhecia em mim o que você estava sentindo.

-//-

Junho

Esse é o caminho de bem conviver, respeito pelo outro. Pelo que o outro é, pelo que o outro acredita, pelo que o outro escolhe.

Respeito é a atitude de aceitar as diferenças entre as pessoas. Com respeito é possível conviver sem conflitos com todos os seus contatos, mesmo aqueles que não foram uma escolha sua.

Respeito é a melhor maneira de demonstrar que você aceita o direito do outro de ser quem escolheu ser, aceita a sua individualidade, aceita sua totalidade como a pessoa que é, e não como você gostaria que ela fosse.

-//-

Estou chamando de tempo pessoal o tempo necessário para cair a ficha, para entender o que está acontecendo, para reconhecer seus sentimentos, para que as informações ouvidas façam sentido, para que você possa digerir tudo o que está vivendo. Seu tempo pessoal. Mesmo que muitos vivam situações similares, cada pessoa terá seu próprio tempo de processamento do seu momento de vida, terá seu próprio tempo pessoal.

-//-

É ótimo fazer planos, eles dão a direção para que seu objetivo seja alcançado. E tanto faz o objetivo que você escolheu, estudar, se conhecer, iniciar uma atividade, mudar o estilo de vida. Tendo claro onde quer chegar, e as etapas necessárias para que isso aconteça, mesmo que ocorram obstáculos, você chegará lá.

Expectativa é mais que um estado de quem espera por algo ou alguém. Embora possa ser usada nesse sentido também. Mas a expectativa que eu me refiro, tem uma tensão, uma ansiedade. É um desejo intenso por alguma coisa, uma espera baseada em probabilidades, pressupostos ou promessas de que algo aconteça. E aí, você deixa de ser o dono da ação, fica na expectativa.

-//-

Com alguma frequência ouço uma música que diz “sua raridade não está naquilo que você possui ou que sabe fazer”. E conheço muita gente que se assusta com essa informação: você não é o que possui, nem o que sabe fazer. E se assustam, porque não sabem estar na vida sem seu talento, nem seus bens.

Talento é maravilhoso, mas não é você. O que você faz com o talento que possui é que diz quem você é. Se o seu talento é acolher pessoas, ótimo. Possivelmente as pessoas ficam agradecidas com isso. Mas você é, de fato, o que sente e o que pensa quando faz isso, quando, nesse exemplo, acolhe alguém.

-//-

Julho

Mudanças, internas ou externas, começam com a consciência do que deseja modificar. Você só muda uma mesa de lugar, se souber, se tiver consciência, de onde ela está. Acontece o mesmo quando quer fazer reformas internas, você só muda o que tem consciência.

Ter consciência é diferente de ter informação. Ao tomar consciência você se percebe sentindo e/ou pensando sobre como aquela informação lhe afeta. E é aqui, nessa etapa de autoconhecimento, que quero chamar sua atenção nesse texto. O tempo que cada um leva para tomar consciência das informações que recebe, é pessoal e intransferível.

-//-

Caminhos Internos não é um curso porque não tem um objetivo a ser atingido pelo aluno no final de um período de tempo. Também não é psicoterapia porque não vou trabalhar com as questões trazidas pelas pessoas em cada encontro, e sim com temas que vou propor a cada encontro.

Mas Caminhos Internos é um trabalho de autoconhecimento na medida que permite que você entre em contato com seus sentimentos, seus pensamentos e suas crenças em relação a cada tema abordado.

-//-

Disse que agora aprende a tocar viola com os vídeos da internet e, como passatempo, entra nas Redes Sociais para bisbilhotar a vida dos outros.

Parece bem comum, mas além de ouvir “eu também faço isso”, eu ouvi “mas ele pode fazer isso?”.

Sim, ele pode e nem é o único a fazer.

O objetivo das redes sociais é esse mesmo, socializar, oferecer uma ligação social e possibilitar a conexão entre pessoas. Por ser uma conexão virtual, as redes amenizam as distancia geográficas, permitindo que você se conecte com todo mundo, em todo lugar. Por isso dá para bisbilhotar a vida dos outros. Redes Sociais são uma ferramenta de interação e conexão com o mundo.

-//-

Costumamos pensar que inconsequentes são os adolescentes. Mas será que só eles mesmo? Pense na humanidade em geral, você considera que, como humanidade, nós somos inconsequentes?

Aqui vale lembrar o que inconsequente é aquele ser que não se preocupa com as consequências dos seus atos. Inconsequentes só se preocupam com a solução imediata, ou o prazer imediato, ou a atitude imediata. O que vem depois não interessa a eles.

