domingo, 29 de janeiro de 2017

Tente outra vez

Érima de Andrade

Em tempos de incertezas no trabalho, nos estudos, em casa, com tantas contas atrasadas, com tanto desemprego, tanta decepção,
é sempre bom lembrar dos poetas que cantavam nos lembrando que a mudança depende de nós. Raul Seixas era um dos que nos estimulava, cantando, a tentar de novo.

Dizia ele: “tenha fé em Deus, tenha fé na vida”, e também “você é capaz de sacudir o mundo”. E é verdade,
você pode sacudir seu mundo e mudar tudo, tente outra vez, depende de você.

Se não souber por onde começar para tentar novamente,
sugiro que comece sua mudança criando metas para você. Mas não adianta criar qualquer meta. Criar metas de qualquer jeito é bem fácil. Mas aqui, estou propondo que crie uma meta possível e, após criada, que você se comprometa com ela.

Para dar certo, você precisa criar uma meta que seja relevante, atingível e mensurável.
Não se iluda, se não for relevante para você, se não puder medir suas conquistas ao longo do caminho, se não colocar um tempo para atingir sua meta, se a deixar para quando for “possível”, você dificilmente irá atingi-la.

Uma paciente minha se propôs a parar de fumar. É uma super meta.
Pedi que pensasse e escolhesse o dia que fumaria seu último cigarro, e que passos daria para chegar nesse dia e ser capaz de parar. Meio sem pensar, me respondeu que pararia no aniversário, dali a sete meses, e que não faria nada de especial além de jogar fora qualquer maço de cigarro que sobre no dia seguinte. Então...

O cigarro é um hábito e também um vício que causa dependência. Depois de um tempo o corpo sente a falta da nicotina. Muitos programas orientam fumantes, ensinam como diminuir. Muitos profissionais de saúde ajudam medicando contra ansiedade. Muitos pessoas dão dicas de como passar essa fase.
Não dá para ignorar tanta informação. Se quiser atingir a meta parar de fumar, no mínimo você vai precisar pesquisar como fazer isso a partir de histórias de sucesso. E têm muitas disponíveis na internet.

Depois da nossa conversa, essa paciente optou por ir numa pneumologista pedir ajuda.
Saiu de lá com muitas orientações e uma receita. Nunca comprou o remédio, nunca mais falou do assunto, nunca voltou na pneumo. Ela não estava pronta para esse compromisso, mesmo que verbalmente dissesse que queria parar de fumar. Só da boca para fora não funciona, por melhor que seja sua intenção.

É melhor, se quiser, de fato, atingir uma meta, que ela seja uma meta que faz sentido para você, que seja um desejo seu, que seja uma meta que você vai ter prazer de se comprometer e cumprir.

Um bom caminho para atingir metas, é treinar sua disciplina. E não precisa ser algo que esteja diretamente relacionado a sua meta. Você pode treinar disciplina com alguma coisa que ajude na sua vida de forma geral. Você pode, por exemplo, criar um hábito bom que seja estimulador de mudanças de vida.

E muitas coisas podem se tornar hábitos positivos. Pode ser acordar todos os dias no mesmo horário, e levantar da cama, mesmo nos fins de semana. Pode ser beber água em jejum. Pode ser caminhar ao menos 15 minutos por dia. Pode ser meditar todos os dias. A proposta é se impor uma austeridade e qualquer uma dessas sugestões é boa.

Se você nunca leu essa palavra, austeridade, explico que não está relacionada à severidade ou rispidez. Austeridade tem a ver com disciplina, inteireza e retidão de caráter. A austeridade ideal está necessariamente ligada a aceitação voluntária de inconveniências em prol de algum objetivo superior de vida. Se você é totalmente sedentário, até entrar no ritmo, uma caminhada diária de quinze minutos, é sim uma inconveniência que você precisará aceitar.

Esses exercícios de disciplina desenvolvem a confiança de ser capaz de atingir qualquer meta. E com confiança tudo fica melhor, até a busca por uma nova colocação no mercado de trabalho. O que você se propõe a fazer? O que não fazia antes, e que sabe que manterá como compromisso? Que hábito saudável você quer conquistar?

Para algumas pessoas, até se propor a arrumar a cama sempre que levantar, pode ser uma grande mudança. Para outras retirar um alimento que gosta, mas que não lhe faz bem, pode ser uma boa meta. Ou ainda, pode ser útil colocar como meta limitar o tempo nas redes sociais. Nesses casos exercitar a disciplina não requer nenhum preparo especial, além da sua atenção. Mas, se seu exercício de disciplina for algo como andar quinze minutos todos os dias, você vai precisar se preparar. No mínimo, vai precisar ver se tem em casa um calçado adequado a essa tarefa.

Se propor a andar todos os dias e sair para caminhar com um chinelo de dedo, é uma enorme auto sabotagem. Fique atento, se sabotar ao começar alguma austeridade é bem fácil. Por isso atenção as suas metas, as suas escolhas, aos seus objetivos, e aos cuidados necessários para mantê-los. São eles que proporcionarão a mudança que você quer para sua vida.

Você pode e você consegue, mas não será fazendo de qualquer maneira. E nem será se lamentando por não conseguir logo de cara. Adquirir um hábito, mesmo os positivos, dá trabalho. Mas parar na lamentação quando surgir alguma dificuldade, não vai lhe ajudar em nada.

A lamentação é o mal do nosso tempo, e o antídoto para ela é cantar qualquer música, ou mantra, que eleve sua energia. Lembra: "quem canta os males espanta"? Pois é. Você já viveu isso? Se sentir motivado quando começou a tocar uma música que você gosta, e que até cantou junto? Funciona. Se você ainda não teve essa experiência, vai se surpreender, funciona mesmo. E pode até ser essa música do Raul Seixas, Tente outra vez. Conhece? Bora cantar junto? 


"Veja
Não diga que a canção está perdida
Tenha em fé em Deus, tenha fé na vida
Tente outra vez

Beba
Pois a água viva ainda está na fonte
Você tem dois pés para cruzar a ponte
Nada acabou, não não não não

Tente
Levante sua mão sedenta e recomece a andar
Não pense que a cabeça aguenta se você parar, não não não não
Há uma voz que canta, uma voz que dança, uma voz que gira
Bailando no ar

Queira
Basta ser sincero e desejar profundo
Você será capaz de sacudir o mundo, vai
Tente outra vez

Tente
E não diga que a vitória está perdida
Se é de batalhas que se vive a vida
Tente outra vez"


ps: o ano mal começou e já coloquei duas músicas no blog... será essa a mudança desse ano? Acho que não... foi só coincidência
J.


2 comentários:

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!