domingo, 14 de agosto de 2011

Aprender e divertir

Érima de Andrade

“- Qual foi a minha pergunta?

Seguiu-se um silêncio prolongado e magoado.

- A sua pergunta, Richard, foi por que mesmo em seus momentos mais brilhantes você nunca conseguiu descobrir por que estamos aqui.

Lembrei-me.

- E o filme foi a minha resposta.
- Foi.
- Você não compreende – disse ele.
- Não.
- O filme foi bom – continuou – mas o melhor filme do mundo ainda é uma ilusão, não é mesmo? As fotos nem sequer estão se movendo: apenas parecem estar se movendo. Luzes variáveis que parecem mover-se por uma tela plana montada no escuro?
- Bem, sim.

Eu estava começando a compreender.

- As outras pessoas, quaisquer pessoas, em qualquer lugar, que vão assistir a qualquer filme, por que estão lá, quando tudo é ilusão?
- Bem, é um divertimento – disse eu.
- Divertimento. Certo. Um.
- Pode ser educativo.
- Bom. Sempre é isso. Aprender. Dois.
- Fantasia, fuga.
- Isso também é divertimento. Um.
- Motivos técnicos. Ver como se faz o filme.
- Aprender. Dois.
- Fuga do tédio...
- Fuga. Você já disse isso.
- Social. Para estar com os amigos – disse eu.
- Motivo para ir, mas não para ver o filme. Isso é divertimento, de qualquer forma. Um.

Tudo o que eu inventava se adaptava aos dois dedos dele; as pessoas vêem os filmes por divertimento, para aprender ou ambos.

- E um filme é como uma vida, Don, certo?
- Sim.”    (Richard Bach)

E como num filme, ou na vida, esse blog também me traz divertimento e aprendizado. Aliás, esse é o meu desejo para as dez mil pessoas que já passaram por aqui: que o blog divirta, ensine ou ambos.

Obrigada a todos vocês. Não teria sentido escrever se vocês não aparecessem por aqui para ler.

Sei que nem sempre é possível comentar, eu mesma às vezes não consigo comentar no meu próprio blog... coisas da internet. Mas eu recebo seus comentários por email, conversas, e às vezes no facebook, e isso me alimenta, me deixa com o coração aquecido e muito feliz.

Meus textos estão sempre vinculados a alguma coisa que me aconteceu, seja conversando no consultório, seja observando amigas, seja vivendo situações inspiradoras. Eu sem dúvida alguma me divirto e aprendo com o que escrevo.

Dez mil leitores! Que bacana!

Obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!