Então pensa de novo, são só os adolescentes que são inconsequentes?

-//-

Em tempos de polarização das opiniões, como tem acontecido, conversar aberto para o que o outro tem a dizer, se torna mesmo uma arte a ser urgentemente cultivada.

Para início de conversa, é bom saber que o objetivo de uma conversa não é convencer o outro do seu ponto de vista. Só os fanáticos não têm abertura para ouvir o outro lado. Mais que isso, fanáticos não ouvem e também não desistem de tentar impor sua opinião.

Numa boa conversa todos têm liberdade para se colocar, e todas as opiniões são respeitadas.

-//-

Agosto

Esse ano tenho desejado aos aniversariantes que eles tenham um ano cheio de coisinhas felizes, porque acredito, mesmo, que a felicidade está nas pequenas coisas.
Esse texto da querida Teresa Bessil, que está no livro dela Bordados do Coração, nos lembra como as coisinhas boas nos fazem bem! Boa leitura!

“Rir quando acordamos, porque acordar não é coisa garantida na hora de ir dormir. Andar devagar pela rua, somente para ver como é andar devagar pela rua em meio ao mar de gente atarefada demais para andar devagar pela rua. Abrir a janela para arejar a casa e ficar um longo tempo olhando o céu, daquele jeito que o olho se perde de tão profundo o azul sem nuvens, e ficamos ali, olhando nada, quase vendo tudo.


-//-

Freud sentenciou:“Quando a dor de não estar vivendo for maior que o medo da mudança, a pessoa muda”.

É verdade, a dor é motivadora, mas o amor também é. Mesmo assim, talvez por associar mudança sempre com dor, a maioria das pessoas tem medo de mudar. De mudar a vida, ou de mudar qualquer coisa na vida.

-//-

Hoje celebrem seus pais onde eles estiverem.

Se por perto, esteja juntos.

Se desencarnados, estejam juntos.


É o amor que nos une.

Por abraços ou pensamentos, da maneira que for possível, estejam juntos.

Te amo para sempre Pai!

Meu amor segue com você!

Érima de Andrade

-//-

Diz a matéria, que o ambiente natural nos faz sentir restaurados e melhora o nosso desempenho mental. O pesquisador da Universidade de Utah, David Strayer, afirma que “as florestas são o antídoto perfeito para as incansáveis distrações que golpeiam o cérebro moderno. A desaceleração provocada num passeio na natureza, faz diferença no pensamento qualitativo”.

A tese do David Strayer: estar na natureza permite que o córtex pré-frontal, o centro do comando do cérebro, descanse e se recupere como um músculo muito exigido.

Sua pesquisa centrada em como a natureza melhora a solução de problemas, se soma a teoria de que são os elementos visuais da natureza que reduzem o estresse e a fadiga mental. Esses estímulos promovem uma concentração suave que permite ao cérebro perambular, descansar e se recuperar.

-//-

Uma amiga, Mônica Jordão, comprou uma muda de rosa, num vaso. Comprou porque gostou, e é mesmo uma planta linda. Foi bem cuidada, se abriu, e surpresa! Veio com filhotinhos! 

Muito além da superfície, ela tinha um jardim interno, e o apresentou para minha amiga, florindo como um buquê.
Sim, de dentro da rosa saíram rosinhas lindas. Vou ilustrar esse post com as fotos que Mônica fez durante todo o processo. Como ela mesma diz: “A natureza responde ao cuidado”. E como respondeu!

-//-

Setembro

Esse texto que não é de William Shakespeare é tão bom, que super vale a pena reler muitas vezes. Vale reler e vale dar o crédito certo!
Não, não é mesmo de Shakespeare como andam divulgando, foi escrito por Verônica Shoffstall. Desculpa aí Verônica!Andei compartilhando com a autoria errada. Boa leitura!

"Você aprende

Depois de algum tempo, você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.”


-//-

A Caixa de Coisas Para Deus Resolver tem a função de evitar que sua energia se gaste em situações que você não pode resolver. Essa caixa só funciona se você escolher, de fato, entregar o problema nas mãos de Deus.

Escolha uma caixa que lhe agrade, você pode decorá-la ou não, mas é uma boa dica escrever no tampo “CPDR” - Coisas Para Deus Resolver. Isso ajuda na sua intenção de entregar a Deus a solução do problema. Tudo o que lhe preocupa, mas que não está nas suas mãos resolver, escreva, coloque na caixa e entregue.

-//-

“Uma oração para os vivos” é um texto lindo de Martha Medeiros, foi publicado no Zero Hora em 03/11/2013.

