quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Elogios

Érima de Andrade

Esse é o post de número 300. Pensei em agradecer. Mas li na Seleções dois artigos sobre elogios, e resolvi comenta-los. Achei que tinha tudo a ver com esse momento.
O primeiro chamava Como Aceitar Elogios. Conta o artigo, que o linguista Robert Herbert, da Universidade de Binghamton, no estado americano de Nova York, verificou, através de pesquisas, que somente um terço das pessoas aceita um elogio de maneira simples e tranquila.

A dificuldade, segundo ele, é que todo elogio tem dois níveis: uma dádiva – aceite ou rejeite – e um conteúdo – concorde ou discorde. O destinatário fica diante do dilema de responder aos dois ao mesmo tempo: “tenho de concordar com quem fala, agradecer-lhe a dádiva do elogio e, ao mesmo tempo, não me auto elogiar”, explica Robert.

Na sua pesquisa Robert Herbert verificou também, que tanto homens quanto mulheres têm mais possibilidade de aceitar elogios vindo de homens do que de mulheres. Quando um homem diz: “Que lindo cachecol!” é provável que a mulher reaja afirmativamente: “Obrigada. Minha irmã que fez.”

Mas quando uma mulher diz a outra: “Que lindo casaco!”, a destinatária tem maior probabilidade de fazer objeções ou rechaçar o elogio: “Estava numa promoção e nem tinha a cor que eu queria.”

Uma resposta dessa só faz quem elogiou se sentir invalidada... As repostas aos elogios podem revelar várias formas de ineptidão social. Por exemplo respostas que aumentem o elogio, “Gostei do seu casaco.” “É, ele ressalta os meus olhos.”Ou repostas que são perguntas evasivas “Acha mesmo? Quer emprestado”, ou ainda uma clara discordância, “Ele pinica. Detesto esse casaco”, são respostas que talvez pretendam fazer a elogiadora pensar que a elogiada não é orgulhosa demais, mas só faz constranger e invalidar a intenção de quem elogiou.

Quando se pergunta, quase todo mundo diz que a melhor resposta para um elogio é “Muito obrigado”.

Mesmo que você faça parte do um terço que quando recebe um elogio não sabe o que fazer, lembre-se, nada supera dar um sorriso, olhar nos olhos de quem elogiou e dizer “Muito Obrigada.”

O segundo chamava Como Distribuir Elogios. E começa dizendo que palavras gentis podem ser motivadores poderosos, mas só quando elogiamos corretamente.

Ser elogiado pelo esforço ou por outros aspectos do desempenho que estão diretamente sob o nosso controle traz resiliência, mas ser elogiado pela inteligência ou por alguma capacidade inata pode provocar sentimentos de desamparo ou dúvidas sobre si mesmo em caso de reveses”, diz Heidi Grant Halvorson, diretora adjunta do Centro de Ciência da Motivação da Universidade de Colúmbia.

Elogiar a capacidade de trabalho de alguém é mais eficaz do que derramar louvores à genialidade dessa pessoa.

A forma de elogiar conta tanto quanto o que é elogiado. Os elogios devem ser específicos, sinceros e distribuídos com generosidade. Para o cérebro, receber elogios é uma recompensa social tão boa quanto receber dinheiro.

Quer treinar elogiar? Que tal essa dinâmica do blog Dinâmica Passo a Passo?

"Caixa de Elogios – O Anjo da Guarda

OBJETIVO: Reforçar a autoestima individual e do grupo. Aumento dos laços afetivos e entrosamento do grupo.

TEMPO: de 1h a 1h30 para a confecção da caixa e instruções preliminares. A técnica pode ser usada por um período de 3 a 6 meses.

MATERIAL: 1 Caixa de sapato, canetas e lápis coloridos, cola, adesivos, papéis crepom e laminados de várias cores, fitas, filipetas para que se deixem os recados e quaisquer outros materiais para serem usados na personalização da caixa.

DESENVOLVIMENTO:
1- O facilitador explica ao grupo que farão uma atividade parecida com: “Amigo Secreto” e que esta terá a duração de “x” meses, iniciando hoje.

2- Dizer que a atividade consiste em que cada pessoa do grupo sorteie um colega para ser seu “Anjo da Guarda”. O “anjo” será responsável por colocar um bilhete, toda semana, com um elogio, uma observação positiva, uma palavra de estímulo, etc., ao seu protegido. E que ao final do período esse “anjo” se revelará para seu protegido.

3- Explicar que já escreveu o nome de todos os participantes do grupo em pedaços de papel e os colocou na caixa de sapato para que seja feito o sorteio. Salientar que ninguém pode pegar seu próprio nome. Repetir o sorteio até que todos tenham pego um nome diferente do seu. Frisar que o ”anjo” só será revelado em “x” meses em tal data.

4- Dizer, ao final do sorteio, que cada um deve memorizar o nome da pessoa da qual irá ser o “anjo da guarda” e que não deverá revelar o seu verdadeiro nome. As mensagens deverão ser anônimas ou assinadas por um pseudônimo e dobradas todas da mesma maneira com o nome do destinatário na frente do bilhete.

5- Dizer que agora poderão personalizar a caixa de sapato que servirá para armazenar as mensagens semanais de cada “anjo” para seu protegido. Estabelecer 20 minutos para essa atividade e deixar disponível o material que já reservou para esse fim, que está descrito no item material necessário, acima.

6- Após terem feito a personalização da caixa, distribuir os pedaços de papel (filipetas) e canetas para que já escrevam a primeira mensagem e a depositem na caixa.

7- Quando todos tiverem terminado de escrever suas mensagens guardar a caixa e explicar que poderão lê-las na próxima semana. Pedir para o grupo traga outra mensagem, já pronta, na semana seguinte para ser colocada, novamente na caixa, depois que estas forem lidas.

8- No dia marcado para abertura da caixa deixar que cada um pegue o seu bilhete que foi depositado na semana anterior e o leia. (Estabeleça 5 minutos para essa atividade).
OBS: Os novos bilhetes deverão ser depositados na caixa, novamente, e lidos na próxima semana. E assim sucessivamente.

9- Ao final do período estabelecido deve-se reservar um período de aproximadamente 30 minutos para que haja a revelação dos ”anjos”. Nesse momento pode até haver uma festinha de confraternização.

OBS: Esta é uma atividade que ajuda muito o grupo a se entrosar e trás bastante comprometimento, motivação e participação dos integrantes do grupo nas tarefas propostas.

O facilitador precisa sempre observar a reação dos membros do grupo e perceber se existe alguém ficando sem bilhetes ou recebendo mensagens que não estão de acordo com as regras. Se isso acontecer, precisa investir e buscar que o grupo se atenha ao que foi combinado.
Essa é releitura da dinâmica “Anjo da Guarda” de autoria desconhecida. Se alguém souber a autoria nos avise para darmos os créditos."

Que tal começar hoje mesmo a elogiar quem está perto de você?

Muito obrigada por ler o blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!