domingo, 3 de abril de 2011

Interagindo com a natureza.

Érima de Andrade

Numa pesquisa sobre os efeitos positivos da natureza sobre a saúde mental humana, publicada na revista American Chemical Society Environmental Science & Technology, os pesquisadores da Universidade de Essex , no Reino Unido, confirmam que os seres humanos têm uma necessidade profunda de contato com a natureza.

O contato com a natureza, dizem eles, proporciona relaxamento para o cérebro, sobretudo para os sobrecarregados pelas pressões modernas. Eles chegaram à conclusão que os efeitos mais positivos na saúde e auto-estima das pessoas vêm já nos primeiros 5 minutos de contato, e que as áreas verdes com água são ainda mais benéficas para os seres humanos.

Num artigo sobre dicas ecológicas foram listadas, pela naturóloga Kátia Leite, maneiras simples de estarmos em contato com a natureza. Eis algumas:

“Conte ou observe as árvores que estão florescendo."

“Árvore e passarinho combinam perfeitamente. Descubra uma área com árvores perto de sua casa ou trabalho, ou no caminho por onde passa diariamente, e tire um tempinho para observar. Mesmo em cidades grandes e agitadas você poderá ver uma quantidade grande de pássaros."

“Combinar um piquenique num parque de sua cidade é uma boa idéia de programa. Comer e passear ao ar livre ajuda a respirar melhor e dá ao corpo informações que perdemos se estamos o tempo todo em casa, no trabalho, na escola ou no shopping. Temperatura, umidade, luminosidade, cor e odores são percepções que tendem a se perder quando não estimuladas.”

Andar descalço na grama ou na areia da praia faz bem. De acordo com a reflexologia podal, os órgãos do corpo humano estão refletidos nas solas dos pés. Da mesma forma que uma massagem nessa região provoca um profundo relaxamento, andar descalço atinge o mesmo objetivo."

Mas você também pode interagir com a natureza dentro da sua casa. Talvez você não tenha espaço, aptidão, vontade de ter um animalzinho por perto, mas e as plantas?

Cuidar de plantas, além de diminuir o estresse, pode proporcionar grandes alegrias. Dá um orgulho de mãe ver aquela mudinha dando frutos ou flores.

Ou então, se você não quer plantas pela casa, que tal uma horta de temperos na janela da cozinha? Não tem como negar, os pratos ganham em sabor quando acrescentamos um pouquinho daquele tempero plantado por nós.

Ou um vasinho de capim limão? Um chazinho nos dias frios e um delicioso suco nos dias quentes, e isso ali, ao alcance da sua mão, quase sem ocupar espaço.

Se não dá para ser num parque, ou na praia, num jardim, pode ser num único vaso. É o que você pode no momento? Está ótimo!

Qualquer contato com plantas vale à pena. Não dá é para não fazer nada imaginando que é muito pouco...

Você só tem a ganhar em saúde, humor e qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!