domingo, 20 de novembro de 2016

Compondo a própria história

Érima de Andrade

A canção Tocando em Frente, de Renato Teixeira e Almir Sater, tem frases lindas. Mas hoje quero destacar essa: “cada um de nós compõe a própria história/ cada ser em si/ carrega o dom de ser capaz/ e ser feliz”.

Já escrevi algumas vezes aqui no blog que entendo que cada um de nós é uma usina de energia. E que atraímos a mesma energia que emitimos. Para mim isso é claro e transparente. Mas não é para todo mundo.

É bem comum receber no consultório pessoas que estão começando no caminho do autoconhecimento. E o que mais as surpreende é descobrir que atraem as situações que se repetem na sua vida.

Quando mostro que é um fato, acontece assim mesmo, usando exemplos da história delas, ainda assim, tentam uma negociação. Não é que elas não se responsabilizem pelo que acontece com elas. É mais que isso, essas pessoas têm certeza que o que acontece com elas não é responsabilidade delas. Elas acreditam que não fizeram nada para merecer isso, seja lá o que isso for.

Algumas histórias são incrivelmente comuns. Alguém que chega ao consultório e ao contar sua vida, conta que “todas” as pessoas em “todos” os grupos têm inveja dela. E aqui as histórias se diferenciam, uns porque são bonitos, outros porque são inteligentes, outros porque são bem-sucedidos em alguma área da vida, e por aí vai.

Vamos pensar junto: qual é o elemento em comum em todos os grupos que você frequenta? A inveja.

Está bem. E quantas pessoas estão com você em todos esses grupos? São muitos, os grupos têm vários tamanhos.

E só você em comum em todos eles? Sim.

Então... já pensou que pode ser você quem provoca essa reação em todos os grupos que frequenta? Você é o ponto em comum, algo que parta de você deve provocar essa mesma reação em todos os lugares que você vai.

É nesse ponto da conversa que eles tentam uma negociação, do tipo, mas não pode ser...

Pois é, é. Funciona assim: você, em algum momento da sua vida viveu um episódio de inveja (para continuar no exemplo da inveja citado acima). E aquilo lhe marcou tanto que você criou uma estratégia emocional para que não se repetisse. Até tenta ser uma pessoa legal com todo mundo quando chega num grupo novo, mas a estratégia dura pouco.

E dura pouco porque não separamos uma única caraterística de uma pessoa. Quer dizer, separamos, mas generalizamos. Vou me explicar: a pessoa que lhe invejou era invejosa, e mais alguma coisa. Ninguém nunca é uma só característica. Vamos imaginar que além de invejosa era bem informada. Sim, é uma boa qualidade. E sim, boas e más qualidades convivem em todos nós.

Nessa historinha que estou criando, pode até ser, que por ser bem informada, a pessoa sentiu inveja ao perceber que você tinha uma competência que a destacaria na situação que vocês se conheceram. Então, invejosa, bem informada, morena, alta, sem papas na língua. Claro que todos nós temos mais do que só cinco qualidades, mas para esse texto, cinco são suficientes.

Aí você chega num grupo novo. Tenta ser legal com todo mundo e percebe que tem muitas pessoas morenas no grupo... Se aproxima mais das louras e percebe que tem muitas altas... Tenta se aproximar de um grupo menor e percebe que tem pessoas sem papas na língua... pronto, você viu uma característica em cada um do grupo novo, que é similar as características da pessoa que lhe magoou, e generaliza. Você agora tem certeza que todos nesse grupo são invejosos.

Antes de ser “atacada”, você ataca. E passa a tratar todo mundo, como? Não sei. Inferior? Possível que sim. E sua auto profecia se confirma! Todo mundo sempre tem inveja de você. Eles “logo” percebem que você está acima deles e a invejam...

Não tem jeito, você tendo consciência ou não, se responsabilizando ou não, querendo ou não, você atrai todas as situações que se repetem na sua vida. O bom é lembrar que “cada um de nós compõe a própria história/ cada ser em si/ carrega o dom de ser capaz/ e ser feliz”.

Sim, você pode mudar sua história, fazer uma nova composição. Emmanuel explica que a dor é uma Mestra Divina que “aqui corrige, adiante esclarece, além reajusta, mais além aprimora.” É um bom caminho. Algo provoca desconforto em você? Corrija. Se observe também que terá esclarecido sobre o porquê isso lhe acontece. Motivo descoberto, pode reajustar. Reajustado você se torna uma pessoa melhor, se aprimorou. E começou com sua decisão de mudar.

Olhe para você, tem alguma situação que se repete na sua vida e que lhe incomoda?
Vamos mudar?

“É preciso amor/Pra poder pulsar/É preciso paz pra poder sorrir”. É preciso amor próprio para ser feliz. E depende só de você.

Eu estou saindo para uma viagenzinha com a família. Dia 4 de dezembro tem post novo aqui no blog. Até lá, que tal cantar com Almir Sater e Renato Teixeira, Tocando em Frente?


Ando devagar
Porque já tive pressa
E levo esse sorriso
Porque já chorei demais.
Hoje me sinto mais forte,
Mais feliz, quem sabe,

Só levo a certeza
De que muito pouco sei.
Ou nada sei.
Conhecer as manhas
E as manhãs,
O sabor das massas
E das maçãs.
É preciso amor
Pra poder pulsar,
É preciso paz pra poder sorrir,
É preciso a chuva para florir.

Penso que cumprir a vida
Seja simplesmente
Compreender a marcha
E ir tocando em frente.

Como um velho boiadeiro
Levando a boiada
Eu vou tocando os dias
Pela longa estrada, eu vou,
Estrada eu sou.
Conhecer as manhas
E as manhãs
O sabor das massas
E das maçãs.
É preciso amor
Pra poder pulsar,
É preciso paz pra poder sorrir,
É preciso a chuva para florir.
Todo mundo ama um dia,
Todo mundo chora,
Um dia a gente chega
E no outro vai embora.
Cada um de nós compõe a sua história,
Cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz
E ser feliz.

Conhecer as manhas
E as manhãs
O sabor das massas
E das maçãs.
É preciso amor
Pra poder pulsar,
É preciso paz pra poder sorrir,
É preciso a chuva para florir.

Ando devagar
Porque já tive pressa
E levo esse sorriso
Porque já chorei demais.
Cada um de nós compõe a sua história,
Cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz,
E ser feliz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!