domingo, 26 de fevereiro de 2012

Finalmente rotina

Érima de Andrade

Passado às festas de fim de ano, as férias, a preparação para o carnaval, o carnaval... o ano começa. Ou seja, a vida volta para a rotina conhecida.

E justamente por voltarmos para a rotina, achamos que o ano só agora vai realmente começar. A astrologia diz que a sensação do ano começar agora tem a ver com o inicio do ano astrológico. Pode ser... mas ter a vida de novo organizada pela rotina nos faz entrar num ritmo diferente do ritmo vivido até aqui.

E já que vamos voltar à rotina, que tal fazer isso com qualidade? Que tal dar atenção as atitudes que levam ao sucesso independente da sua formação acadêmica ou da sua experiência profissional?

Num artigo assinado por Renato Grinberg ele conta que "Há sete características comuns a todo profissional de sucesso que conheci. Esse conjunto constitui o olho de tigre."

Olho de tigre? Renato Grinberg explica: “Frequentemente, quando orientava profissionais ou executivos com dificuldades na carreira, vinha à mente uma cena de um dos filmes do personagem Rocky Balboa, o incrível boxeador vivido por Sylvester Stallone a partir dos anos 1970. Na cena em questão, em que o protagonista estava prestes a perder uma luta, seu treinador se aproximava dele e falava: "olho de tigre! Lembre-se do olho de tigre!"Era a senha para a grande virada.”

Ele continua: “Entretanto, o olho de tigre não é algo que surge casualmente ou que é espontâneo sempre. É algo que se cultiva ao longo da vida e que se aprende a manejar, mas que depende, antes de tudo, de tomar a decisão de ser um vencedor.”

O que faz um profissional se destacar dos demais, independentemente da formação acadêmica ou mesmo da experiência?

Renato responde: “Identifiquei sete características comuns a todos esses profissionais, e o conjunto dessas características é o que verdadeiramente constitui o olho de tigre:

1. Ter consciência de suas fortalezas e de suas fraquezas, ou seja, desenvolver apurado autoconhecimento. A percepção que temos de nós mesmos pode ser distorcida, por isso, é necessário frieza e fazer uma autoanálise rigorosa e realmente honesta sobre nossas competências.

2. Ter dedicação extrema, incansável e eficiente. Muita gente se engana contando a dedicação apenas por horas, e não por eficiência. O tempo investido em um projeto deve ser maximizado para obter resultados, independentemente da quantidade de horas gastas.

3. Ser criativo para transpor os obstáculos que aparecem pelo caminho. O que distingue o profissional criativo dos outros é sua atitude em relação aos problemas. O criativo direciona sua energia para a solução. Não fica paralisado, lamentando o problema.

4. Ter foco ao definir os objetivos e não confundi-los com sonhos, pois objetivos devem ser coerentes com suas habilidades e limitações. Ao contrário dos sonhos, objetivos são tangíveis, pertencem à realidade e têm características muito claras: são específicos, são mensuráveis, são planejados, são flexíveis e têm prazo para serem atingidos.

5. Ter a capacidade de identificar oportunidades menores e não deixar as grandes chances passarem por medo de fracassar. Para saber se uma situação pode impulsionar sua carreira ou seus negócios, verifique se a situação leva você para mais perto de seu objetivo.

6. Desenvolver e manter uma rede de contatos. Se você quiser ficar bem no mundo corporativo, precisará estar rodeado de aliados. Conhecer pessoas-chave é a meta final, o alvo do networking.

7. Saber se posicionar. A maneira como você se apresenta e se posiciona vai comunicar se você é um vencedor ou um perdedor. Assim como um produto, um profissional precisa ter um posicionamento claro e alinhado com suas fortalezas. Quem tenta ser tudo demonstra um posicionamento confuso.”

Vamos praticar? Feliz 2012!

4 comentários:

  1. Para mim, veio numa hora super boa! amei o post! Que venha 2012!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arrasou Érima!

      É ótimo saber como se posicionar frente a decisões tão importantes... obrigada pelas dicas!

      Excluir
    2. Que bom Bianca!Um ano maravilhoso e bem posicionado pra gente! bjs

      Excluir

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!