domingo, 21 de agosto de 2011

Memória

Érima de Andrade

Nossa memória depende do bom funcionamento do nosso cérebro. E para termos um cérebro funcionando bem, saudável e vivo dependemos de vários fatores, da alimentação ao sono, da atividade física ao lazer.

Se estivermos frequentemente nos sentindo com a mente cansada, com preguiça de pensar, planejar e aprender, ou tendo lapsos de memória, está na hora de dar uma atenção especial ao cérebro.

A mente cansada pode causar, inclusive, problemas emocionais. Entre eles as frustrações por não se sentir com plena capacidade mental e o estresse decorrente da estafa intelectual.

Mas é possível mudar esse quadro e ligar, ativar e turbinar o cérebro para mantê-lo sempre funcionando bem. Depende apenas de você.

Ligamos o cérebro com hidratação e oxigenação; ativamos com risos, relaxamento e alongamento; turbinamos com atividades físicas e exercícios de integração dos dois hemisférios.

Ou seja, para ligar o cérebro, é preciso cuidar de beber água. E se você nem ao menos sente sede, isso significa que você se tornou um desidratado crônico. Nesse caso, você precisa reaprender a beber água.

Um desidratado crônico, se resolver beber 2 copos d’água de uma vez, vai aproveitar muito pouco dessa água... Dali a uns 20 minutos vai eliminar toda ela pela urina. A imagem é a de um solo muito ressecado. A terra está tão dura que quando cai uma chuva forte e rápida, não penetra na terra, respinga. É preciso uma chuva fina e constante, no caso do organismo, bebericar água ao longo do dia. Alguns estudos recomendam que se beba de 6 a 8 copos diários de líquidos. A quantidade ideal de ingestão depende de algumas variáveis, por exemplo, se o tempo está seco, se está quente ou frio, se a umidade do ar está baixa, se a pessoa faz alguma atividade física ou não, se tem o hábito de comer frutas ou não. E tudo isso varia de pessoa para pessoa. O importante é ficar atento aos sinais de falta d’água mandados por seu organismo.

Além de hidratar, para ligar é preciso oxigenar. Oxigênio é vida e, para o cérebro, é a fonte máxima de energia. Portanto, saber respirar de maneira correta e plena faz com que a voltagem do cérebro jamais caia ou falhe. Já viu um recém nascido respirando? Quando o ar entra nos pulmões a barriga cresce, quando o ar sai a barriga murcha, em um ritmo cadenciado, de vai e vem, naturalmente sereno; inspira barriga cresce, expira barriga desce.
E você, já se observou respirando? Você mexe a barriga?

Se você mexe a barriga, ótimo! Significa que está respirando fundo, enchendo seus pulmões com ar novo, renovando o oxigênio do organismo e eliminando o ar velho.

Se for só o seu peito que mexe... Você está respirando apenas com a parte de cima dos pulmões, a parte de baixo fica parada, com ar estagnado, sem renovação. E se entra pouco ar, a nossa atividade cerebral diminui, ficamos com menos capacidade de reação e menos vitalidade física e mental.

Respirar profunda e lentamente, levando o ar até o abdômen, relaxa, alivia as tensões, tranquiliza. Experimente fazer uma respiração completa, a mesma que você usava quando era um recém nascido.  Inspire projetando o abdômen para fora, continue inspirando expandindo as costelas para os lados e dilatando a parte mais alta do tórax. Retenha o ar nos pulmões por alguns instantes; e expire soltando a parte alta, depois a média e finalmente a parte baixa dos pulmões. Uma respiração longa, lenta e profunda pode criar dentro de cada um, um paraíso particular de harmonia, paz e saúde. Cinco minutos de respiração abdominal controlada por dia, podem fazer um milagre pessoal em você.

