domingo, 11 de março de 2012

Psicoterapia e Autoconhecimento

Érima de Andrade

O que leva alguém a buscar uma terapia, ou qualquer outro trabalho de autoconhecimento?

O desejo de ser mais feliz.

Por que a terapia é efetiva na busca da felicidade?

Porque num processo terapêutico você tem a possibilidade de pensar sobre a sua própria vida, de compreender seus processos internos, de conquistar independência emocional e ser mais feliz.

Um terapeuta não tem respostas, todas as respostas são internas e pessoais. Mas um terapeuta estimula a coragem, e a ousadia, de viver no momento presente.

A consequência de fugir do presente é a incapacidade de tomar decisões no momento certo. Quem só pensa no futuro, ou vive no passado, desaprende como interagir com as coisas que estão bem aí diante de seus olhos.

Outra consequência da fuga do presente é a insatisfação eterna dos que não valorizam o que possuem, enquanto possuem, desejando sempre as coisas que estão distantes.

E se não existe satisfação no seu momento de vida atual, é hora de repensar os erros que se repetem na sua vida e as virtudes que não estão sendo praticadas; é hora de buscar uma terapia.

“Nada lhe posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo". Hermann Hesse

Chamamos essa visão do seu próprio mundo de autoconhecimento. E o que praticamos com o autoconhecimento adquirido, abre os caminhos para a felicidade.

Você quer se conhecer melhor? Conte comigo; porque às vezes o que você precisa é mais do que só falar.

Érima de Andrade
TERAPEUTA OCUPACIONAL - CREFITO 2 4284TO


Estrada Francisco da Cruz Nunes – 6501(Itaipu Multicenter) – 3° piso, sala 328,
Itaipu – Niterói –RJ

(21) 26081088  (21) 88926195

Não é mágico, algumas vezes não é rápido, mas sempre vale à pena.


4 comentários:

  1. Acabei de postar essa citação do Bach no face, tem a ver com o que você está falando!"Por fim, não tenhamos medo de nos lançar na vida; estamos aqui para adquirir experiência e conhecimento, e aprenderemos pouco, a menos que encaremos a realidade e busquemos o melhor de nós próprios."

    ResponderExcluir
  2. É tão bom quando decidimos parar de "tapar buracos" e escolhemos investir em uma terapia!Digo investir pois muito além do investimento financeiro, o tempo e a escolha de ir nos encontros fazem parte deste processo, muitos defendem a shopping terapia como um caminho mais fácil da busca da felicidade, mas como acredito (e tenho lido por aí....) que felicidade é muito mais serenidade do que euforia e para os que não conseguem estar tranquilos com o agora acredito que não há melhor investimento do que sua "casa" interna!! Beijos Érima e que lindo trabalho de vcs terapeutas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre uma escolha Bianca. Ainda há quem acredite que viajar resolve todos os problemas, como se eles não fossem junto dentro da pessoa, ou reformar a casa e o corpo, como se fosse possivel agir de fora e tratar dentro... É um investimento como você diz, mas acrescento que é também uma conquista da maturidade e isso em nada significa mais anos de vida. Beijos

      Excluir

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!