domingo, 15 de janeiro de 2017

Ombro Amigo

Érima de Andrade

Chamamos de ombro amigo aquele ombro que se oferece para estar ao seu lado num momento de forte emoção.
Quantas vezes você precisou de um ombro amigo? Quantas vezes você disponibilizou seu ombro amigo?

Lutar sozinho cansa muito, comemorar sozinho deixa um vazio, mas se você tiver um amigo para dividir esses momentos, a vida fica bem mais fácil.
Esse é o ombro amigo, alguém que lhe diz: venha sentar ao meu lado, podemos conversar. Do que você precisa? Conte comigo, eu estou aqui para o que você precisar.

Tudo o que todo mundo quer é um ombro confiável. Você tem um ombro amigo? Você consegue se abrir com alguém?
Tem alguém que diga: confie em mim, e que você acredita? E você já disse, confie em mim, e as pessoas puderam confiar?

Como faz falta na vida uma palavra amiga, um olhar de compaixão, um ombro que respeite defeitos e qualidades, que compreenda quando você dividir dores, dificuldades, alegrias e vitórias.
Porque não é só para desabafar que precisamos de um ombro amigo. Alguém que nos dê a mão quando estamos tristes é ótimo, mas alguém que vibre com nossas conquistas também é maravilhoso.

Ter alguém que ajude a superar um período difícil é muito bom. Mas ser o ombro amigo de alguém também é.
Ombro amigo é sempre uma relação de união e amizade. Não importa de que lado você esteja, seja você o apoiado, seja você quem apoia, de qualquer lado, é uma relação que vale a pena.

Um colo, um abraço, uma mão que nos segure quando tudo em volta parece desmoronar.
Um mimo, uma prece, um pensamento de paz, amor, carinho, para aqueles momentos que nos sentimos incapazes de encontrar a alegria. Um consolo, um apoio, um espaço para pensar, até em voz alta, sobre as dúvidas, os caminhos, as soluções. Uma parada, um respiro, um descanso, para reequilibrar a alma, acalmar o corpo e entender a emoção que estamos vivendo.

Às vezes, tudo o que precisamos é de alguém que nos mostre o caminho, principalmente quando o amor próprio parece estar cada vez mais distante de onde estamos.
É isso que faz o ombro amigo, nos lembra que somos alguém que merece amar e ser amado.

Existem dias frios e noites longas. Existem carências, incertezas e solidão. Existem deslizes, dúvidas e medos. Existem aprendizados, conquistas e vitórias.
Existem superações, recomeços e força para compreender que as coisas dão certo porque você se movimenta para isso. E em todos esses momentos, ter um ombro amigo, ou ser o ombro amigo, é especial. Um ombro amigo ajuda muito em todas essas ocasiões.

Não precisa fazer muito, basta simplesmente estar aí, aberto para quem precisa.
E estar aí pode ser até por Skype, porque temos essas ferramentas ótimas que nos permitem estar junto para rir, chorar, desabafar, comemorar, mesmo estando fisicamente longe. E não precisa muito para fazer um gesto de carinho. Estar onde você estiver, mentalizando coisas boas para seu amigo, pode ser o suficiente para fazê-lo levantar a cabeça e seguir em frente.

Ombro amigo pode até ser em silêncio, direcionando uma prece, um pensamento bom, uma energia restauradora, um desejo sincero que o outro fique bem, que apesar de toda dificuldade que a vida possa apresentar,
que tenha paz e sabedoria para resolver a parte que lhe cabe. É só isso que precisamos fazer, resolver a parte que depende só de nós.

Ombro amigo é basicamente simplicidade. É estar aberto para compreender e respeitar defeitos e qualidades. É o porto seguro que todos precisamos para lidar com nossos sentimentos mais intensos.
É se sentir aceito, e acolhido, em imensa luz, plena paz e infinito amor. Tudo de bom.

Que em sua vida você tenha, e seja, o ombro amigo. Que você compartilhe, com suas pessoas queridas, a alegria de viver, de estar junto, de confiar e compreender. Que seu coração siga leve, quentinho e pacificado. Que você encontre o seu caminho e seu lugar no mundo. Que você seja feliz.

Falar de ombro amigo me faz lembrar do seriado Friends, e da música tema que diz assim, numa tradução livre:

“Então ninguém te disse que a vida ia ser assim?
Seu emprego é uma piada, você sem dinheiro, sua vida amorosa parada,
É como se você estivesse caminhando lentamente.
Mas mesmo quando não tiver sido seu dia, sua semana, seu mês ou até mesmo o seu ano,
Eu estarei ao seu lado.

Quando as coisas piorarem,
Eu estarei ao seu lado.

Você sabe, eu estarei ao seu lado
Quando a chuva começar a cair.
Eu estarei ao seu lado
Como já estive antes.
Eu estarei ao seu lado
Porque sei que você também está comigo.


Conhece a música tema do seriado Friends, I'll be there for you, cantada e composta por The Rembrandts? Bora cantar junto?



"So no one told you life was gonna be this way
Your job's a joke, you're broke, your love life's D.O.A.
It's like you're always stuck in second gear
When it hasn't been your day, your week, your month
Or even your year, but

I'll be there for you (when the rain starts to pour)
I'll be there for you (like I've been there before)
I'll be there for you ('cause you're there for me too)


You're still in bed at ten, and work began at eight

You burned your breakfast so far, things are going great
Your mother warned you there'd be days like these
But she didn't tell you when the world has brought
You down to your knees that

I'll be there for you (when the rain starts to pour)
I'll be there for you (like I've been there before)
I'll be there for you ('cause you're there for me too)

No one could ever know me, no one could ever seem me
Seems you're the only one who knows, what it's like to be me
Someone to face the day with, make it through all the mess with
Someone I always laugh with, even at my worst
I'm best with you, yeah

It's like you're always stuck in second gear
When it hasn't been your day, your week, your month
Or even your year

I'll be there for you (when the rain starts to pour)
I'll be there for you (like I've been there before)
I'll be there for you ('cause you're there for me too)
I'll be there for you
I'll be there for you
I'll be there for you
'Cause you're there for me too"

E se você precisar de um ombro amigo, eu tenho dois à sua disposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!