domingo, 25 de março de 2012

Com tudo e apesar de tudo

Érima de Andrade

Tenho escrito com frequência que podemos escolher o que sentimos, mas isso não é verdade. Temos escolha sim, mas não temos controle sobre nossos sentimentos diante de uma situação inesperada.

Temos controle, e poder de escolha, sobre o que continuar sentindo depois de uma reação inesperada. Você pode escolher que sentimento alimentar depois da sua primeira reação.

Se no meio da manhã você recebe uma notícia desestruturante? Ok, sinta sua fragilidade, sua impotência e depois de tudo, e apesar de tudo, se reestruture. Uma nova realidade exige uma nova postura, novas atitudes, novos caminhos, e mesmo nessa situação, você pode ser feliz.

É uma escolha: se lamentar infinitamente ou ser feliz apesar de tudo?

Nem tudo dá certo, há que se aprender a suportar a frustração. Mas se diante das adversidades você lembrasse que pode olhar o mundo de forma diferente? E se o que você acha que não deu certo, deu certo sim!, mas você não acredita por que esperava outra coisa?

Com tudo o que você passou, e apesar de tudo o que você passou, você pode escolher sentir gratidão e carinho, por cada aprendizado.

Se passou por uma situação de estresse, demorado, mas depois foi tudo maravilhoso, o que você vai escolher lembrar? Do estresse, ou da sensação de tudo resolvido?

Se o corte de cabelo não deu certo da primeira vez; se o vôo parecia mais longo e interminável do que você lembrava; se resolver qualquer coisa com qualquer operadora de telefonia móvel consome muito mais tempo do que você queria; se mesmo com toda sua atenção, a comida não ficou boa; se acontecesse tudo isso num mesmo dia, ainda assim, com tudo isso, e apesar de tudo isso, você pode continuar a sorrir, pode continuar a ser feliz.

“Rir não é uma forma de desprezar a vida, e sim de homenageá-la. Mas atenção pra sutileza: isso não significa passar os dias feito uma "boba alegre", dando bom dia pra poste. Trata-se de rir por dentro. De achar graça nas coisas. Mesmo as que não dão muito certo. A essa altura você já deve ter descoberto que nem tudo dá certo.” Martha Medeiros

Com tudo e apesar de tudo, você pode.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!