domingo, 24 de fevereiro de 2013

Conversando sobre neuróbica.

Érima de Andrade

A palavra neuróbica significa aeróbica dos neurônios. E a aeróbica dos neurônios é uma nova forma de exercício cerebral para manter o nosso cérebro ágil e saudável.

Assim como as formas ideais de exercício físico enfatizam o uso de muitos grupos musculares diferentes, para aumentar a coordenação e flexibilidade; os exercícios cerebrais ideais, enfatizam o uso muitas áreas diferentes do cérebro, de novas maneiras, para ampliar o alcance da ação mental.

Se você estiver frequentemente se sentindo com a mente cansada, com preguiça de pensar, planejar e aprender, ou tendo lapsos de memória, está na hora de dar uma atenção especial ao cérebro, está na hora de exercitá-lo.

O objetivo da neuróbica é manter seu cérebro ativo e estimulado em qualquer fase da sua vida. É fazer com que o praticante preste mais atenção nas suas ações, contrariando rotinas, pois a quebra da rotina é um estímulo que obriga o cérebro a um trabalho adicional.

Fazer pequenas mudanças na rotina é uma das maneiras de deixar o cérebro em forma, melhorando nosso desempenho em todas as áreas da nossa vida. E deixar o cérebro em forma é tudo o que queremos.

Um programa de exercícios neuróbicos oferece ao cérebro experiências fora da rotina, usando várias combinações de seus sentidos - visão, olfato, tato, paladar e audição, além dos "sentidos" de cunho emocional e social.

A rotina não é um problema, afinal ela nos auxilia na organização das tarefas diárias, tornando automático os movimentos repetitivos. Os comportamentos do dia-a-dia são quase sempre automáticos e, portanto, feitos com um gasto mínimo de energia cerebral. Ao automatizar os movimentos paramos de prestar atenção neles, paramos de gastar energia pensando neles, minimizamos o máximo possível, o esforço intelectual.

Se por um lado isso é desejável, por outro, o excesso de rotina, esconde um efeito perverso, limita o cérebro, que vai entrando num processo de desuso, perdendo flexibilidade, atrapalhando a cognição, ou seja, a capacidade de assimilar conhecimento.

Os exercícios neuróbicos obrigam o cérebro a reagir a novidade, ao desafio, fazendo que a atividade neural aumente, melhorando a saúde geral do cérebro. Uma oferta de atividades neuróbicas, individualizadas e modificadas com frequência, planejadas e programadas para estimular as várias sensações a serem experimentadas ao longo do dia, obriga o cérebro a um trabalho adicional, estimulando, ativando, mantendo-o vivo.

Então desafie o novo. Aprenda novas habilidades. Cuide da sua alimentação, hidratação e do seu sono. Preste atenção. Visualize imagens. Pratique exercícios mnemônicos: associe fatos a imagens; todo dia procure observar um objeto ou pessoa e desenhe, ou descreva, suas principais características, entre outros.

A gente até se lembra que fazer pequenas mudanças na rotina é uma maneira de deixar o cérebro em forma. Mas nem sempre faz... Para dar uma força na sua decisão de exercitar seu cérebro, eis um exemplo de dieta sensorial proposta por Isabel Teixeira, que pode ser usada como uma sequência de exercícios neuróbicos:

"De Manhã
Movimente suas articulações antes de sair da cama;
Espreguice;
Ouça música;
Escove os dentes de olhos fechados;
Coma um cereal crocante com frutas e uma proteína observando a diferença nas texturas.

Ao longo do dia
Faça uma caminhada, pelo menos 30 minutos, observando diferença nos pisos, na luz, nos sons.

Depois do trabalho
Tome um banho com óleos perfumados,
Perceba a textura da toalha ao se enxugar.

Na hora do jantar
Faça um lanche suave, procure fechar os olhos tentando identificar o nome dos alimentos.
Procure participar da preparação do seu alimento, cortando, cozinhando, misturando, etc.

À noite
Faça massagens nos pés, pode ser com bolinhas de gude, sensy ball, massageador elétrico ou com suas próprias mãos.

No seu tempo livre
Procure se envolver em uma atividade que mais goste, tipo argila, pintura, etc
Pratique um hobby
Ouça um CD com sons da natureza.
Faça fotografias."

Boa prática!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!