domingo, 4 de dezembro de 2016

Pompom








Érima de Andrade

Uma pessoa querida, como muitas outras mundo a fora nessa época do ano,
se animou a fazer com as próprias mãos, os enfeites para as festas desse fim de ano, da sua casa. É de fato uma ótima ideia. Não tem como ser igual a lugar nenhum. Mesmo que você copie uma ideia de algum lugar, ao fazer você mesmo, terá a sua originalidade naquela decoração. E isso é bem legal.

No caso dessa querida, a base da decoração é o pompom de lã. E pesquisa na internet, assiste mil e um vídeos, e tenta. E se desespera. Não dá certo. Ela já tem certeza que é uma pessoa incapaz para trabalhos manuais.

Hum... será mesmo? Se você já tentou pesquisar para fazer um pompom, vai descobrir que tem várias maneiras de fazer, e com certeza, uma das técnicas será aquela adequada as suas habilidades.

Se você nunca tentou, aviso que, como tudo na vida, a prática leva a perfeição. Pode ser que o seu primeiro pompom não saia daquele jeito fofinho e maravilhoso que você viu nas fotos. E tudo bem, é assim mesmo. É fazendo que aprendemos a fazer.

Mas se você é perfeccionista, não sair maravilhoso logo no início, é um sofrimento que poderia ser evitado. É a auto cobrança exagerada dos perfeccionistas que os impede de aproveitar aprendizados, comemorar sucessos intermediários, e, mais triste ainda, perceber que mesmo não tendo ficado perfeito, em muitas etapas eles acertaram.

Perfeccionistas são de extremos, ou é tudo um sucesso, ou é tudo um fracasso. Gente... fim de ano..., hora de comemorar mais um ano que termina com festas, e esperanças renovadas num ano novo melhor. Não dá para fazer uma decoração cheia de boa intenção e sofrimento.

É claro que é ótimo buscar bons desempenhos em tudo o que você faz. Mas ser reconhecido socialmente por seus altos padrões de excelência, e sofrer de infelicidade e insatisfação crônicas, não é bom para ser nenhum.

Os pesquisadores listam algumas características dos perfeccionistas. Veja se você se encaixa numa delas. Se sim, relaxa, tem saída. E sim, vai dar para ser feliz na sua decoração no estilo “faça-você-mesma”.

Você sempre tentou agradar os outros. Os perfeccionistas aprendem muito cedo a viver de acordo com as palavras “eu realizo, logo eu sou” – e nada lhes dá maior satisfação do que impressionar os outros com o seu desempenho.

Infelizmente, viver sempre correndo atrás da nota 10 – seja na escola, no trabalho ou na vida – pode resultar em uma vida de constante frustração e auto questionamento. Que tal mudar para, “eu aprendo com cada experiência da minha vida”?

Você sabe que a busca pelo perfeccionismo está lhe prejudicando, mas você acha que isso é apenas o preço que precisa pagar para ter sucesso. Essa é uma pessoa que tem a mentalidade “sem dor, sem conquistas” na busca pela grandeza. Não né? Bora relaxar e aproveitar o momento presente.

Você é um grande procrastinador. Parece incoerente? Não é. O perfeccionismo está fortemente ligado ao medo de errar. Medo de errar não é um bom motivador. E aí surgem os comportamentos de auto sabotagem, e a procrastinação. Encarar de frente cada tarefa, quando elas aparecem, é sempre o melhor caminho.

Você é altamente crítico de outras pessoas. Julgar os outros é um mecanismo de defesa psicológica bastante comum. Nós rejeitamos nos outros o que não aceitamos em nós mesmos, por isso julgamos tanto. E quando se trata de um perfeccionista, geralmente há muito que ser rejeitado.

Ao pegar mais leve com outras pessoas, você pode se permitir pegar mais leve com suas falhas também. Quer tentar?

Para você, é tudo ou nada. Muitos perfeccionistas lutam com o pensamento de extremos, um momento você está tendo sucesso e no próximo já é um derrotado. Tudo depende da sua mais recente realização ou falha.

Saiba que entre o preto e o branco tem uma infinidade de variações de cores que merecem ser experimentadas. Abra seus olhos para elas, você vai se surpreender.

Você tem dificuldade em se abrir com outras pessoas. Na maioria dos casos, o perfeccionismo simplesmente impede de ter uma verdadeira conexão com outras pessoas.

É uma estratégia simples, por ter um medo intenso de falhar, ou de ser rejeitado, o perfeccionista evita se expor, mostrar sentimentos, ou vulnerabilidade. Cria uma barreira entre ele e o mundo. Sair disso depende só de você.

Você sabe que não adianta chorar sobre o leite derramado… mas você chora mesmo assim. Seja por ter queimado o arroz, ou por ter chegado cinco minutos atrasado para uma reunião, aqueles que buscam a perfeição tendem a ter uma obsessão com cada errinho que cometem. E sofrem. Quando o foco principal está no erro, ou falha, o que lhe motiva é evitar isso a qualquer custo. Até a menor pisada de bola é um atestado incontestável da sua enorme falha pessoal.


Humanos são imperfeitos. Reconheça essa realidade. Permita-se o erro e o aprendizado. Você pode viver mais leve.

Você leva tudo para o lado pessoal.
Ao invés de reagir aos entraves e erros, buscando consertar e melhorar, o perfeccionista se sente derrotado. Considera cada falha como prova definitiva de que o seu medo de não ser bom o suficiente, é real.

Não é. Você é suficiente sendo quem você é. Você é mais perfeito sendo você mesmo, do que tentando ser alguém com uma imagem “irretocável”. Apenas seja.

