domingo, 15 de setembro de 2013

Yoga

Érima de Andrade

Essa semana voltei a praticar yoga. Yoga? Ioga? Filosofia? Ginástica? Os dois? Não sei... Mas sei que é uma prática que proporciona equilíbrio interior, paz espiritual e, de quebra, faz um bem danado ao organismo.

"Ioga é o caminho prático e natural para a integração da nossa essência interior com o mundo exterior e com o próprio Universo. Trata-se de uma filosofia e de uma ciência. E dentro dessa ciência existe uma metodologia, onde estão inseridos os exercícios, que visam o equilíbrio psicossomático, com reflexos positivos em todo o organismo", afirma Claudio Duarte, presidente da Associação Brasileira de Ioga.

"Embora pareça ginástica, é infinitamente mais e melhor do que isso. Funciona como um bê-á-bá, um curso de alfabetização capaz de amparar no nobre caminho da ação, no doce destino da devoção, no difícil terreno da sabedoria, da vitória sobre a ignorância, no problemático controle da mente," explica Hermógenes de Andrade, um dos precursores da prática no Brasil.

Os frutos da boa prática de yoga não se limitam apenas ao corpo, a mente, o emocional e o espírito do indivíduo, mas se projetam de maneira muito acentuada nas realizações profissionais e pessoais. A tão necessária prosperidade recebe um aliado de primeira grandeza, a harmonia e satisfação existencial também, completa Débora De Vecchi.

Dra. Débora De Vecchi e o Mestre Swami Hamsananda Sarasvati fizeram uma lista sobre “O que podemos esperar da yoga”:

1. Cultivar e conquistar boa saúde.

2. Ultrapassar ou aliviar asma, diabetes, dores nas costas, excesso de peso, desordens do aparelho digestivo, melhoria do sistema cardiovascular, do funcionamento das glândulas endócrinas e ser utilizada como terapia de apoio para inúmeras enfermidades. O benefício para o sistema nervoso e o cérebro é inigualável.

3. Aprimoramento de nossa condição estética pela pele, definição corporal e semblante pessoal. Podemos trabalhar o corpo de maneira localizada sem o risco de se desenvolver volumes desnecessários de musculatura, que tendem a se tornar um fardo para o coração e a se transformarem em gordura com o tempo, acelerando o processo de envelhecimento do corpo. E o melhor, podemos trazer de dentro e incorporar em nossa fisionomia a nossa insondável beleza interior.

4. Aliviar ou eliminar gradativamente as causas que apoiam as manifestações de males que possuam fundo mental ou emocional, estima-se que 80% dos problemas de saúde se encontram nesta categoria, conhecidos pelo nome de problemas pisco-somáticos.

5. Desenvolver a força de vontade.

6. Experimentar a expressão real de nosso potencial humano latente.

7. Melhoria do relacionamento humano.

8. Aprimoramento eficaz e intenso de nosso intelecto, concentração e memória.

9. Auto-conhecimento e paz interior.

10. Alívio de estresse.”

E aí, vamos praticar???



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!