domingo, 20 de maio de 2012

Desresponsabilizar

Érima de Andrade

Tenho visto no consultório tantos exemplos de desresponsabilidade, que estou me perguntando: há uma cultura de desresponsabilização?

“Se acontece algum problema de comportamento, os pais primeiro procuram a responsabilidade em todos os que estão envolvidos no quotidiano dos filhos, quer nos adultos, quer nos colegas, e só por último no filho,” escreveu Sónia ParenteMestre em Psicologia Educacional.

E ela continua “é com os erros que vamos aprendendo a tornarmo-nos pessoas melhores, ou seja, que evoluimos, mas se isso não for promovido desde sempre, haverá tendência a fugir da responsabilidade dos nossos atos e a culpar sempre os outros.”

Angela Tessicini escreveu “as crianças costumam idealizar o mundo e acreditar que tudo é possível, por isso, às vezes fogem das regras. Cabe aos pais, por meio de negações, mediar essa fase colocando para elas alguns limites.”

Errar é humano. Espera-se dos adultos que assumam seus erros, que assumam as consequências dos seus atos, que assumam sua própria vida. Mas parece que muitos adultos escolheram viver na Terra do Nunca.

Lucia de Belo Horizonte escreveu sobre a síndrome de Peter Pan“Peter era um rapaz triste. (...) Ele resvalou no abismo entre o homem que não desejava tornar-se e o menino que não podia mais ser.” 

“Centenas encaminham-se para um estágio de vida que os assusta. Apavorados, apressam-se a engrossar a fileira dos "meninos" perdidos. Mais cedo ou mais tarde, vários deles superarão seus temores da vida e desertarão da legião, todavia, muitos outros rendem-se ao medo e submetem-se à convicção de estarem perdidos. Essa legião de "meninos perdidos" tem 
membros de todas as idades; adultos e pais de família, que ainda se comportam como os meninos da Legião de Peter Pan e vivem como se estivessem irresponsavelmente, na Terra do Nunca...” Lucia de Belo Horizonte 

“A vida não é um comercial de margarina, embora gostaríamos que fosse. Assim como na propaganda, achamos que nossa existência só é boa quando somos felizes e o que acontece está de acordo com nossos desejos. Essa é uma visão, porém, infantilizada da realidade.” Angela Tessicini 

Crescer é se responsabilizar. Se desresponsabilizar é não assumir seus erros. Ser irresponsável é não assumir as consequências dos seus atos.

Quem se desresponsabiliza não age, não sente que faz parte da solução, não participa, ignora o que lhe acontece e o que acontece ao seu redor. Não tem nenhum poder sobre a própria vida, o “mundo” a modifica.

Nos anos 70 Lilian fez sucesso cantando uma versão da música Soy Rebelde de Manuel Alejandro, um hino da desresponsabilização:

“Eu sou rebelde
Porque o mundo quis assim
Porque nunca me trataram com amor
E as pessoas se fecharam para mim

Eu sou rebelde
Porque sempre sem razão
Me 
negaram tudo aquilo que sonhei
E me deram tão somente incompreensão

Eu queria ser como uma criança
Cheia de esperança e feliz
E queria dar tudo que há em mim
Tudo em troca de uma amizade

E sonhar, e viver
Esquecer o rancor
E cantar, e sorrir
E sentir só o amor

Rebelde? Será? Enquanto o olhar estiver para fora, procurando nos outros as causas e os motivos das suas próprias atitudes, não tem como evoluir, vai ser “rebelde” para sempre...

“Peter evitava a todo custo e fez de tudo para rejeitar todas as coisas do mundo adulto. (...) Com muita frequência, a alma de Peter vem conquistando corações de um significativo número de pessoas que estão indo a caminho dos conflitos emocionais e sociais. (...) Mas diversamente de nosso travesso heroi, é impossível que adultos queiram permanecer jovens e despreocupados para sempre.” Lucia de Belo Horizonte

Quer se responsabilizar por sua própria vida? Você pode começar buscando uma coerência entre seus pensamentos, suas palavras e suas ações. Ou como diz Robert Happé, buscando uma integração:

“Integração significa equilibrar as polaridades da experiência, encarar a situação e se permitir ser guiado pela intuição. Então, ao invés de fugir ou negar algo que esteja acontecendo, simplesmente observe e se pergunte: “como posso lidar com essa situação?” e coloque-se disponível para ouvir os ensinamentos que vem de dentro de você. Desligue-se do processo analítico por um momento e sinta cada aspecto da situação – a partir da intuição, você receberá informações sobre como agir.” 

Só é possível crescer olhando para dentro. Todas as respostas estão dentro de você. Abra-se para essa sabedoria, permita-se aprender com suas experiências, apodere-se da sua evolução, invista no seu crescimento.

E lembre-se, mudar essa situação, sair da Terra do Nunca, depende apenas de você.

Como você quiser, assim será.

2 comentários:

  1. Nao sei como consegue integrar tao bem tantas falas diversas e ainda colocar sua opiniao.Diria que sua formacao de TO e Belas Artes te ajudaram a tecer bons textos.Bom domingo!

    ResponderExcluir
  2. "Nao sei como consegue integrar tao bem tantas falas diversas e ainda colocar sua opiniao.Diria que sua formacao de TO e Belas Artes te ajudaram a tecer bons textos.Bom domingo!"

    Obrigada! Beijos

    ResponderExcluir

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!