Para ativar seu cérebro risos, relaxamento e alongamento. O relaxamento você consegue ao fazer o exercício respiratório. E o alongamento? Há quanto tempo você não se espreguiça? Nada melhor que acordar e espreguiçar, alongando e esticando os membros, bocejando, despertando. Mas ao longo do dia, espreguiçar também é muito bom! Ajuda inclusive a manter lubrificadas as suas articulações. Li no blog da Teresa Santos: “O ato de espreguiçar faz libertar endorfinas através dos músculos, hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar. A serotonina, também é libertada neste processo,  que ajuda ativar a memória e a dar mais vitalidade ao corpo.” Quer dar uma paradinha no texto e espreguiçar?

E rir é mesmo o melhor remédio! Precisamos dos risos e das brincadeiras para interagir e também para aliviar as tensões. O riso estimula os circuitos de euforia no cérebro. Rir diminui o hormônio do estresse, o cortisol, baixa a pressão sanguínea e melhora o sistema imunológico. Dar risada é importante. Viver alegre faz parte do ato de pensar positivamente, o que afeta a mente e a sua qualidade de vida. Então não perca nenhuma oportunidade de se divertir.

E para turbinar, atividades físicas e exercícios de integração dos dois hemisférios.

Atividades físicas não se referem só as feitas em academias. É possível fazer exercício por conta própria inclusive com as suas atividades de rotina. Fazer as compras da casa, levar o cachorro para andar, caminhar de casa para o local de trabalho, optar pela escada ao invés do elevador, por exemplo. Você também pode dançar, caminhar ao ar livre, pular corda, nadar, o importante é escolher alguma atividade que lhe dê prazer.

E os exercícios de integração dos hemisférios? Conceição Trucom dá alguns exemplos: “faça o salto cruzado (faz-se um X com braços e pernas) com uma música alegre de fundo. Coordene os movimentos de forma que o braço e a perna oposta mexam ao mesmo tempo. A mão direita busca tocar o joelho esquerdo, que levanta e também tenta tocar a mão direita.

Faça os movimentos aproveitando para mover os olhos em todas as direções.

Leve sua mão ao joelho oposto, cruzando a linha divisória. Quando os seus hemisférios cerebrais trabalham juntos desta forma, sua mente fica totalmente aberta para aprender novas informações. 

Os movimentos cruzados levando braços e pernas para frente trabalham a visão de futuro.

Quando cruzamos levando penas e braços para trás (mão direita busca tocar o tornozelo esquerdo, e vice-versa) ativam a intuição, o raciocínio matemático abstrato e a visão espacial.

Quando realizado (para frente ou para trás) com pulos, trabalha a verticalidade, a abstração, a capacidade de organização e planejamento.

Quando praticar: pela manhã ao levantar por 5-10 minutos, se possível ao ar livre ou diante de uma janela; e outras vezes ao dia se desejar.”

E para estimular a memória, atividade diária: entre as atividades recomendadas estão a dança, a prática de esportes individuais ou em grupo, caminhada ao ar livre, meditação, ioga, leitura, palavras-cruzadas, jogos de cartas e o cultivo de algum passatempo, como colecionar selos e cuidar de animais.

É importante também cultivar a atenção, estar relaxado e emocionalmente bem, utilizar ao máximo a sua capacidade mental. Desafie o novo. Aprenda novas habilidades. Cuide da sua alimentação, hidratação e do seu sono. Preste atenção. Visualize imagens. Pratique exercícios mnemônicos: associe fatos a imagens; todo dia procure observar um objeto ou pessoa e desenhe, ou descreva, suas principais características, entre outros.

Quer praticar em grupo? Então inscreva-se na Oficina de Memória do Espaço Corporal Vania Maciel.

Estrada Francisco da Cruz Nunes - 6.501 (Itaipu Multicenter), 3º piso, sala 328, Itaipu, Niterói-RJ, cep: 24350-310
Tels: (21) 2608-1088 - (21) 8892-6195

Nos vemos lá!

2 comentários:

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!