domingo, 27 de maio de 2012

Frases motivacionais?

Érima de Andrade

Uma das frases motivacionais que mais leio e ouço é: “eu quero, eu posso, eu consigo”. A pessoa foca no seu objetivo, repete a frase, e sai em busca das suas conquistas.

Mas tenho escutado com mais frequência no consultório “eu não quero”, “eu não gosto” e “eu estou sempre certo”, de pessoas que acreditam que isso as deixa mais perto de conquistar o que desejam.

Surpreendentemente para elas que vivem repetindo essas frases, nenhuma mudança acontece na vida e as conquistas tão desejadas, não se realizam.

Quem repete “eu não quero”, parece acreditar que tem o poder mágico de mudar uma situação pelo simples fato de repetir constantemente eu não quero”.

Lembro especialmente de uma pessoa que repetia revoltada diariamente, “eu não quero esses números”. Que números são esses? O resultado da sua medição diária de glicose. Berrava, se descompensava e continuava insistindo em não alterar hábitos que mantinham essa situação. Segue repetindo apenas “eu não quero”. Ok. É uma escolha.

E ela não é a única a acreditar que pode obter mudanças sem fazer mudanças. Ontem mesmo atendi alguém que não está conseguindo alcançar seus objetivos de saúde e bem estar. No meio da conversa falamos de atividade física e ingestão de água. “Os médicos vivem me dizendo isso. Sempre reclamam que não bebo água, que como errado e não faço exercícios. Mas eu não gosto.” (sic) E segue procurando quem lhe ofereça uma solução mágica respeitando todos os “eu não gosto” que ela disser.

Como chegar num destino diferente pegando sempre a mesma estrada? Será que não é óbvio que para conseguir resultados diferentes do que tem conseguido até agora, é preciso tomar atitudes diferentes das que tem tomado até agora?

Quem acredita que está sempre certo não precisa mudar nada, e com isso também não vai conseguir mudar resultados insatisfatórios obtidos. Se está certo, não tem nada para mudar, então como atingir resultados diferentes? Se mesmo não vendo erros, não gosta dos resultados, então por que continuar no mesmo caminho?

Eu não tenho essas respostas. Mas vejo com profunda compaixão o esforço de quem tenta me convencer que o caminho de sempre vai levar a um destino diferente... é uma escolha.

Sabe Deus quantas vezes mais essas pessoas vão precisar passar por isso para começar a aceitar que atitudes diferentes vão resultar em situações diferentes. E quem sabe, finalmente alcançar o sucesso tão desejado...

Não sei se eles conhecem o “eu quero, eu posso, eu consigo”. Mas do jeito que insistem nos erros vão considerar que repetir essa frase será suficiente para “resolver” tudo, desde mudar resultados de exames, até emagrecer, viajar, ter amigos, etc...

A mim parece que nenhuma informação dada até agora a essas pessoas contribui para provocar impacto na saúde e na qualidade de vida delas. Mas não tem mágica, a intenção sozinha não leva a mudanças, é preciso ação.

É preciso olhar as atitudes e escolher fazer diferente. Mas se não olham não sabem, se não sabem , não podem fazer nada , se não podem fazer nada se isentam das consequências e seguem sofrendo com os resultados alcançados.

Sri Prem Baba explica:

“Compreender a relação de causa e efeito permite que a entidade faça algumas escolhas: ela pode, por exemplo, escolher abrir mão de alguma opinião obstinada ou de uma arrogância; ela pode escolher deixar o outro ter a última palavra. Ela começa a redirecionar os vetores da vontade para fazer diferente e se percebe usando a consciência disponível para descondicionar a mente. Com isso, algumas vitórias são possíveis.”

“O ser humano passa muito tempo acreditando que as dificuldades vêm de fora e a principal distração nesse mundo é o jogo de acusações.
Você está sofrendo? Há situações negativas se repetindo em sua vida? Por mais que você possa provar matematicamente que o mundo está contra você, eu lhe afirmo:
a responsabilidade é sua. Vamos trabalhar para você enxergar isso. O foco é trazer para a consciência, até que, pouco a pouco, você vai iluminando as partes da personalidade que estão na sombra, a ponto de poder largar o jogo do egoísmo.” Sri Prem Baba

Faça a sua escolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!