quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Os quatro compromissos

Érima de Andrade

Li o livro escrito por Don Miguel Ruiz, Os Quatro Compromissos, e gostei muito. Ele fala de quatro compromissos que nos ajudam a viver melhor e ser mais feliz.

Sua abordagem tem base no pensamento dos antigos toltecas, povo que habitava a região do atual México. Don Miguel acredita que, para conquistar esta nova vida, basta estabelecer e honrar quatro compromissos básicos:
  • Seja impecável com sua palavra – as palavras têm imenso poder e não devem ser usadas de modo leviano. Diga apenas aquilo que acredita, usando corretamente a sua energia. Fuja de mexericos e comentários negativos.
  • Não leve nada para o lado pessoal – quando alguém fala de você, está na realidade expondo a si mesmo. Não absorva insultos e não se deixe levar por adulações. Aprenda a se tornar imune às opiniões alheias.
  • Não tire conclusões – atenha-se apenas à realidade imediata e concreta. Seja sempre claro e transparente e exija que os outros também o sejam, ignorando o que há de nebuloso e mal explicado.
  • Sempre dê o melhor de si – em qualquer circunstância, mesmo nas situações mais insignificantes, faça o melhor: nem mais nem menos. Rejeite sacrifícios ou esforços extenuantes: faça o que puder da melhor maneira possível.”

Parece bem fácil de serem seguidos, vamos experimentar fazer sempre o melhor?

Havia um homem que, desejando transcender seu sofrimento, foi a um templo budista para encontrar um Mestre que o ajudasse. Dirigiu-se a ele e perguntou:

- Mestre, se eu meditar quatro horas por dia, quanto tempo vou levar para me iluminar?

O Mestre olhou para ele e respondeu:

- Se você meditar quatro horas por dia, provavelmente atingirá a iluminação em dez anos.

Imaginando que poderia fazer melhor, o homem perguntou:

- Mestre, e se eu meditar oito horas por dia, quanto tempo levarei para transcender?
- Se meditar oito horas por dia, talvez possa atingir a iluminação em 20 anos – respondeu o Mestre.
- Mas por que levarei mais tempo se meditar mais? - indagou o homem.
- Você não está aqui para sacrificar sua alegria ou sua vida. Você está aqui para viver, para ser feliz, para amar. Se puder dar o melhor de si em duas horas de meditação... Mas se você gasta oito horas, só vai se cansar, perder o objetivo principal e não aproveitará sua vida. Dê o melhor de si e talvez aprenda que não importa quanto tempo que você medita, pode viver, amar e ser feliz.”


Lembre-se: você está aqui para viver, para ser feliz, para amar. E os quatro compromissos podem ajudar nessa tarefa: seja impecável com sua palavra; não leve nada para o lado pessoal; não tire conclusões; sempre dê o melhor de si.

Comprometa-se com uma nova vida e boa prática!



3 comentários:

  1. Vou enviar aos meus amigos como mensagem de Natal e Novo Ano.
    Quem sabe terei amigos que poderão me ajudar a honrar com a minha palavra, já que constante aprendiza, justamente quem usa a palavra para trabalho e hobby, cometo todos os excessos pertinentes às palavras faladas e ouvidas. E haja imaginação para as que leio. Neste texto toda a simplicidade de uma lógica irrefutável.Abração Érima.
    Gisleine

    ResponderExcluir
  2. Não é assim tão difícil, é só cuidar e a benesse que se colhe é enorme. Excelente prática!

    ResponderExcluir

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!