domingo, 6 de janeiro de 2013

De novo, mandala dos desejos.

Érima de Andrade

Eis que, de novo, sou surpreendida por uma postagem antiga “bombando” nas estatísticas... dessa vez, as pesquisas eram para saber mais sobre mandala dos desejos.

Entendo que as pessoas estejam atrás de ajuda para mudar de vida, aproveitando essa energia do início de ano. Então, vamos falar um pouco sobre isso.

As mandalas, de modo geral, são um ponto focal da energia condensada. Elas estabelecem um espaço sagrado para sua atenção, como uma ajuda para a meditação. Mandala é a palavra sânscrita que significa círculo, porém uma mandala é muito mais do que isso, significa literalmente “aquilo que circunda um centro”. Elas são a expressão da passagem da confusão à ordem, do caos ao cosmos, são o símbolo do ser profundo. As mandalas representam sua energia no momento de produzi-la, por isso fazer uma mandala de desejos pode ser uma boa ferramenta para alcançar seus objetivos e metas, já que vão representar sua intenção de mudar.

Nós somos influenciados por imagens. Nossa mente é eficaz na criação de fantasias e na projeção dessas fantasias na realidade. Essa é uma boa maneira de explorar as possibilidades, fantasiando, sonhando. Depois é uma questão de transformar este sonho em realidade. Ter uma imagem que lembre dos seus desejos, e que você pode olhar todos os dias, ajuda a colocar energia para concretiza-los. Não gosta de mandalas? Tudo bem, pode fazer um cartaz.

Lembrei de uma amiga, que lá nos anos 80, usou imagens para ajuda-la a emagrecer. Ela colocou na porta da geladeira uma foto dela mesma, bastante acima do peso. E ao lado, uma foto do vestido que ela pretendia usar quando voltasse ao peso ideal e saudável. Isso ajudava-a a lembrar dos seus objetivos, e a fazer escolhas conscientes de alimentos, e de quantidades, cada vez que abria a geladeira para preparar sua refeição.

Essa é a ideia, imagens como lembretes dos seus objetivos. Mas para eles funcionarem é preciso que sejam objetivos reais, possíveis de serem realizados. Colocar sua foto acima do peso ao lado da foto de uma modelo com a desculpa de se inspirar, vai apenas provocar frustração, a menos que você tenha uma silhueta longilínea.

Não existe silhueta igual. Ainda mais quando se trata da mulher brasileira, mistura de muitas raças e biótipos. Mulheres com o quadril largo, o que mais se enquadra com a mulher brasileira, são do biótipo ginoide ou ginecóide”, explica Mariângela Santiago. Existem também os tipos andróide e brevilinea. Todos eles podem ser equilibrados e se tornarem mais harmoniosos, mas o “corpo” da modelo será sempre o tipo longilíneo.

Faça sua lista de desejos e ao lado cole imagens, que podem ser recortadas de revistas, que reforcem a sua intenção de alcançar esse desejo. Coloque num lugar onde você possa ver diariamente. Pretende tirar férias ao longo do ano? Coloque uma foto do local que deseja conhecer, ou um similar. Por exemplo, quer ir para uma praia do nordeste? Qualquer imagem de areia, mar azul, coqueiros podem reforçar esse desejo.

Mas faça sua lista com metas possíveis!!!! Seu desejo é ganhar na loteria? Ter isso na sua lista vai ajudar a lembrar de jogar toda semana. Quer ficar rico? Ter isso na lista vai ajuda-lo a se empenhar mais no seu trabalho e a ficar alerta a novas possibilidades. Quer ficar em forma? Sua lista vai motivar a treinar com regularidade.

Lembre-se que qualquer mudança é um caminho. O 1° passo é a consciência de onde você está e aonde quer chegar. O 2° é a intenção de fazer esse caminho. O 3° é a ação e ela precisa de paciência, persistência e prática. Faça sua mudança de maneira gradual e persistente. Você não vai ficar em forma na 1° vez que sair para caminhar, é preciso persistir e a mandala, ou o cartaz, com seus desejos são uma boa maneira para lembrar nisso.

Coloque-se metas possíveis, deixando espaços para descansos. Quer entrar em forma? Proponha-se atividades físicas de 3 a 5 vezes por semana, e cumpra. Se colocar diariamente, saiba que você não vai cumprir... Se dê o espaço para recuperação e adaptação do corpo, ou da energia, a esse novo patamar que você está atingindo com suas novas atitudes.

A mudança é um passo de cada vez persistentemente. E a auto sabotagem também é um passo de cada vez, que de repente, você percebe que ficou persistente e você desistiu...

Funciona assim a desistência: só por hoje eu não vou fazer e amanhã eu compenso; hoje preciso dormir mais, amanhã faço o triplo; hoje não vai dar, então é melhor deixar e recomeçar direito semana que vem; muitos compromissos no fim de semana, hoje não é um bom dia para recomeçar o treino... e assim vai, até que nem pensa mais no assunto.

E, nesse caso, sugiro que faça uma nova mandala, ou cartaz, agora sabendo suas limitações de tempo e disposição, e coloque-se objetivos reais. Você vai adorar a sensação de sucesso que acompanha quem cumpre suas metas autoimpostas.

Que você possa realizar os seus desejos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!