Ela faz uma prece pedindo que honremos e homenageemos a vida; que aceitemos o novo e que reconheçamos a morte como uma grande mestra. Segue a oração pedindo que valorizemos os amigos e o amor em todas as suas formas. Que sejamos bem-humorados e encontremos um amigo de todas as horas, no Deus que acreditamos. Termina dizendo que “desfrutar a vida com leveza, inteligência e tolerância é a melhor forma de agradecer por estarmos vivos.” Eu concordo com tudo que ela escreveu. E você?

-//-

Todo dia é dia de escolher a vida que você quer viver. Cada caminho escolhido tem seus desafios e oportunidades, seus prazeres e dissabores, e com certeza todas as suas consequências. Por isso, ter consciência de onde está e onde quer chegar, aumentam as possibilidades de consequências positivas para suas escolhas.

Com consciência de onde quer chegar, você pode fazer algo para mudar sua vida e, enfim, viver dias perfeitos. Não precisa esperar segunda feira, ano novo, nem aniversário. Se você está vivo, você pode escolher mudar para melhor em qualquer dia, em qualquer hora do seu dia. Como diz a Paula, “só é tarde demais se você não começar.”

-//-


Outubro

Engolir sempre a raiva pode provocar muitos sintomas. Quando a raiva sai, você solta o vapor emocional e tudo fica bem. Isso não significa, de maneira alguma, que você está autorizado a ser agressivo com quem quer que seja. A raiva construtiva é aquela que dá limites e não a que agride. E se você vive respondendo as situações quando elas acontecem, os limites vão sendo dados sem que haja um depósito de raiva prestes a explodir.

Se você tentar suprimir essa emoção a força, não vai conseguir. Não importa quanto vezes você repita: “Eu não ficarei irritado”. O controle só é possível conhecendo a emoção, analisando como ela age, e com base nessa análise, decidir escolher um caminho diferente.

-//-

O amor cura de fato! E foi preenchida de amor que a Renata Cortez escreveu esse texto. Obrigada Renata por compartilhar sua inspiração e nos trazer uma belíssima reflexão. Eis o texto:

“Ontem uma pessoa me perguntou se eu não iria escrever sobre a cura gay. Eu não ia, mas mudei de ideia. Eu acredito na cura gay. Sabe quando ela ocorre? Quando, como vi hoje em um post, o pai pede que o filho dê um beijo no namorado para ele tirar uma foto. Também ocorre quando o neto pergunta para a avó: “O que a senhora faria se eu trouxesse meu namorado aqui na sua casa?” E a avó responde: “Café.” Ou quando alguém pergunta a uma criança: “O que você acha de um homem se casar com outro homem ou de uma mulher se casar com outra mulher?” e a menininha pergunta: “Vai ter bolo?”


-//-

De uns tempos para cá, tenho repetido, cada vez com mais frequência, como eu enxergo os conflitos da adolescência a partir dos nossos quatro aspectos. Explico que em algum momento na adolescência, surge, em algum nível de consciência, a constatação de que o seu intelecto está adulto, mas a sua emoção continua criança.

Ai o adolescente se empolga com sua própria adultice e resolve que vai ser adulto mais rápido, e para isso “inibe” suas “emoções infantis”. Ê estratégia ruim… Não valorizar o que sente atrapalha muito a vida. Mas quase todos nós já vivemos isso. Quase todos escolhemos ser adultos mais rápido e imaginamos que inibindo nossas “emoções infantis” conseguiríamos.

-//-

Saudade é uma palavra que só existe em português, e no dicionário é definida como sendo “uma recordação ao mesmo tempo triste e suave de pessoas, ou coisas, distantes, ou extintas, acompanhadas do desejo de tornar a vê-las ou possuí-las.” Sentir saudade é mais que lembrar e recordar, é “um pesar pela ausência de alguém que nos é querido, uma lembrança nostálgica e ao mesmo tempo suave”.

Mesmo que na definição você possa achar que nostalgia e saudade são a mesma coisa, elas não são. Nostalgia é saudade do que você não viveu. E não viveu porque foi extinto, ou porque está distante de você.



-//-

São amigos que se apresentam como professores, astrólogo, instrutora de meditação, escritora, artista, empreendedora e curiosa, missionária do amor incondicional, e uma delas, Márcia Alves, nos informa que “Meu dever na vida é de permanecer verdadeira comigo mesma”. É ou não para se inspirar neles?

