quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Terapia Ocupacional – Frases

Érima de Andrade

Terapia ocupacional define-se em dois seres: eu e meu cliente. Ele, com suas reivindicações para si; eu, com o potencial de fazê-lo recriar o já vivido e criar o ainda não vivido...” Mário Battisti

Ser terapeuta ocupacional é acreditar que todas as pessoas são capazes, independente de sua condição. É olhar o ser humano como alguém que se constrói e se transforma pelo sua ação significativa, consciente, em um contexto social, histórico e cultural.
Ser terapeuta ocupacional é estudar profundamente a ação humana nos diversos momentos da vida e desenvolver estratégias para que cada pessoa possa tomar posse do seu fazer, a partir de seus desejos, expectativas e necessidades.” Celina Bartallotti

Ouvir com atenção é muito mais que escutar. Ouvir com atenção é estar alerta, é abrir um espaço em que as palavras são acolhidas. As palavras se tornam então secundárias, podendo ou não fazer sentido. Bem mais importante do que aquilo que você está ouvindo é o ato em si de ouvir, o espaço de presença consciente que surge à medida que você ouve. Esse espaço é um campo unificador feito de atenção, em que você encontra a outra pessoa sem barreiras separadoras criadas pelos conceitos do pensamento. A outra pessoa deixa de ser o “outro”. Nesse espaço, você e ela se tornam uma só consciência.” Eckhart Tolle

Mas os anjos não são deuses. Eles não podem tudo (...)
Os anjos não podem mudar a face do planeta nem dirigir o curso do mundo. No máximo podem tornar mais leve o fardo de uma ou outra vida, de um ou outro momento de uma vida ou outra.
Um pouco como um terapeuta: essa disponibilidade para ouvir, para tocar, essa presença discreta que pode às vezes suscitar um novo começo – mas também essa impotência para determinar, para resolver, para viver no lugar de.” Peter Pál Pelbar

Tudo que me é caro e todas as pessoas que amo, têm a natureza daquilo que muda.
Não há como me separar delas.
Minhas ações são meus pertences verdadeiros.
Não há como escapar das consequências das minhas ações.
Minhas ações são o chão onde piso.” Thich Nat Hanh

2 comentários:

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!