terça-feira, 8 de março de 2011

Cromossoma XX

Érima de Andrade

Parabéns! É uma menina!

Separa laços, fitas, babados, bonecas e na primeira foto, olha que linda! Já está de brincos!

Ela passa de bebê à menina num piscar de olhos. Descobre o mundo, brinca, anda, pula, imita, fala, canta e encanta, ensina e aprende.

Piscou de novo e agora ela já é uma garotinha cheia de dúvidas na fase do por quê?

Nova fase entrando, os amigos chegam, seu mundo cresce, e lá vai ela toda arrumada, enfeitada, animada, ao seu primeiro dia na escola.

O tempo passa e a garotinha vira uma mocinha; o corpo muda, as mamas se insinuam, os pelos aparecem, menstruações e as TPM’s: pode virar bruxa, monstra, melindrosa, comilona, neurótica, ou tudo ao mesmo tempo.

E de repente os meninos ficam interessantes. Ela paquera, namora, ama, sonha que é para sempre e descobre que era apenas o primeiro...  É o tempo de intensidades, confidências e diário escrito sem censura, desenhado, ilustrado, emocionado.

Cresce mais, descobre talentos e profissões. O mundo é enorme e ela sabe que pode ser conquistado. Ela vai à luta.

adulta se multiplica: é mulher, mãe, filha, irmã, nora, amiga, parceira, profissional competente, tudo ao mesmo tempo, e nada misturado. Muitas vezes ela é a primeira que acorda e última que vai dormir, e isso não é um problema, está feliz com a vida que escolheu para viver.

A vida passa, um dia após o outro, os filhos crescem, ela se torna avó, a vida muda de ritmo, mas ela se adapta, se atualiza e se cuida.

Feito rio que vai dar no mar, ela um dia descobre que vai ser bisa. Filha, mãe, avó, bisa, mulheres aprendendo com mulheres em fases diferentes.

Assim são todas as mulheres, poderosas, complicadas, perfeitinhas, mãos de fada, voz de anjo, muitas em uma só, todas ao mesmo tempo, todas numa mesma vida. Um ser humano vulnerável e forte, incapaz e glorioso, assustado e audacioso, inspirado e sem idéias, intenso e simples, como só uma mulher consegue ser.

8 de março, dia internacional da mulher.

4 comentários:

  1. Lindo!!!
    S[o você para nos encantar.
    Obrigada por ser essa mulher maravilhosa que eu aprendi a amar e não consigo esquecer.
    Um beijo cheio de carinho e admiração,
    Heloisa

    ResponderExcluir
  2. Obrigada inesquecível Helô! Bjs

    ResponderExcluir
  3. OI, ERIMA, AMIGA, BOM VER SEU LADO MAIS SENSÍVEL E FEMININO, PARABÉNS, ADOREI!!!!!!!!!!!
    BJKS.

    ResponderExcluir

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!