domingo, 7 de janeiro de 2018

Vamos meditar?

Érima de Andrade

Quer um momento mais inspirador que o início do ano para criar hábitos novos para o ano todo? Vamos colocar meditação no dia a dia?
Se você ainda não medita diariamente, começar agora pode ser o hábito novo aprendido em 2018. Nunca é tarde para começar, e sempre é o momento ideal de adquirir novos hábitos. Mas a proposta de ano novo, vida nova, é particularmente inspiradora para muita gente.

E não precisa sentar no alto de uma montanha, antes do nascer do sol, e meditar até o sol estar em cima de você.
Para obter benefícios como clareza e tranquilidade para fazer boas escolhas, meditar 1 minuto por dia já será suficiente. Ou se propor a 1 minuto de silêncio por dia, que é uma maneira de introduzir qualquer pessoa a prática da meditação.

Pode ser que você esteja se perguntando: “mas meditar para quê? Como essa prática pode me ajudar?” Eu respondo: m
editar ajuda a desenvolver a percepção e a consciência sobre si mesmo. O silêncio é a base do autoconhecimento, essa é a ajuda que a meditação pode lhe dar, se conhecer melhor.

Os momentos de silêncio ajudam a lhe colocar presente no que você estiver fazendo.
E estando presente, isso é, não pensando em algo que já passou, nem ansioso por algo que ainda não aconteceu, você adquire clareza, e pode organizar, e escolher, os pensamentos que lhe interessam para o dia que está vivendo.

Ao mesmo tempo, com clareza, pode eliminar aqueles pensamentos que não servem mais aos seus propósitos.
Simples e poderoso exercício para ampliar sua percepção, lhe acalmar quando for necessário, e lhe preparar para suas atividades. Às vezes, somente alguns segundos em silêncio podem transformar positivamente o seu dia.

Essa é a minha proposta para você nesse ano: aprender a cultivar 1 minuto de silêncio.

Você pode se programar para fazer 1 minuto de silêncio antes de inciar suas atividades diárias. Ou depois de retornar de uma atividade. Ou antes das refeições. Ou depois de uma reunião. Ou antes de ligar o carro, antes de dormir, qualquer hora, ou qualquer momento. Tanto faz mesmo.
O importante é se lembrar e fazer 1 minuto de silêncio, todos os dias, nesses momentos que você escolher.

Assim, aos poucos, você começa a se conectar consigo mesmo, para permanecer conectado ao longo de todo o dia. Com somente um instante de silêncio é possível iluminar a escuridão. Fazer 1 minuto de silêncio, antes de uma atividade importante no seu trabalho, vai lhe dar mais segurança e mais qualidade para realizar suas tarefas. Mas para que isso aconteça, é importante que você se afine com essa prática, cultivando o silêncio no seu dia a dia.

A prática constante é muito poderosa e é somente se entregando a ela que você poderá conhecer o poder que o silêncio pode ter na sua vida.

“Para chegar nessa experiência é preciso praticar e se abrir para a experiência do silenciar, que pode ser muito reveladora e trazer chaves de compreensão para questões muito profundas da sua alma. O silêncio pode ainda, tomar a forma de uma palavra, de uma música, uma poesia, um gesto, uma pintura… Lembre-se que ele é a expressão real do seu Ser, é como a ponte para o eterno.

Aos poucos, conforme você for se afinando com os códigos divinos do silêncio, vai perceber na prática que ele é preenchido de bem-aventurança, é preenchido pelo Espírito Santo. As respostas para suas perguntas e a compreensão para o jogo da vida surgirão espontaneamente, mesmo que você não tenha feito as perguntas, acordando valores em você como a calma, a aceitação e a paciência.

O silêncio iluminado é um florescimento da presença, mas o cultivo consciente do silêncio é uma forma de evocar a presença. Portanto, mais uma vez eu lhe convido: experimente colocar em prática esse exercício tão simples de parar algumas vezes no seu dia, se desligar do mundo lá fora e colocar o foco no fluxo da sua respiração. A cada expiração permita se esvaziar de toda expectativa e de toda preocupação, relaxando e estando total no momento presente, onde você simplesmente testemunha de forma silenciosa o fluxo da respiração, evitando julgamento, crítica, comparação e diálogo interno.” Prem Baba, idealizador do movimento Apenas 1 minuto.