Eles me lembram que sempre é possível escolher palavras que tornem o texto mais amoroso, mais doce e mais gostoso de ser lido. Tão simples e tão genial a maneira que eles se expressam, a maneira deles de nos mostrar a vida, que desejo muito dividir com vocês essas ideias. Eles, de fato, me inspiram. Que você também se sinta inspirado.

-//-

Novembro

Índigos tem a missão de mudar a maneira de ver e fazer as coisas, independente de fronteiras e de classes sociais. Os índigos têm por missão de vida ser responsáveis por cada uma das suas ações, palavras, sentimentos e pensamentos. Vieram ajudar na transição positiva do planeta. Em outras palavras, vieram mudar o mundo para melhor.

Isso não significa que todo índigo vai se tornar uma referência mundial, nem ao menos referência nacional. Muitos índigos têm a missão de impactar apenas uma vida e sabem que ao trazer qualidade ao seu entorno, somará com outro índigo ao lado, que também trouxe qualidade ao seu pedaço de mundo, que se somará a muitos outros em todo o planeta, e assim, a mudança acontece.

-//-

Algumas pessoas têm o dom de colocar uma imagem numa frase e torná-la ainda mais especial. Outras nem precisam de uma frase, constroem uma imagem que já diz tudo.

Vira e mexe eu recebo ilustrações, com ou sem texto, que me afetam de várias maneiras, todas muito positivas. Hoje decidi postá-las. 





-//-

QI, quociente de inteligência, é a capacidade de compreender e manipular símbolos matemáticos e linguísticos; IE ou QE, quociente emocional, revela nosso autoconhecimento, autodisciplina, persistência e empatia. QI e QE podem trazer crescimento profissional e financeiro, porém, paz interior e alegria só com inteligência espiritual, só com QS.

Com inteligência espiritual nós desenvolvemos capacidade de encontrar um propósito para a própria vida e de lidar com problemas existenciais que surgem em momentos de fracasso, de rompimentos e de dor. Sem essa inteligência, até pessoas inteligentes, e sensíveis às necessidades dos outros, sentem um vazio enorme.

-//-

E uma vez que você comece a se perguntar, a se observar, as chances de entrar no prumo aumentam muito. Sabendo quem você é, o que gosta, o que não gosta, quais os seus talentos, quais as qualidades e habilidades precisam ser estimuladas, você escolhe que rumo quer dar na vida. Em qualquer dia, ou no ano novo.

Mas o céu está ajudando. Diz Titi Vidal: “Esse ciclo promete ser mesmo novo. Chegou o momento de reciclar, de virar certas páginas, de se transformar. Chegou a hora da lagarta se transformar em borboleta para poder voar. Chegou o momento de iluminar nossos porões e curar o que for preciso. Chegou o momento de curar velhas dores e mágoas e seguir em frente.Um novo ciclo para gente renovar, transformar, começar, retomar. Porque a vida sempre pode ser diferente.”

-//-

Dezembro

Faz parte do amadurecimento se responsabilizar pelas consequências das suas escolhas. Você vai sim colher o que plantar. Antes de agir temos escolhas, depois só consequências. Por isso escolher com consciência é o caminho das boas consequências, ou das consequências que você escolheu.

Dezembro é uma ótima época de repensar escolhas. É um bom momento para se planejar, traçar metas, objetivos, estratégias, e se organizar da melhor maneira possível para as mudanças que precisam ser feitas para a vida que você quer viver.

-//-

Jesus está na minha vida todos os dias. Ponto. Mesmo assim, o natal para mim não é uma festa religiosa.

Oooooohhhhhhh!!!!

E não sinto nenhum pó de culpa por causa disso.

Oooooooohhhhhhh!!!!

-//-

Ela faz perguntas e as perguntas ajudam a definir as metas que você deseja alcançar, ajudam a colocar luz no que você quer plantar agora para seguir com você ano que vem, ajudam a dimensionar os seus novos projetos, a definir as ações para concretizá-los, enfim ajudam a colocar em ação os seus planos de desenvolvimento e mudança.

O ideal é você começar o ano consciente para poder se comprometer com o que pode ser concretizado, com que está na sua esfera de possibilidade de mudanças, com a responsabilidade de cumprir as promessas que você se fez. O vídeo ajuda a ter consciência do que é seu propósito de vida e o que é objetivo para seu ano.

-//-

O despertar do amor foi o grande assunto na minha vida em 2017. Então vou começar lhe desejando tempo para fazer os reparos necessários no seu coração, antes que o ano acabe, para que o amor desperte plenamente em você em 2018.


-//-

E desejando que o amor desperte plenamente em você em 2018, eu encerro essa retrospectiva. Todo domingo, post novo. Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!