domingo, 9 de novembro de 2014

Amigos

Érima de Andrade

O que é um amigo? Eu lhe direi: amigo é alguém com quem você ousa ser você mesmo.”
Não sei de quem é essa definição, mas eu concordo com ela. Amigo é alguém com quem você ousa ser você mesmo. E haja coragem para isso!

Estamos tão acostumados a segurar nossas emoções, nossos pensamentos, temos tanto medo de sermos julgados, que ser você mesmo na frente de alguém é um ato de coragem, uma ousadia, uma vitória.

Os amigos nos trazem uma sensação de liberdade, de carta de alforria, de serenidade suprema. Podemos com eles sair da prisão das aparências, do cuidado com o que vai falar, do medo de ser incompreendido.

Os seus amigos lhe conhecem muito bem, sabem das suas falhas e das suas virtudes, compreendem as contradições da sua personalidade, e apesar de tudo, e com tudo isso, lhe aceitam como você é. Mas um amigo só lhe conhece bem porque com ele você é capaz de ser você mesmo.

E como ser você mesmo? Você não pode ser você mesmo se você não sabe quem você é. Está tudo bem em ser quem você é, sentir seus sentimentos, pensar seus pensamentos e viver o que você está vivendo neste momento. Está tudo absolutamente certo. Mas para saber quem você é, você precisa se observar com honestidade, descobrir o que sente, o que pensa, o que gosta e o que não gosta em você.

Para ser quem você é você também precisa agir de acordo com aquilo que acredita em vez de se preocupar com o que as pessoas pensam de você. Não gosta de algo em você? Então trabalhe para mudar o que você não gosta no seu comportamento. Não tente ser alguém diferente apenas para agradar as pessoas ao seu redor. Seja você mesmo e permita que as pessoas gostem de quem você realmente é. Mude o que considera negativo, estimule as suas positividades, aceite o que não pode ser mudado e viva feliz com você.

Você também não vai conseguir ser quem você é se ficar preso ao seu passado, tentando ser aquela pessoa da sua lembrança, se lamentando por coisas que você não pode mudar, sofrendo pelo que já passou. Abra-se para o novo, para o agora e permita-se aprender com cada nova experiência. Permita que suas vivências transformem você. Você pode ser transformado por suas experiências, então viva, cresça, progrida. Quem você foi no passado trouxe você a ser quem você é hoje, agradeça o que você já viveu e deixe ir. Traga sua vida para o momento presente, deixe o passado no passado e prepare-se para o futuro.

Claro que às vezes tudo dá errado, mas saiba que tragédia mais tempo é igual a comédia, e aprenda e rir de si mesmo. Transforme aquela gafe em uma história engraçada, cultive o bom humor, procure o lado bom das coisas, sempre há o que aprender em qualquer situação, aproveite.

Também não vale ser o seu próprio carrasco. Trate-se de modo cuidadoso e respeitoso como você trataria as pessoas que ama. Seja o seu melhor amigo. Aceite suas particularidades, não tente parecer quem você não é. Você pode até querer se parecer com alguém, mas use essa admiração para lhe inspirar, nunca para copiar o estilo. Você não é perfeito, ninguém é, mas você tem muita coisa legal para mostrar. Saiba que você é mais perfeito sendo do que tentando ser, então deixe aflorar suas qualidades, deixe sair o seu melhor, seja seu amigo.

E sendo seu amigo, permita que os outros lhe conheçam, permita a troca, construa as relações, cultive as amizades. Amigo é alguém com quem você ousa ser você mesmo, conquiste essa liberdade, seja você.


Agradeço de coração os amigos que fiz nessa vida, sem vocês eu não seria eu mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!