domingo, 17 de agosto de 2014

Entressafra

Érima de Andrade

Tem momentos na vida que vivemos um vazio. Vazio de ideias, de propostas, de clientes, de projetos. É a entressafra, um espaço de tempo entre um trabalho e outro, o espaço entre um ciclo que se fechou e outro que ainda não abriu.  

Você criou, produziu, deixou que sua obra ganhasse o mundo, viveu a sensação de dever cumprido e... ficou vazio... é preciso começar de novo.

É comum que a gente viva ao longo da vida alguns desses intervalos, como uma geada, onde nada nasce. É o momento de estiagem, de observação, de paciência. Mergulhados nessa energia, vivemos a sensação de que a fonte secou, como se nunca mais fosse fazer alguma coisa que valesse a pena.

É esse o período de entressafra descrito por muitos criadores como sendo de medo, medo de que nada mais ocorra, medo do vazio, medo do fazer mecânico, sem emoção, e uma angústia de não se sentir motivado por aquilo que está fazendo.

É claro que mesmo vivendo isso, continuamos a produzir, mas nesse momento, as coisas são feitas porque se sabe fazê-las, conhece as técnicas, os caminhos, mas não existe a motivação, a ideia que sustenta e direciona todo o trabalho.

Se esse momento demora muito então... ô angústia!

Mas não tem jeito, é preciso seguir em frente, se preparar para um novo ciclo. E como fazer isso? Ouvindo músicas, indo ao cinema, teatro, exposições, conversando, trocando ideias, passeando, dançando, brincando, lendo, olhando o céu, revendo suas obras, se alimentando com as sensações, os sentimentos e as informações, enfim, vivendo.

Essas coisas externas produzem reações, sensações, sentimentos que fazem com que aos poucos um novo ciclo comece a ser gestado. É esse processo acumulativo de sensações e informações que vai gerar o novo. Para você criar de novo é preciso observar, viver, se mexer, fazer por onde. E o novo é tudo que você quer para sair da entressafra.

A entressafra existe? É claro que existe! Mas não se pode viver dando força para essa energia de vazio. Aproveite esse momento e faça um curso, assista palestras, se informe mais. Quem sabe você começa uma atividade física, ou se disciplina para fazer meditação ou ainda aproveita para tirar dos seus armários tudo aquilo que não serve mais e que você guarda por puro apego?

Quem sabe esse período de entressafra seja tudo o que você está precisando viver nesse momento?

É um período, uma fase, vai passar.

E se você quiser, pode ser vivido sem muita angústia.


Vamos em frente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!