quinta-feira, 31 de março de 2011

Você faz exercícios mentais?


Érima de Andrade

Você faz exercícios mentais?

Segundo uma nova teoria americana, os melhores exercícios para os neurônios são as triviais atividades do cotidiano. A vida cotidiana é a academia ideal para a aeróbica da massa cinzenta.

Quer experimentar?

Então a caminho do chuveiro, feche os olhos, localize a torneira e regule a quantidade de água. Depois, ainda de olhos fechados, sem ver nada, diferencie o xampu do condicionador pelo cheiro. Passe o sabonete no seu corpo prestando atenção as suas sensações. E ainda de olhos fechados, enxugue-se e vista a roupa utilizando somente o seu instinto.

Terminou? Então saiba que você acabou de fazer um exercício de neuróbica. O objetivo da neuróbica é estimular os cinco sentidos por meio de exercícios, fazendo com que você preste mais atenção nas suas ações.


A palavra neuróbica foi criada por neurocientistas, Katz e Rubin , e significa "aeróbica dos neurônios". É uma nova forma de exercício cerebral para mantê-lo ágil e saudável. 
Segundo a neuróbica, além do olfato, da visão, do tato, da audição e do paladar, a emoção também pode ajudar a intensificar o contato entre as células nervosas. Para entender bem como funciona essa engrenagem, é só imaginar uma música que foi ouvida numa situação especial. Sempre que for tocada, ela vai trazer a lembrança do momento vivido. Isso ocorre por causa da interação entre a sensação auditiva e a emocional.

Fazer pequenas mudanças na rotina é outra maneira de deixar o cérebro em forma. Isso porque os comportamentos do dia-a-dia são quase sempre automáticos e, portanto, feitos com um gasto mínimo de energia cerebral.

Você pode experimentar alguns exercícios “cerebrais" participando do grupo de ATIVIDADES NEURÓBICAS as 5° feiras, 9h, aqui, no Espaço Corporal Vania Maciel.


Inscrições: (21) 2608 1088 e (21) 8892 6195

Estrada Francisco da Cruz Nunes - 6.501 (Itaipu Multicenter)
3º piso, sala 328
Itaipu, Niterói-RJ
cep 24350-310
Venha fazer uma aula, você será muito bem vindo!

2 comentários:

  1. ESSES EXERCÍCIOS FAÇO SEMPRE AGORA ESTOU COMEÇANDO Á APLICÁ-LOS TB EM DIST. DE COMP E APREMDIZADO, TENHO TIDO BONS RESULTADOS, BJKS.

    ResponderExcluir
  2. Que boa notícia! Bons resultados é o que todos queremos! Bjs

    ResponderExcluir

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!