quinta-feira, 31 de maio de 2012

Psicoterapia Ocupacional

Érima de Andrade

Às vezes o que você precisa é mais do que só falar.

Psicoterapia é terapia da psique. Etimologicamente, psicoterapia significa tratamento da alma - terapia (tratamento) + psico (alma).

Psicoterapia ocupacional trabalha com a subjetividade humana, visando desenvolver maior capacidade de diferenciar, reconhecer e lidar com diferentes sentimentos e sensações. A terapia possibilita a conquista de maior autonomia e independência, aumenta a capacidade de gerenciar a própria vida, e melhora a auto-estima.

Psicoterapia ocupacional é atribuição dos terapeutas ocupacionais, e baseia-se no corpo teórico da terapia ocupacional.

A terapia ocupacional se distingue das demais áreas de tratamento e abordagem do ser humano pelo
uso da atividade; somos profissionais especializados em analisá-las e indicá-las.

O que leva alguém a buscar uma terapia?
O desejo de ser mais feliz.

Por que a terapia é efetiva na busca da felicidade? Porque num processo terapêutico você tem a possibilidade de pensar sobre a sua própria vida, de compreender seus processos internos, de conquistar independência emocional e ser mais feliz.

Um terapeuta não tem respostas, todas as
respostas são internas e pessoais. Mas um terapeuta estimula a coragem, e a ousadia, de viver no momento presente. 
A consequência de fugir do presente é a incapacidade de tomar decisões no momento certo, desaprendendo como interagir com as coisas que estão bem aí diante de seus olhos.

Outra consequência da fuga do presente é a
insatisfação eterna dos que não valorizam o que possuem, desejando sempre as coisas que estão distantes.

Se não existe satisfação no seu momento de vida atual, é hora de
repensar os erros que se repetem na sua vida e as virtudes que não estão sendo praticadas; é hora de buscar uma terapia, de buscar o autoconhecimento.

Você quer se conhecer melhor?
Conte comigo.

Não é mágico, algumas vezes não é rápido, mas sempre vale à pena.

Érima de Andrade - TERAPEUTA OCUPACIONAL - CREFITO 2 4284TO

Estrada Francisco da Cruz Nunes - 6.501, 3º piso, sala 328 

Itaipu, Niterói-RJ.
cep: 24350-310

tel: (21) 2608-1088 . (21) 8892-6195 

Às vezes o que você precisa é mais do que só falar. 

2 comentários:

  1. Olá. Gostaria de entender melhor sua proposta. Nunca havia visto esta nomeclatura " Psicoterapeuta Ocupacional". Pela sua descrição, trabalha ajudando as pessoas no autoconhecimento, a encontrar a felicidade,à caminhar nas suas buscas internas. Isso estaria ligado mais à psique, como vc menciona no início do seu texto, o que, até onde entendo, seria uma atividade de quem se forma para trabalhar com a psique, ou seja, o Psicólogo. Desculpe a curiosidade, mas apesar de entender que são áreas da saúde e por isso mesmo, tendem à uma visão mais abrangente sobre o cuidado, tenho visto muitas apropriações inadequadas por aí, e por isso resolvi saber mais. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, a psique não é uma exclusividade da psicologia. A psique se refere a saúde mental. Médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, filósofos, trabalham com saúde mental, ajudando as pessoas a se conhecerem melhor e serem mais felizes.Terapeutas ocupacionais são capacitados para trabalhar nos campos bio, psíquico e social. Eu escolhi saúde mental e e aprofundei nisso. Desculpe demorar a lhe responder, estive viajando. obrigada por ler o blog. Érima

      Excluir

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!