... E você fica na defensiva quando é criticado. A fim de preservar a autoimagem frágil, e a aparência de forte perante os outros, o perfeccionista tenta controlar todas as situações defendendo-se de qualquer ameaça. Mesmo quando não há necessidade de defesa.

Você nunca "atinge o seu objetivo" totalmente. Já que a perfeição, obviamente, é algo impossível de se atingir, os perfeccionistas geralmente têm a sensação de que ainda não atingiram o seu objetivo totalmente. Sentem que falta alguma coisa para enfim relaxar e comemorar.

Você sente prazer em ver outra pessoa falhar, mesmo que não tenha nada a ver com você. O sofrimento adora uma companhia e os perfeccionistas – que gastam muito tempo e energia pensando e se preocupando com as próprias falhas – podem sentir um certo alívio, e mesmo prazer, ao ver os outros falhando em seus desafios pessoais. 

Dá a eles quase um sentimento de pertencimento. Confirmam que existem no mundo mais pessoas tão insuficientes quanto eles. Ufa! Já podem relaxar um pouco. Que triste...

Você secretamente nutre uma saudade do seu tempo de escola. Algumas pessoas detestavam a escola. Mas você, perfeccionista, amava, pois lá havia uma medida do seu sucesso: você tinha tarefas, notas, e um professor que estava lá para lhe dar um feedback positivo, e um tapinha nas costas por um trabalho bem feito.

O sistema estruturado da escola e a formula simples de “trabalhe duro, tenha um bom desempenho e receba uma recompensa”, oferece conforto à maioria dos perfeccionistas. Mas na vida não é tudo tão estruturado assim. É você mesmo que precisa se parabenizar por um trabalho bem feito. Seja o aluno e o professor.

Você tem uma alma culpada. No fundo, muitas vezes os perfeccionistas são atormentados por sentimentos de culpa e de vergonha. "O perfeccionismo não tem a ver com a busca da excelência ou da melhoria, que é uma coisa saudável”, diz Brené Brown. "É uma forma de pensar e sentir que diz: ‘Se eu tiver uma aparência perfeita, se eu fizer do jeito perfeito, se trabalhar e viver da maneira perfeita, eu posso evitar ou minimizar a vergonha, a culpa e o julgamento’ ”.

Então qual é o remédio para isso? Brown recomenda a prática da autenticidade. "A autenticidade é uma prática que você precisa escolher todos os dias”, ela diz, “as vezes a cada hora do dia”.

Permita que os outros lhe vejam exatamente como você é, e abra mão do escudo protetor do perfeccionismo, para que possa expressar a sua vulnerabilidade, sua originalidade, sua raridade, e viver a sua verdadeira beleza.

E se você também quer fazer uma decoração com pompons, tem duas dicas de dois sites ótimos.


O primeiro traz um passo a passo detalhado:
http://www.comofazeremcasa.net/como-fazer-pompons-com-novelo-de-la/

Materiais que você vai precisar:

Um novelo de lã;
Papelão (pode ser caixa de cereal);
Tesoura;
Fita adesiva;
Moldes impressos;
Cola em bastão.

Passo a passo:

Primeiramente imprima os moldes em um papel ofício e corte para colar no papelão escolhido. Faça como você está vendo na imagem.


Depois que a cola secar, corte no contorno dos moldes e faça 4 peças com o papelão. Você deve dobrar a base do mesmo jeito que está sendo mostrado na ilustração.


Agora pegue duas peças que você fez e junte-as, sendo uma de costas para outra, como na imagem. Segure-as desse modo.


Comece a enrolar o novelo de lã nas 2 peças juntinhas. Vá enrolando de frente para trás e quando chegar no fim, volte enrolando de trás para frente. 


Faça isto até que a peça fique bem gordinha, como na foto. Depois corte o novelo para não deixar pontas soltas.


Repita o passo anterior nas outras 2 peças que sobraram. Ao terminar você terá estes dois itens da foto.

Junte as duas metades para formar um círculo inteiro, como na foto.


Fixe os dois dessa forma passando fita adesiva nas bases.


Agora enfie a tesoura e vá cortando o meio da peça. Se você tiver uma tesoura mais fininha pode ser melhor. Você deve ir cortando no meio dos papelões opostos. Observe a figura e analise com cuidado a posição da peça para fazer o procedimento de forma correta.


Corte toda a volta e você terá algo parecido com este item abaixo. É feinho, mas ainda não está pronto. Relaxa.

Agora pegue um pedaço de fio de novelo e deslize entre as camadas para compor o “cinto” do pompom.

Puxe e aperte bem o fio para fazer um nó.


Agora é só cortar as fitas adesivas que foram usadas para fixar as bases de papelão. Depois vá retirando cuidadosamente as bases e seu pompom vai estar quase prontinho para ser usado!


No fim é só ajeitar os detalhes e fios mais longos, com a tesoura. Bem fácil e divertido fazer! A sugestão veio do site Homemade Gifts Made Easy


Veja como fica lindo!

Eis o molde:

No segundo site - http://www.joyzz.com/article-1595.html - as fotos são autoexplicativas:


Sucesso aí na sua decoração!

6 comentários:

  1. Acabei de descobrir com o seu Post que (felizmente) não sou perfeccionista rs...Os pompons são lindos mesmo mas a minha habilidade não chega a tanto.
    Ótimo Post Érima .bjs

    ResponderExcluir
  2. Sempre soube que sou perfeccionista😅
    Estou modificando, e o mais legal é que sempre lembro de vc chamando minha atenção kkkk até te conhecer não tinha essa consciência. Gratidão por aparecer amiga.😘😘😘😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigos são assim, você aprende comigo e eu aprendo, a beça!, com você! Beijos

      Excluir
  3. Dos pompons à Brene Brown , só uma escritora ousada. 👏👏👏👏

    ResponderExcluir

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!