domingo, 20 de janeiro de 2013

Recomeçando

Érima de Andrade

Para alguns o ano já começou com tudo, para outros ainda está para começar. Mas estamos, todos nós, numa mesma energia de recomeço. Os horários ainda estão incertos, os compromissos ainda frouxos, talvez por isso mesmo, seja uma boa época para decidir o que afinal você vai fazer dar frutos ao longo desse ano.

Mesmo que você ainda não tenha tido férias, mesmo que não tenha deixado de trabalhar, você também está sendo influenciado por esse período de volta a rotina depois de festas e feriados. Então arregace as mangas e decida o que quer para você a partir de agora.

Comece por fazer uma limpeza, uma desintoxicação, para eliminar tudo o que não lhe serve mais. Tudo o que está velho e sem sentido na sua vida, deve ser abandonado. A ideia aqui é renovar, seguir em frente de alma lavada. A decisão é sua. Tem coisas que você precisa mudar?

Olhe para sua história de vida, se você localizou algum nó, não dá nem para ficar calado, nem para esperar que tudo se ajeite no futuro sem que você precise fazer alguma coisa. É o momento de iniciativas, de buscar soluções, ressignificados, respostas para as questões que permanecem em aberto. Se você escolher, pode ser um período intenso e transformador, que favoreça a superação e o comprometimento.

Não vale a pena, por exemplo, ficar fazendo vista grossa para assuntos mal resolvidos. Ou é para crescer junto, ou não é para ficar junto. Você não pode mudar o que aconteceu, mas você pode reinterpretar o seu passado e seguir em frente, junto ou separado.

A escolha de uma direção, assim como a decisão de abandonar as coisas que estamos deixando para trás, é uma habilidade difícil, e importante, é preciso aprende-la. Repetir “eu não posso” é reafirmar uma condição de incapacidade e impotência. “Eu não quero” uma afirmação de escolha. Você quer mudar, ou você não quer mudar? “Eu não quero” vem com a liberdade de fazer, enquanto “eu não posso”, não traz nenhuma liberdade de ação.

Comprometa-se com o seu futuro, e abandone o futuro alternativo em que a mudança não seria necessária. Ficar sonhando com o que poderia ser, ou o que deveria ter acontecido, limita a sua energia para viver o mais plenamente o possível, e aproveitar ao máximo aquilo que você tem hoje.

Muitas ideias estão no forno, vem por aí um período de muitas novidades. Prepare-se para elas.

Decisões para cuidar mais da saúde são muito bem-vindas. Fazer novos contatos e buscar novos aprendizados também. Melhorar a comunicação. Buscar a franqueza nos sentimentos, palavras e ações, são decisões que dependem apenas de você.

É bom lembrar que ser verdadeiro não significa ser mal educado. Saber colocar limites de forma saudável e educada é uma arte. Seus princípios ficam claros nas suas ações, então pratique, participe, ajude. As pessoas podem até duvidar do que você diz, mas elas sempre acreditarão no que você faz.

Sonhar, romancear, ouvir música, ver um bom filme e viajar longe com a imaginação, são ações que estimulam a mente. Ajuda a pensar, raciocinar, expressar ideias e agilizar mil assuntos. Com tudo bem claro, é hora de despachar, encaminhar, falar, escrever, decidir, tomar a iniciativa e fazer acontecer.

Organizar a vida, exercitar o corpo, cuidar dos assuntos de rotina, equilibrar razão e emoção, conversar, expressar ideias e sentimentos, tudo vale a pena. Desde que você escolha.

Bom recomeço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!