Um minuto por dia é um belíssimo começo, e se você escolher, poderá ser para sempre apenas 1 minuto por dia. Mas não de qualquer maneira, é preciso disciplina, é preciso escolher se tornar discípulo da sua melhor versão. E no caso da meditação de 1 minuto por dia, significa se disciplinar para meditar todos os dias no mesmo horário, ou na mesma atividade.

Simples, fácil, poderoso, e realmente funciona. Mas isso não significa que você vai conseguir se desligar de todos os estímulos na primeira vez que tentar. Mesmo que você escolha meditar apenas 1 minuto por dia, nesse 1 minuto muita coisa pode tirar a atenção da sua respiração.

Num primeiro momento, o silêncio não lhe parecerá natural e será preciso exercitá-lo. Possivelmente, quando você se dispuser a se aquietar e silenciar, perceberá um grande barulho interno, uma grande agitação, uma ansiedade e um turbilhão de sensações, sentimentos e pensamentos. E está tudo bem, significa que seus quatro aspectos desejam despertar sua atenção ao mesmo tempo.

A meditação e o silêncio, favorecem o contato com seu aspecto espiritual. Quando escolher meditar, seus aspectos intelectual, emocional, físico, continuaram com suas habilidades específicas, e é isso que você precisa educar, se educar para não se prender, nem conversar com nada disso.

Relembrando: a habilidade do corpo físico é perceber o mundo a partir dos 5 sentidos, captar todos os estímulos sensoriais. Não é por estar meditando que seu corpo vai parar de usar essa habilidade. Ele vai usar e muito. Ele pode, por exemplo, provocar uma coceirinha na ponta do nariz, ou fazer com que você tenha uma súbita vontade de se espreguiçar, bocejar, deitar, dançar. Pode focar sua atenção nos cheiros e perfumes ao seu redor, nos sons, nos deslocamentos do ar, e tudo ao mesmo tempo agora. Ok, não brigue com isso. Tome consciência do que está sentindo e volte sua atenção para sua respiração.

A habilidade do intelecto é pensar, julgar, calcular, e ele vai continuar a fazer isso durante esse 1 minuto. E pode julgar sua opção de meditar, criticar que esteja parado com tanta coisa para fazer, censurar por não ter começado a fazer todas as coisas que programou para seu dia. E tudo bem. De novo, apenas tome consciência e volte para sua meditação.

A habilidade das emoções é ter sentimentos e sensações, e durante sua meditação, você pode ser assaltado por emoções diversas. Não brigue com elas, observe e deixe sua atenção ir voltando para sua respiração. Com disciplina, todos essas distrações param. Apenas 1 muito, você consegue.

Se você ainda não tem meditação como uma prática diária, sugiro que não acredite em mim. Tire a prova. Como? Medite 1 minuto por dia durante 21 dias e perceba se essa prática fez alguma diferença no seu dia a dia.

Eu, quando medito, busco treinar a minha mente para a tranquilidade. Se estou tranquila no momento de fazer qualquer escolha, faço escolhas melhores. E de escolha em escolha, vou me tornando a minha melhor versão.

Meditar 1 minuto por dia, significa escolher parar por 1 minuto, fechar seus olhos, mantendo uma postura que permita que sua cabeça, pescoço e tronco fiquem numa linha reta, e se concentrar na sua respiração. Uma respiração consciente é uma meditação poderosa.

Pois é, a meditação é só isso: ter disciplina para separar um momento para sentar, e em silêncio, respirar consciente, trazendo seus quatro aspectos para o momento presente. Bora praticar?

“Eu os convido a se recolherem em silêncio por um instante. Mesmo que seja um único instante, esteja inteiro nele.” Prem Baba



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!