domingo, 22 de janeiro de 2017

Hobby e Hobbies

Érima de Andrade

Férias são a melhor época do ano para cultivar seus hobbies, ou para descobrir novos, seus ou das pessoas que convivem com você. Hobby é uma palavra inglesa que significa passatempo; hobbies é o plural de hobby. Mas não é qualquer coisa que faça o tempo passar que é um hobby. Para ser um hobby é preciso ter prazer no que está fazendo. O prazer é a essência dos hobbies.

O objetivo do hobby é relaxar o praticante. Raramente é uma ocupação em tempo integral, e mais raramente ainda é a fonte de renda principal, mas pode, e muitas vezes é, uma fonte de renda.

A proposta de ter um hobby é basicamente quebrar a monotonia da sua rotina de trabalho e com isso aliviar qualquer estresse. Todos os profissionais de saúde concordam que ter um hobby aumenta a qualidade de vida, equilibra e preserva as saúdes física e emocional.

O tempo que nos dedicamos a um hobby, é um tempo que escolhemos para nós mesmos, sem ter o objetivo de ganhar dinheiro ou de cumprir uma ocupação. Um hobby é um momento de liberdade sem a pressão de um resultado. É o seu momento você com você, fazendo o que realmente gosta em contato com suas preferências.

Um hobby pode ser uma atividade física, ou intelectual, praticada com constância e dedicação, que instiga, traz alegria, permite exercitar competências, desenvolver habilidades, talentos, criatividade e disciplina, e descobrir potenciais que não cabem na profissão que você escolheu. A única coisa que realmente é importante quando você escolhe um hobby, é que você goste do que está fazendo.

Ter um hobby nos traz muitos benefícios, entre eles: permite desconectar das atividades estressantes; aumenta a motivação para resolução de problemas; é um excelente antídoto contra depressão e ansiedade; mantem ativa uma área de funcionamento da sua personalidade que não é usada no seu trabalho principal.

Tudo pode ser um hobby, e claro que nem todo mundo gosta das mesmas coisas. Há os que preferem desafios mentais, como jogar xadrez ou vídeo game. Há os que escolhem algum esporte, radical ou não. Há os que gostam de praticar seus hobbies acompanhados, como dançar, cantar, ou participar de um rally. Há os colecionadores, e os que tem por hobby ir a shows, teatros, assistir filmes, novelas, seriados, ou ler um bom livro.

Tem o grupo que gosta das habilidades manuais como pintar, cozinhar, desenhar, moldar, tecer, bordar, costurar, e qualquer outra atividade prazerosa que use as mãos, inclusive limpar o carro. Têm os que gostam dos detalhes e procuram quebra-cabeças, jogos de estratégias, aeromodelismo, e outras atividades que valorizem seu lado minucioso.

Têm os que escolhem hobbies que permitem conhecer pessoas diferentes, seja fazendo cursos de curta duração, ou viagens, ou participando de um clube de leitura, ou qualquer outra coisa que permita estimulantes contatos sociais.

Algumas pessoas têm por hobby ser útil, ajudar, aconselhar, e atuam fazendo algum trabalho social no seu tempo livre. Podem também escolher por hobby fazer visitas a doentes, ou a pessoas necessitadas. E é uma delícia receber um abraço, um sorriso, um carinho naqueles momentos que você está mais debilitado.

Outras pessoas gostam de dividir o que sabem, ou oferecendo cursos, ou postando na internet vídeos didáticos sobre os assuntos de seu interesse. Ou ainda escrevendo um blog com conteúdo que acreditam que vai fazer diferença na vida de quem lê(espero estar atingindo esse objetivo).

Seu hobby preferido pode ser construir, fazer reformas, pequenos reparos em casa, ou reparos mecânicos, que tem em comum o uso de ferramentas especiais com habilidade.

Pode ser ainda que você não tenha um hobby, ou que tenha, mas que deseje aproveitar fins de semanas, ou feriados, ou férias, para viver experiências novas, aprender coisas diferentes, e ter mais opções quando quiser se divertir. Abra-se para novos interesses sem preconceitos, e escolha experimentar alguma coisa que você nem imagina se vai lhe agradar. Só dá para descobrir o que gosta de fazer, fazendo. Então, sempre que possível, esteja aberto a novas experiências.

Segue uma lista de possíveis hobbies simples, para lhe inspirar, além de todos aqueles usados no texto, que você pode praticar no seu dia a dia, ou num fim de semana:

Andar de patins, e/ou bicicleta, e/ou skate;
Praticar yoga e/ou meditação;
Fazer uma horta e/ou jardinagem;
Passear aproveitando o que tem perto da sua casa;
Fotografar paisagens e/ou pássaros;
Decorar ambientes, cantinhos ou coisinhas;
Degustar novos sabores de bebidas e comidas;
Soltar sua imaginação fazendo artesanato – velas, imãs, sabonetes, cadernos, etc;
Customizar o que der vontade, roupas, objetos, acessórios;
Assistir ao pôr e/ou o nascer do sol;
Cuidar de animais;
Estudar astronomia, história e qualquer outra coisa que desperte seu interesse;
Tocar um instrumento;
Descobrir novas músicas e bandas;
Pescar;
Caminhar;
Nadar.

As opções são infinitas e você cultiva um bom hábito de manejo de estresse, lazer, prazer e repouso. Um livro da Adélia Prado me apresentou ao verbo desafadigar. É isso, desafadiguemo-nos com nossos hobbies.

Que sua escolha seja uma boa escolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!