domingo, 5 de fevereiro de 2012

Leveza no trabalho

Érima de Andrade

Li um artigo, escrito pela Eliza Tozzi, sobre o livro The Levity Effect (O efeito leveza), de Adrian Gostick e Scott Christopher.

Ela conta que, no livro, eles explicam que dar uma boa risada diminui os níveis de estresse, reduz a pressão arterial e contribui para diminuição das sensações dolorosas. Mas além dos benefícios para a saúde, manter o espírito leve, afirmam eles, ajuda no desenvolvimento profissional.

“Segundo a dupla, um ambiente de trabalho "leve" favorece o crescimento pessoal e aumenta a satisfação profissional, além de contribuir positivamente para o faturamento da empresa. Por leve entenda-se um local em que há liberdade para conversas, brincadeiras e, eventualmente, algumas piadas”, escreveu Eliza.

Scott Christopher alerta que “leveza não tem a ver com gargalhadas fora de hora, e sim com a vontade de encarar os problemas com otimismo sem deixar de apresentar bons resultados”.

O livro cita uma pesquisa que comprova que participar de práticas divertidas não prejudica a produtividade. Ao contrário, essa pesquisa mostra que um aumento de cerca de 10% na satisfação dos funcionários no trabalho resulta num crescimento de aproximadamente 40% em produtividade.

“A leveza é um exercício que precisa ser praticado todos os dias”, explica Scott Christopher.  “A última coisa que se pode exigir de um profissional é que ele mude completamente de personalidade. O humor tem que aparecer naturalmente, não pode ser forçado”, complementa.

Não pode ser forçado, mas pode ser praticado. Ele dá alguns exemplos dessa prática:

“Seus colegas vão perceber que você quer e pode ser uma pessoa mais divertida se começarem a notar seu interesse genuíno pelos problemas dos outros e sua vontade de enxergar pontos positivos mesmo em momentos de crise”, diz Scott.

Cumprimentar as pessoas no corredor, agradecer publicamente aos funcionários que fizeram um trabalho excepcional, ser cortês quando precisar dar um feedback negativo, dar crédito quando a idéia que salvou um projeto não for sua, tudo isso faz com que você se torne querido por seus colegas”, explica Scott.

“O mais importante é que você não esqueça que está conversando com pessoas, e não com computadores,” completa.

Eliza, em seu artigo, citou vários exemplos brasileiros de empresas empenhadas em criar uma aura de leveza no trabalho:

- uma produtora de eventos, que já no processo seletivo, coloca como essencial para entrar na companhia, ter bom relacionamento interpessoal e espírito positivo. Entre outras práticas adotadas nessa produtora, está a de comemorar o alcance das metas com almoços temáticos fora do escritório.

- outra empresa cultiva a leveza nas relações, propondo que a cada 15 dias, os funcionários participem de um café da manhã coletivo, no qual são estimulados a contar histórias pessoais. “É comum ouvir funcionários que vieram de outras empresas dizendo que trabalham melhor aqui porque se sentem à vontade para ser eles mesmos”, diz Diego Torres Martins.

- em períodos de estresse alto, numa outra empresa, os funcionários têm massagistas à disposição e recebem um par de ingressos de cinema, que devem ser usados, preferencialmente, para levar o namorado, a esposa, os filhos ou um amigo de fora do escritório para passear. “Ações desse tipo fazem com que a tensão diminua e o espírito de equipe se fortifique”, diz Charles Krieck.

- uma profissional, bem sucedida, que lidera uma equipe com vários funcionários, faz questão de manter o alto astral. Ela acredita que parte do seu sucesso se deve a essa maneira leve e compromissada de encarar o trabalho. “Sei que, depois de relaxar com o riso, consigo encontrar soluções para problemas complexos”, conta Raffaella Milfont.

“C.M. Consalvo, uma das fontes do The Levity Effect, afirma que o riso facilita a transição do sentimento de medo para o de segurança, o que, consequentemente, aumenta os níveis de pensamento criativo. Enfrentar a insegurança com otimismo é uma competência”, escreveu Elisa Tozzi.


“Se você trabalha com alegria e participa de programas que instigam o humor, consegue se concentrar mais para resolver problemas e cumprir metas difíceis, características fundamentais para se tornar um bom líder, diz Thais Trevisan.

E você, como está cultivando leveza e bom humor na sua vida profissional?

2 comentários:

  1. Érima, vou divulgar este post aqui na empresa. Temos um diretor que é um exemplo de pessoa que cultiva a leveza. E praticar e participar de programas que instigam o humor é um exemplo que deve ser divulgado. Parabens. Abraço. Gisleine M Philot T.O.

    ResponderExcluir

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!