quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Criatividade

Érima de Andrade

Você é uma pessoa criativa?
Não?
Tem certeza?

Não perguntei se você é uma pessoa genial, com obras inéditas, perguntei se era criativa. E tenho certeza de que é sim!

Já te ocorreu que é preciso usar a criatividade em vários momentos ao longo do seu dia?

É preciso ser criativo para preparar hoje uma refeição diferente da feita ontem; é preciso ser criativo para lidar com imprevistos na agenda; é preciso ser criativo para lidar com situações inusitadas, que fogem do seu controle, como por exemplo, acabar a luz no meio da tarde. E em muitas outras situações que acontecem ao longo do seu dia é preciso ser criativo.

Então concordamos: somos todos criativos.

Agora que concordamos, que tal usar sua criatividade a favor da sua saúde cerebral? Cérebros felizes são cérebros saudáveis. E o cérebro fica mega feliz quando recebe estímulos novos!

Como fazer isso? Com criatividade!

Não estou sugerindo que você faça alguma coisa além da sua rotina. Estou sugerindo, que você, de vez em quando, faça diferente alguma coisa que você sempre faz do mesmo jeito.

Se por exemplo, você ao fazer sua refeição senta sempre na mesma cadeira, que tal mudar de lugar? Você estará dando estímulos de som e luz diferentes do seu habitual, e isso é muito estimulante para seu cérebro.

Você pode também escolher colocar uma música e dançar no escuro, ou de olhos fechados, aí, na sua casa, um espaço que você conhece tão bem. Mas de olhos fechados, é novidade... estímulo novo para o cérebro!

Pense na sua rotina, e me conta: o que você pode fazer de maneira diferente?

Aceite esse desafio, seu cérebro só tem a ganhar.

Um comentário:

  1. AMIGA ERIMA, NA VERDADE ACHO QUE EXISTE A CRIATIVIDADE DO DIA A DIA, MAS CHAMO ISSO TB,DE FORMAS DE LEVAR SYUA ROTINA, HABITOS FIXOS OU FLEXÍVEIS O FAMOSO - JOGO DE CINTURA. PARA FAZERMOS O DIFERENCIAL NA QUALIDADE DE VIDA , DO NOSSO DIA Á DIA. MAS CONCORDO PLENAMENTE QUE UM CÉREBRO BEM ALIMENTADO, COM NOVAS ATIVIDADES E TIPOS DE SINÁPSES, DÃO AO SER UMA MELHOR QUALIDADE COGINITIVA E MOCIONAL DE VIDA.
    PARABÉNS PELO ,CHAMADO AO MUNDO, QUE PODEMOS VIVER E SEMPRE MELHOR, COM HÁBITOS CRIADOS TÃO FACILMENTE. É A NOSSA NEURÓBICA!!!!!!!!!!!!
    ROSI NANCI - TERAPEUTA OCUPACIONAL.

    ResponderExcluir

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!