“Estando onde estiver, aprenda o que tem que ser aprendido nesse lugar. Você somente é convidado a mudar de lugar no jogo, quando aprende o que tem para aprender. Lembre-se: karma é uma dívida de aprendizado e não de sofrimento. Tendo aprendido a lição, naturalmente lhe é dada uma nova.” Sri Prem Baba
Eu devo mesmo ter alguma coisa para aprender com a Oi, senão eu já teria passado essa lição...
Chega a ser surreal minha experiência atual:
Comprei um serviço Oi Velox com internet na casa toda. Velocidade contratada 5 megas.
Muito surpresa recebi o modem, via correio, muito antes da data limite. Mas foi a única coisa antecipada que aconteceu nesse processo todo.
Computador e modem instalados era preciso esperar que um funcionário liberasse o sinal na central. Carnaval, Páscoa, tudo foi motivo para esse prazo ir se estendendo...
Sinal recebido e a internet funcionando tão bem quanto uma internet discada, o que nem de longe corresponde ao serviço que contratei.
1° das minhas muitas ligações para o 10331 – um técnico vai à casa da senhora checar fios, cabos e o modem – me informaram...
Dois técnicos vieram em datas diferentes. Começam dizendo que o problema é nosso, já que o equipamento deles, quando conectado na minha casa, também não atinge a velocidade contratada.
Aí testam o cabo na rua e descobrem que o problema é deles. No fim de tanto vai e volta, informam que minha casa é muito longe da central, e que para tudo poder funcionar um cabo deverá ser trocado.
Dias depois, recebo uma ligação da Oi perguntando se o computador voltou a funcionar – não.
Confirmam que o cabo será trocado.
Mais alguns dias e nova ligação, dessa vez feita pelo robô Eduardo e eu tenho que teclar uma das opções para informar que não, não está funcionando ainda.
Dia 30/04/2012, todo mundo em casa, podemos testar todos os computadores e descobrimos que nossa velocidade é de 288kbps...
Sei... e o combinado era 5 megas...
Liguei, protocolo 20121060889814, atendente Cristiane me informa que pelo sistema lá, minha velocidade também está em 288kbps. Ela não sabe por que e me encaminha para o setor responsável.
Rafaela atende, informo que contratei 5 megas e minha velocidade está 288kbps. Ela me corrige, diz que “no momento, a sua velocidade é de 300kbps” (sic).
Tudo bem... vamos do inicio... eu contratei 5 megas e você está me confirmando que minha velocidade não chega a 1 mega.
1° informação surreal – sua casa não suporta 5 megas por isso, AUTOMATICAMENTE a velocidade é fixada em 300kbps.
Como? Sem me avisar? “Sim, é um procedimento automático.” (sic)
É possível alterar essa velocidade? “Nesse endereço, o máximo possível é de 2 megas. A senhora vai querer?” (sic)
É óbvio que eu aceitei.
Fui informada que a fidelidade seria de 12 meses, e imediatamente informei que se o serviço contratado não funcionar, a fidelidade seria até onde minha paciência suportasse.
Prazo para alteração da velocidade, 3 dias.
Dia 5/5/2012 – conecto e vou logo conferir a velocidade da conexão no RJNET.
Bastante esperançosa, diga-se de passagem, já que vi carros da Oi trabalhando na minha rua a manhã toda.
Resultado do teste: 600kbps.
De novo 10331, protocolo 20121063859747, Rodrigo me atende. História contada e ele confirma que no sistema eu apareço com 600kbps.
Aí vem a 2° informação surreal: segundo Rodrigo, consta no sistema, uma ligação minha, dia 2/5/2012 solicitando a redução da minha velocidade de 2 megas para 600kbps.
Quê??????????????
Mais surreal – diz ele que o pedido foi feito de uma ligação do meu telefone residencial, num horário que estou no consultório e não fica ninguém em casa.
Mais surreal ainda – a pessoa disse se chamar Érimar, assim, com “r” no final.
Eu informei que não fiz essa ligação, e que estou surpresa com a falta do que fazer de sei lá quem que deu esse telefonema, e mais ainda, da pessoa ter meu número de CPF, já que é um dado pedido quando se faz alguma solicitação a Oi.
Ele releu a informação do pedido, e a data e hora que ele foi atendido. Também me sugeriu que registrasse uma senha no sistema para ser usada daqui pra frente em qualquer solicitação referente a essa linha.
Registro de senha feito, pedido de aumento da velocidade oficializado, prazo de 72 horas.
E como hoje é domingo, dia de post novo, só podia escrever sobre isso. Afinal numa semana de tantas novidades, entre elas um evento para o Dia das Mães, esse acabou sendo o assunto que mais me afetou.
É só um desabafo, uma gota no oceano de reclamações contra as operadoras, mas como disse Madre Tereza de Calcutá:
"Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota d'água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota."
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