domingo, 18 de dezembro de 2016

Felizes Festas!

Érima de Andrade

Depois de um ano com tantas e boas emoções, tantas e tensas informações, chegamos, enfim, a dezembro e com ele
ao desejo de focar, nem que só por uns dias, nas festas e no que de bom elas nos oferecem.

Dezembro, na minha família, é um mês de oito aniversários, todos devidamente comemorados antes do natal. Mas, para a maioria das pessoas, dezembro é só o mês do natal e do fim do ano.

São duas festas próximas e totalmente distintas. Natal é uma festa para dentro, introspectiva, de encontros. É o dia da família, de sangue ou de escolha. De modo geral, as pessoas se reúnem para dividir uma refeição e trocar presentes.


Fim de ano, ou réveillon, é uma festa para fora, extrovertida. É o dia de festejar mais uma etapa vencida. Ao mesmo tempo, dia de comemorar um novo ano que vai começar. E tudo que é novo traz esperança, acena para a felicidade, nos dá uma sensação de fôlego extra.

Que bom que, nós humanos ocidentais, criamos o dia mundial de ter esperança, trinta e um de dezembro. E justo no dia seguinte, primeiro de janeiro, o dia mundial da paz. As outras culturas celebram em dias diferentes.

Se você não está em Marte, já percebeu que as lojas e os meios de comunicação não vão deixar que você esqueça que é natal aqui no Brasil. O bom desse ano, pelo menos é como eu percebo, é que houve um aumento de propagandas festejando um natal tropical. Verão, maçarico a todo vapor, calor de 40°, e o povo divulgando uma noite de neve... não né? Me incomoda... Que bom ver propagandas solares de natal. Me deixa mais feliz.

Para os cristãos, no natal, é comemorado o nascimento de Jesus de Nazaré. Mesmo que, historicamente, não se saiba a data que Jesus encarnou, a igreja católica oficializou a antiga festa pagã, em comemoração a volta do sol, como a comemoração do nascimento da luz do mundo, Jesus Cristo.

Na verdade, a igreja deu um novo significado a festa que comemorava o fim dos dias curtos, das noites prolongadas, das paisagens silenciosas e frias. Deu um significado cristão a noite de 24 para 25 de dezembro, véspera de natal, quando a escuridão mais profunda fica para trás no hemisfério norte. A luz renasce dia 25, e nos liberta da escuridão, pois devagar e sempre, os dias ficam mais iluminados, quentes e felizes. Muito bom esse simbolismo.

Também vem do hemisfério norte a lenda do Papai Noel, essa figura que representa a generosidade, a compaixão, e que traz os presentes de natal. E não tem nenhuma rivalidade entre essas duas figuras natalinas.

São duas histórias sobre o amor, a de Jesus Cristo e a do Papai Noel. E se essas histórias existem na nossa imaginação, é porque elas continuam fazendo algum sentido. Se tem gente que acredita em Jesus Cristo e em Papai Noel é porque eles continuam, de alguma forma, aparecendo na vida dessas pessoas.

Papai Noel representa esta parte de nós mesmos que está aberta a presentear, a receber, a amar sem discriminar, a ir além de si mesmo e compartilhar. Ele é um símbolo que traz consigo valores que despertam, revivem e fortalecem os nossos melhores sentimentos. Em dezembro somos todos um pouco Papai Noel.

Jesus é o profeta da inclusão, o que diz que todos merecem ser amados, independentemente de qualquer classificação. Jesus amava e pregava o amor. Dizia a todos, “amai-vos uns aos outros”. No natal somos, de fato, todos mais amorosos, mais dispostos a compreender, perdoar, aceitar e incluir. Somos todos um pouco Jesus Cristo.

Mesmo que você não seja cristão, nem ligue para Papai Noel, aposto que também está nesse espirito de confraternização de fim de ano, marcando um dia para encontrar as pessoas queridas, comprando presentinhos para alegrar quem você ama, pensando numa refeição especial, e quem sabe, até decorando a sua casa. Ótimo!

É dezembro, mês de olhar com honestidade tudo o que lhe marcou, e tudo o que você marcou por onde passou nesse ano que termina. E depois festejar, sabendo o que está celebrando e o que está comemorando. E pode ser que, para você, a única coisa que vale brindar é o fim de um ano tão intenso. E tudo bem. Esse é mesmo um bom motivo. Aproveite o momento e celebre, vem aí um novo começo.

Como contamos o tempo em dias, meses e anos, ao final de doze meses vivemos uma renovação. É o fim de um ano, e o início de um novo ano que vem por aí, até com um novo calendário. E festejamos, pois, junto ao reinício, vem a vontade de acreditar que, daqui para frente, tudo vai ser diferente e melhor.

Réveillon, ano novo, ano bom, não importa o nome que você dá para essa virada. Importa a comemoração da esperança num novo e melhor ciclo, numa nova e mais feliz etapa de vida, num ano novo com “muito dinheiro no bolso e saúde para dar e vender”.

Natal e fim de ano, são, sem dúvidas, festas de encontros, eu-com-outros. Esteja, mesmo que em energia, pensamentos, ou intenções, com suas pessoas queridas.

Desejo que você tenha sempre muitos motivos para comemorar, comer-e-orar, pois só depende de você reconhecer seus sucessos e conquistas, um brinde a isso, tim tim!, e fazer um ano melhor.

Desejo que você viva calma, com-alma, e serenamente as festas de dezembro, que consiga deixar no passado o que já passou, que tenha metas possíveis para o ano que se inicia, que viva feliz um dia de cada vez.

Desejo que onde quer que você esteja nesses dias, esteja em paz.

E por fim, desejo para todo mundo, para todos os seres, para toda a vida, um ano com muito amor, saúde, alegrias, sucesso, paz, abundância, prosperidade, energias positivas, luz e coisas lindas diariamente, sabendo que é o seu olhar que torna lindo o que você vê todos os dias.

Que em 2017 você lembre que pode voar, e que são os pensamentos felizes que nos fazem levantar voo. 


Que você tenha boas e felizes festas.

2 comentários:

  1. Que bonito! Que delícia poder ler esse texto, bem humorado, bem escrito, cheio de esperança e boas constatações.
    Obrigada, Fátima.
    Um ano pleno de realizações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! Lhe desejo também um ano pleno!!!!1

      Excluir

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!