domingo, 17 de dezembro de 2017

Perguntas para propósito, objetivos, metas

Érima de Andrade

Desde que conheci o Processo Hoffman, descobri o quanto fazer as perguntas certas faz diferença. Estava pensando em escrever sobre objetivos, para estimular você que me lê, a entrar em 2018 mais focado no caminho da sua felicidade. Aí vi esse vídeo, da querida Heloisa Capelas, falando justamente sobre isso. 

Ela faz perguntas e as perguntas ajudam a definir as metas que você deseja alcançar, ajudam a colocar luz no 
que você quer plantar agora para seguir com você ano que vem, ajudam a dimensionar os seus novos projetos, a definir as ações para concretizá-los, enfim ajudam colocar em ação os seus planos de desenvolvimento e mudança

O ideal é você começar o ano consciente para poder se comprometer com o que pode ser concretizado, com que está na sua esfera de possibilidade de mudanças, com a responsabilidade de cumprir as promessas que você se fez. O vídeo ajuda a ter consciência do que é seu propósito de vida e o que é objetivo para seu ano. 


Pensei: para quê criar um texto se Helô nesse vídeo, como sempre, é tão didática e ensina as perguntas certas para as respostas que você procura? Melhor aproveitar.

Eis o vídeo:

Objetivos e metas são sonhos com data marcada para acontecer. Quais são os seus sonhos para 2018? Vale lembrar que somente a você cabem as mudanças que você quer para sua vida. 


Também vale lembrar que as mudanças acontecem aos poucos, com disciplina, todos os dias. Gosto da explicação do José Maria Gomes Neto: com disciplina você se torna discípulo da sua melhor versão. É isso, fazer disciplinadamente todos os dias, para não fazer com esforço desmedido de uma vez só, sua mudança para sua melhor versão, seu caminho para seu propósito e seus objetivos.

Para lhe inspirar, eis uma historinha sobre escolher mudar:

1. Ando pela rua.
Há um buraco fundo na calçada.
Eu caio...
Estou perdido... sem esperança.
Não é culpa minha.
Leva uma eternidade para encontrar a saída.


2. Ando pela mesma rua.
Há um buraco fundo na calçada.
Mas finjo não vê-lo.
Caio nele de novo.
Não posso acreditar que estou no mesmo lugar.
Mas não é culpa minha.
Ainda assim leva um tempão para sair.


3. Ando pela mesma rua.
Há um buraco fundo na calçada.
Vejo que ele ali está
Ainda assim caio... é um hábito.
Meus olhos se abrem.
Sei onde estou.
É minha culpa.
Saio imediatamente.


4. Ando pela mesma rua.
Há um buraco fundo na calçada.
Dou a volta.


5. Ando por outra rua.”  Sogyal Rinpoche 

Que em 2018 você escolha as ruas que levam para sua felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!