quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Crianças e animais de estimação

Érima de Andrade

Crianças e animais de estimação formam uma boa dupla. Na vida, animais de estimação contribuem com a saúde e com a educação dos pequenos. Para saúde temos um estudo conduzido pela Dra. Bergroth na Finlândia, que mostrou que animais de estimação diminuem a probabilidade de bebês contraírem doenças respiratórias. Li sobre esse estudo no www.linkanimal.com.br

O estudo deixou claro que bebês que convivem com animais de estimação, principalmente cachorros e gatos, tem menos chances de ficar doente do que bebês que convivem sem animais em sua residência. Pois é, um susto para quem achava que cães e gatos traziam males a saúde do bebê.

Similarmente, bebês que convivem com animais de estimação tem menos chances de desenvolver alergias do que bebês que convivem sem esses animais. Os cientistas ainda não descobriram porque isso acontece, não sabem porque a presença de um animal ajuda na imunidade de uma criança. Mas acreditam que os animais fortalecem e aceleram o desenvolvimento do sistema imunológico, ajudando-a a combater diversas infecções no seu primeiro ano de vida.

É importante saber que esse estudo foi conduzido em áreas rurais e suburbanas da Finlândia. Existem diferenças entre os micróbios de regiões rurais e urbanas. Por isso, se você tem um animal de estimação em casa, é importante entender aonde ele fica quando não está dentro de casa e também sempre mantê-lo vacinado e saudável.

Animais em casa também são importantes na educação infantil. Um estudo publicado pela Universidade de Virginia e pela Universidade de Rutgers, nos Estados Unidos, revela que crianças escolhem brincar com um animal ao invés de com brinquedos quando elas têm essa opção. A criança, ao interagir com um animal, faz mais perguntas, mostra mais curiosidade e se engaja mais do que com brinquedos.

Até crianças bem pequenas, com menos de um ano, preferem o animal ao brinquedo, mesmo quando ele é uma aranha ou cobra dentro de um aquário.

Nossa pesquisa desenvolve a ideia que animais podem ser um instrumento bom para aprender,” diz Vanessa LoBue, uma das coordenadoras da pesquisa, “Isso é confirmado pelo uso comum de personagens que são animais nos livros e programas de TV para crianças.”

O estudo também mostra que as crianças não têm um medo nato de animais e aponta que talvez esses medos sejam desenvolvidos, ou aprendidos, em algum ponto do crescimento delas.

Considerando que animais naturalmente estimulam a curiosidade e atenção das crianças, a entrada de um animal de estimação na família pode ser benéfica, principalmente quando se considera que crianças que convivem com cachorros e gatos também tem menos gripe e alergias.

Uma outra pesquisa feita pela Associação Americana de Manufatura de Produtos Pets, nos Estados Unidos, perguntou à donos de gatos quais eram os maiores benefícios associados a serem donos desses animais.

Os resultados apontam para os seguintes motivos como principais razões para ter um gato em casa e amá-los:

1. São ótimas companhias: 90%
2. Divertido assisti-los e é legal ter em casa: 73%
3. Alivia estresse: 62%
4. É como um membro da família: 60%
5. Fácil de manter: 57%

Concordo com todos esses itens. Sendo eu uma feliz proprietária de duas gatas pretas, confirmo diariamente todos esse benefícios.

A pesquisa contemplou também outros animais, como cachorros, peixes e répteis. Mais de metade dos participantes relataram que ter um animal em casa ajudou a fortalecer o senso de responsabilidade em seus filhos. Isso só confirma os outros estudos que comprovam que animais ativam a curiosidade das crianças e as ajudam a aprender.


E você, o que acha de adotar uma dessas criaturinhas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!