domingo, 10 de fevereiro de 2013

É carnaval!

Érima de Andrade

E já era carnaval na Grécia entre os anos de 600 e 520 a.C. Ou seja, é uma festa muito, muito antiga, mas sempre cheia de novidades.

Na Grécia, era a festa de agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Quando a comemoração foi adotada pela igreja católica, passou a ser a festa do adeus à carne, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne antes da quaresma; ou do latim, carnis valle de onde se originou a palavra carnaval; carnis, que significa carne, e valles, prazeres.

A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma.” Wikipédia

Em geral o carnaval dura os três dias que antecedem a quarta-feira de cinzas. Como a quaresma é tempo de penitências e privações, os dias de carnaval são chamados de dias gordos, em especial a terça-feira, conhecida como a Terça-feira Gorda.

Na Roma Antiga o carnaval durava sete dias, com festas nas ruas, praças e casas. Todas as atividades e negócios eram suspensos; um rei era eleito por brincadeira e comandava a festa; os escravos ganhavam liberdade temporária para fazer o que quisessem e as restrições morais eram relaxadas; muito semelhante ao que acontece atualmente.

O carnaval, como todas as outras festas cristãs, com exceção do Natal, é calculado a partir da data da Páscoa, que é calculada pela lua cheia. A Páscoa é sempre no primeiro domingo após a quarta lua cheia do ano; a Sexta-feira da Paixão é a que antecede o Domingo de Páscoa; e a Terça-feira Gorda, 47 dias antes da Sexta-Feira da Paixão, sendo a Quarta-feira de Cinzas o primeiro dia da Quaresma.

Então, já que estamos no período de festas, aproveitemos!

Bom carnaval!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!