domingo, 25 de fevereiro de 2018

Reforma Íntima

Érima de Andrade

Francisco Cândido Xavier, o Chico Xavier, propôs 20 exercícios para ajudar na sua reforma íntima, e tornar melhor sua experiência nesse mundo. 
O caminho para se tornar sua melhor versão, passa pela sua reforma íntima. Como se tornar uma pessoa melhor é o objetivo de quase todas as pessoas, e se você é uma delas, vale colocar algumas dessas sugestões em prática no seu dia a dia. Vamos a elas:

“1. Executar alegremente as próprias obrigações.” - Sim, você tem obrigações. Tem deveres que precisa executar todos os dias para sua higiene, alimentação e saúde, por exemplo. É o custo de se manter com qualidade de vida. Em vez de reclamar de tudo que precisa fazer, lembre-se dos motivos de fazer o que está fazendo. Descubra o valor dessa sua tarefa, e permita-se transformar seu sofrimento com suas obrigações, em alegria.

“2. Silenciar diante da ofensa.” - Se você não é, não se identifica, nem se reconhece no que falaram de você, então não precisa responder. Silencie. Se você é exatamente da maneira que falaram, também não precisa responder, é um reconhecimento, um fato. Se você não gosta dessa sua característica que foi descrita, cabe somente a você reformá-la.

“3. Esquecer o favor prestado.”
- Favor é o que você faz para alguém de graça, sem obrigação, por amor ao próximo. Fazer um favor, ajudar o outro esperando recompensa, não é um favor. É, na verdade, a sua maneira de se valorizar perante o outro, se colocar como melhor que ele, se vangloriar. Com certeza esse não é o caminho da sua melhor versão. Repense suas atitudes quando fizer um favor novamente.

“4. Exonerar os amigos de qualquer gentileza para conosco.” - Completa o item acima. Além de esquecer, de não cobrar por um favor, se você quer ser uma pessoa melhor, também não cobre dos seus amigos gentilezas que confirmem que você é querido. Se anda sentindo um vazio interno, que pede sinais externos de amor, preciso lhe informar que nenhum sinal, por mais explícito, maravilhoso, amoroso que seja, vai preencher esse seu buraco. Só a você cabe alimentar seu amor-próprio. Não coloque nos seus amigos essa obrigação.

“5. Emudecer a nossa agressividade.” - Agressividade é uma expressão da sua raiva. Raiva é o sentimento que dá limites, que diz ‘até aqui você pode, daqui em diante não pode mais.’ Mas nenhuma raiva autoriza sua agressividade, nem a sua violência. Você tem o direito de estar com raiva, mas isso não lhe dá o direito de ser cruel, violento e agressivo. Emudeça, e vigie-se para não juntar mais raiva, para não explodir sem controle, para não voltar a ter motivos de ser agressivo.

“6. Não condenar as opiniões que divergem da nossa.” - Várias opiniões diferentes têm o poder de abrir nosso horizonte, de nos mostrar um mundo amplo de possibilidades. Ouça, se gostar, aplique na sua vida. Senão gostar, respeite quem escolheu viver, pensar, sentir, diferente de você.

“7. Abolir qualquer pergunta maliciosa ou desnecessária.” - Jogar conversa fora é bom, mas só é bom quando é aquela conversa que flui bem, sem assunto pré-definido, sem tensões, sem uma agenda de discussões a ser cumprida. Senão é com alguém próximo, ou íntimo, a sua conversa, para quê perguntar coisas que não afetam em nada a sua vida? Para quê fazer perguntas que constrangem quem é perguntado? Esteja a aberto para ouvir o outro em qualquer conversa que acontecer, mas foque no melhor do outro, no que ele lhe acrescenta de bom, nas possibilidades de aprendizado mútuo.

“8. Repetir informações e ensinamentos sem qualquer azedume.” - Se você está vivendo um momento de amargura, se anda azedo com a vida e com todo mundo, abstenha-se de repetir qualquer ensinamento, ou dar qualquer informação. Não é o momento, cuide antes de você. É muito ruim ir pedir uma orientação e a pessoa responder azeda, com cara fechada, sem nenhum interesse em, de fato, lhe explicar. Causa até constrangimento em seguir perguntando, mesmo quando ainda não entendemos. Todos temos momentos na vida mais azedos. Passa. Até lá, compartilhe apenas o que lhe deixa mais doce.

“9. Treinar a paciência constante.”
- Essa é uma das maiores lições que precisamos aprender nesse mundo, ter paciência, desenvolver a ciência da paz. E o mundo nos dá muitíssimas possibilidades de treinar essa lição. Aproveite.

