domingo, 28 de agosto de 2011

Conversando sobre a palestra

Érima de Andrade

Sábado ela acorda e vai para o café da manhã com saúde. A palestra vai ser Corpomente – Compartilhando Conhecimento e Multiplicando Experiências. Adorou o assunto! Vai animadíssima.

Gostou de tudo! Sai de lá feliz para viver o dia de sábado.

Domingo ela acorda e vai fazer a caminhada do dia.
Encontra aquela amiga que iria assistir à palestra, mas não deu.
Ela quer saber como foi:

- Foi ótimo! Tinha aquele pessoal do...
Então...
Aquelas! Do 3° andar do Multicenter...
Elas distribuíram um imã com uma frase ótima...
Como é mesmo a frase?

Deu branco...

Já aconteceu com você de dar um branco no meio da conversa?

Se estiver tendo lapsos de memória, sentindo a mente cansada, com preguiça de pensar, planejar ou aprender, está na hora de dar uma atenção especial ao cérebro. Você precisa exercitá-lo.

A gente não faz atividade física para manter o corpo em forma? Para ativar o sistema cardio vascular? Então, também podemos, e devemos, fazer exercícios para o cérebro.

E como exercitar o cérebro? Oferecendo a ele novas experiências, novos desafios.
É claro que se você escolher aprender um novo idioma você vai estar exercitando o seu cérebro. Jogar palavras cruzadas também, ou quebra–cabeças.

Mas você pode oferecer desafios para ele apenas modificando a sua rotina. Tudo aquilo que você faz todo o dia da mesma maneira, você pode fazer de maneira diferente e com isso você estará exercitando o seu cérebro.

Por exemplo, se você escolher passar o dia todo escovando o dente usando a mão contrária da que você sempre usa, você estará exercitando seu cérebro. Aí, no dia seguinte você coloca o relógio na mão contrária, também é um exercício para o cérebro. E no outro dia, se você fizer suas refeições sentando numa cadeira diferente da que usa sempre, você também vai dar estímulos sonoros e visuais diferentes para seu cérebro, e isso é um exercício.

Você pode exercitar pensando diferente. Vamos fazer uma prática? Que tal um exercício simples que você pode fazer agora enquanto lê esse texto?

Então, por favor, diga, em sequência, quais são os dias da semana, começando no domingo. Tente dizer antes de ler.

Domingo, segunda, terça, quarta, quinta, sexta, e sábado.

Você teve alguma dificuldade? Acredito que não. Você já conhece essa sequência, ela muitas vezes faz parte da sua rotina, o cérebro faz um esforço mínimo para recitá-la.

Então que exercício é esse? Nenhum ainda. Mas se você fizer uma pequena mudança? Por favor, diga os dias da semana em ordem alfabética.

Ficou mais difícil não é? 

Vamos lá, começando pelo domingo também. Domingo começa com "D”, depois os dias que começam com “Q” e assim por diante...

Como foi? Sentiu que estava exercitando o seu cérebro? Gostou da sensação de exercitar o cérebro? Gostou da sensação de vencer esse desafio?

Vencer desafios é muito bom! Por isso mesmo, exercitar o cérebro contribui para nosso bem estar, para a nossa qualidade de vida,  para encararmos a vida positivamente.

Quando temos muitos brancos na nossa memória nos frustramos, nos estressamos, diminuímos nossa qualidade de vida. Os desafios, as mudanças de rotina, as descobertas ajudam a manter nosso cérebro vivo, e consequentemente, afastamos problemas de memória e dificuldades de aprendizagem.

Com o cérebro estimulado, você pode lembrar inclusive da frase escrita no imã que a personagem do inicio do texto citou:


Olha que beleza, poder contar sem dificuldade o texto que você leu e gostou. O filme que você viu e gostou. A história que você viveu e quer compartilhar.

Qualidade de vida também é estar feliz com o que lhe acontece, se sentir capaz para viver a vida que escolheu para você. Pensando nisso, o que você pode fazer agora para aumentar sua qualidade de vida?

Boa prática!


Um comentário:

  1. OLÁ ERIMA! E COMO VAI?
    OBRIGADA PELA VISITA E POR ME SEGUIR, FIQUEI MUITO FELIZ!
    NA OPORTUNIDADE QUERO PARABENIZÁ-LA PELO BLOG. É DE UMA DELICADEZA QUE ME ENCANTA, TAMBÉM A FORMA COMO TRATA DOS ASSUNTOS...
    DEPOIS VISITA TAMBÉM O: http://tonapratica.blogspot.com/
    B'jÚ' SS...

    ResponderExcluir

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!