sábado, 29 de janeiro de 2011

Caminhada

Érima de Andrade

Resolvi caminhar.

E não sou a única, por que desde que aprendeu a andar o homem não parou mais! As pessoas caminham para lá e para cá, indo, voltando, cumprindo sua agenda. E eu também só andava assim.

Mas resolvi caminhar como um exercício. Andar é um esporte fácil, barato, e que pode ser praticado em diversos lugares, faltava disposição... Resolução de ano novo: caminhar!

Andar por aí ajuda a melhorar a auto-estima, reduz a chance de problemas de depressão, e quero mesmo ficar longe de tristezas e desânimos.

A caminhada estimula a liberação de endorfina, uma substância que traz a sensação de alívio e bem-estar, melhorando o humor, e com esse calorão, bom humor é muito bem vindo!

Dizem que andar diverte! Depois que a caminhada se tornar um hábito, a gente fica mais relaxado e mais animado para as outras tarefas da sua vida. É fato! Tenho me sentido mesmo mais animada!

Além disso, dá para usar o tempo da caminhada para refletir sobre minha vida, sobre meus projetos. Ou ir mantrando, como diz uma amiga minha, e ficar pronta para mais um dia de tarefas andando de lá para cá.

Se você ainda não é um praticante de caminhadas, e se animou com meu texto, lembre-se que antes de começar você precisa de uma avaliação médica. Uma avaliação médica antes de começar qualquer atividade física reduz ainda mais os riscos da atividade, seja ela qual for. Para quem tem mais de 35 anos, o exame é ainda mais importante.

E depois de liberado e orientado, mãos a obra, ou melhor, pé na estrada, que vale muito a pena. Diminuir o estresse, a tensão, a ansiedade, as pessoas podem até não caminhar por isso, mas certamente esse é um de resultados diretos.

Algumas recomendações básicas para quem vai praticar:

- Para quem está começando, é indicado alternar um dia de descanso com um dia de exercício;

- Inclua a caminhada no seu dia a dia e faça com que ela aconteça regularmente. Caminhar apenas de vez em quando não irá surtir os efeitos desejados;

- Comece caminhando em um ritmo lento e vá aumentando-o progressivamente;

- Use roupas leves e calçados adequados à caminhada;

- Beba bastante líquido antes, durante e depois da caminhada;

- Se quiser comer antes de caminhar, opte por alimentos leves, como frutas e vitaminas.

Vamos caminhar?

4 comentários:

  1. tenho o privilégio de caminhar num calçadão á beira de uma das mais belas praias do nosso litoral!é nesse trajeto q faço minhas orações, penso na vida e "mantro" como vc falou! rsrsrs! faço isso a 10 anos, desde q voltei p cá - CABO FRIO - RJ ! te digo q além de ser o meu PROZAC(rsrsrsrs) nesses 10 anos variei pouquissimo no meu peso. comí +? ando + na manhã seguinte!
    quem ñ caminha, ñ sabe o q está perdendo!
    bjks! adorei teu blog! sugestão do DEIXA SAIR!

    ResponderExcluir

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!