Érima de Andrade
Leonardo Boff, autor do livro “Princípio de Compaixão e Cuidado” explica que:
Leonardo Boff, autor do livro “Princípio de Compaixão e Cuidado” explica que:
“Somos essencialmente seres com-passivos.”
“Vamos ao encontro do outro para salvar-lhe a vida, trazer-lhe água, alimentos, agasalho e especialmente o calor humano. Sabemos pela antropogênese que nos fizemos humanos quando superamos a fase da busca individual dos meios de subsistência e começamos a buscá-los coletivamente e a distribuí-los cooperativamente entre todos.”
E conclui:
“O que nos humanizou ontem, nos humanizará ainda hoje.”
A compaixão nos fez humanos, e a amizade nos mantém humanos. As amizades são uma parte importante da nossa vida, é do ser humano a necessidade de compartilhar a vida com outras pessoas.
Num texto, de autor desconhecido, que circula pela internet, um pai aconselha o seu filho, recém casado, a nunca esquecer seus amigos.
“Serão mais importantes na medida em que você envelhecer. Independentemente do quanto você ame sua família, os filhos que porventura venham a ter, você sempre precisará de amigos.”
O texto termina com o filho descrevendo o que aprendeu nos 50 anos que seguiu o conselho do pai:
“O tempo passa. A vida acontece. A distância separa. As crianças crescem. Os empregos vão e vêem. O amor fica mais frouxo. As pessoas não fazem o que deveriam fazer. O coração se rompe. Os pais morrem. Os colegas esquecem os favores. As carreiras terminam. Mas... os verdadeiros amigos estão lá, não importa quanto tempo e quantos quilômetros estão entre vocês.”
“Quando iniciamos esta aventura chamada vida, não sabíamos das incríveis alegrias ou tristezas que estavam adiante. Nem sabíamos o quanto precisaríamos uns dos outros.”
A amizade, afirmam os especialistas, é uma das estratégias para administrar o estresse. Os momentos com os amigos são momentos preciosos de troca, desabafo e compaixão.
Entre as mulheres, a amizade é ainda mais especial. Estudos concluíram que a amizade entre as mulheres constitui uma fonte recíproca de força, bem-estar, alegria e saúde.
- invista tempo, energia e dedicação.
- expresse sempre seus sentimentos, opiniões e desejos. Não espere que o outro adivinhe o que você pensa.
- fale o que seu amigo precisa ouvir, mas tenha o cuidado de preparar o terreno.
- procure renovar os interesses em vez de se apegar aos papéis antigos. Afinal, as pessoas e as situações estão sempre mudando.
- esteja aberto para conhecer gente que pensa de modo diferente, que tem outros hábitos e atitudes. Respeitar a diversidade é um grande aprendizado.
- lembre-se ainda de que todo desconhecido é um amigo em potencial.
Vamos fazer amigos?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!