“10. Ouvir fraternalmente as mágoas dos companheiros sem biografar nossas dores.” - Se você se abriu para ouvir o outro, ouça-o com a sua mais amorosa atenção. O outro está lhe contando a dor dele, e como ela o afeta. Você não contribuí em nada se o interromper para falar das suas dores. Menos ainda, se comparar sua dor a dele. Dor não se compara, se sente. Precisa conversar? Procure alguém. Mas se lhe procurarem para conversar, apenas ouça.

“11. Buscar sem afetação o meio de ser mais útil.” - Sem afetação é o grande exercício nesse item. Atitudes de “eu sou o máximo”, “olha como sou bom”, “tenho muitas habilidades especiais”, não o torna mais útil. Veja onde você pode ajudar, ser mais útil, em cada situação. Você pode ser mesmo poderoso nos seus talentos, mas pode ser que seja mais útil apenas sendo mais um elo na corrente humana formada para armazenar doações, por exemplo, do que usando todas as suas habilidades.

“12. Desculpar sem desculpar-se.” - Ao colocar-se na condição de quem erra, você consegue desculpá-lo. Essa é a proposta, primeiro desculpe o outro, suas faltas, falhas e erros. Olhe o outro e o desculpe. Depois volte-se para você, e desculpe-se também. A sua reforma íntima passa por se perdoar. Você também merece ter seu erro compreendido, aceito e perdoado. Você merece acabar com qualquer conflito interno que o encha de culpa. Desculpe-se, liberte-se dessa dor.

“13. Não dizer mal de ninguém. - Somos humanos, e nessa condição, imperfeitos. Estamos todos aprendendo e nos esforçando para melhorar. Erros acontecem, mas acertos também. Use os erros para aprender, e valorize os acertos que acontecerem. Falar mal, criticar, menosprezar, só cria ao seu redor uma energia de descontentamento e infelicidade. É esse o seu objetivo?

“14. Buscar a melhor parte das pessoas que nos comungam a experiência.” - É isso. Somos seres sociais, vivemos em sociedade, comungamos várias experiências. Treine seu olhar para ver a melhor parte de quem está com você nessa jornada.

“15. Alegrar-se com a alegria dos outros.” - A vida não é uma competição onde você perde sempre que o outro ganha. A vida é energia, e você pode escolher sempre que frequência sintonizar. Escolha a alegria, escolha sintonizar com a alegria do outro, escolha valorizar o que provocou essa alegria. Permita que a alegria do outro eleve suas melhores vibrações.

“16. Não aborrecer quem trabalha.” - Se você não pode ajudar de maneira alguma, você, com certeza, pode não atrapalhar. Quem está trabalhando, agradece.

“17. Ajudar espontaneamente.”
- Ajudar quando pedem ajuda é muito bom. Mas ajudar antes que peçam ajuda, é muito melhor. Experimente.

“18. Respeitar o serviço alheio.”
- Respeitar é importar-se com o próximo. Coloque-se no lugar de quem prestou o serviço, e respeite. Vale em todas as situações, desde manter limpo o ambiente que alguém teve o trabalho de limpar, até 
estacionar o carro corretamente para não atrapalhar a vaga do próximo. Você pode até não gostar do serviço prestado, mas é fundamental manter o respeito para a boa vida em sociedade.

“19. Reduzir os problemas particulares.” - Todos temos problemas. Algumas vezes temos problemas realmente grandes. Mas na maioria das vezes, apenas aumentamos nossos contratempos como se eles fossem a maior tragédia da humanidade. Essa glamourização das suas dificuldades, não ajuda em nada a resolvê-las. Pense nisso antes de sair de novo por aí reclamando de tudo e todos.

“20. Servir de boa mente quando a enfermidade nos fira.” - Sim, você pode adoecer, pode ficar temporariamente enfermo e preso numa cama. Mas nem por isso precisa ser o ranzinza do lugar. Compreenda os processos do seu tratamento, treine sua paciência em cada etapa, e colabore para a sua recuperação cultivando positividade e amorosidade, para com você mesmo, e para com os outros. O amor é o caminho sempre.

2 comentários:

  1. Chico Xavier sabia das coisas, nos ainda temos muito que aprender no nosso mundinho egoico. Obrigado pelo texto continuo tentando sempre bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabia mesmo Léo! E, se ainda estamos por aqui, ainda temos oportunidades de melhorar. Um beijo

      Excluir

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!