quinta-feira, 14 de abril de 2011

A importância da amizade

Érima de Andrade

Leonardo Boff, autor do livro “Princípio de Compaixão e Cuidado” explica que:

“Somos essencialmente seres com-passivos.”

“Vamos ao encontro do outro para salvar-lhe a vida, trazer-lhe água, alimentos, agasalho e especialmente o calor humano. Sabemos pela antropogênese que nos fizemos humanos quando superamos a fase da busca individual dos meios de subsistência e começamos a buscá-los coletivamente e a distribuí-los cooperativamente entre todos.”

E conclui:

“O que nos humanizou ontem, nos humanizará ainda hoje.”

A compaixão nos fez humanos, e a amizade nos mantém humanos. As amizades são uma parte importante da nossa vida, é do ser humano a necessidade de compartilhar a vida com outras pessoas.

Num texto, de autor desconhecido, que circula pela internet, um pai aconselha o seu filho, recém casado, a nunca esquecer seus amigos.

“Serão mais importantes na medida em que você envelhecer. Independentemente do quanto você ame sua família, os filhos que porventura venham a ter, você sempre precisará de amigos.”

O texto termina com o filho descrevendo o que aprendeu nos 50 anos que seguiu o conselho do pai:

“O tempo passa. A vida acontece. A distância separa. As crianças crescem. Os empregos vão e vêem. O amor fica mais frouxo. As pessoas não fazem o que deveriam fazer. O coração se rompe. Os pais morrem. Os colegas esquecem os favores. As carreiras terminam. Mas... os verdadeiros amigos estão lá, não importa quanto tempo e quantos quilômetros estão entre vocês.”

“Quando iniciamos esta aventura chamada vida, não sabíamos das incríveis alegrias ou tristezas que estavam adiante. Nem sabíamos o quanto precisaríamos uns dos outros.”

Amigos nos ajudam a preencher os vazios emocionais e a recordar quem somos realmente.
A amizade, afirmam os especialistas, é uma das estratégias para administrar o estresse. Os momentos com os amigos são momentos preciosos de troca, desabafo e compaixão.

Entre as mulheres, a amizade é ainda mais especial. Estudos concluíram que a amizade entre as mulheres constitui uma fonte recíproca de força, bem-estar, alegria e saúde.

Homens e mulheres podem, e devem, cultivar amizades. O psiquiatra Cyro Masci, dá algumas dicas para fortalecer os laços entre amigos:

invista tempo, energia e dedicação.

- expresse sempre seus sentimentos, opiniões e desejos. Não espere que o outro adivinhe o que você pensa.

- fale o que seu amigo precisa ouvir, mas tenha o cuidado de preparar o terreno.

- procure renovar os interesses em vez de se apegar aos papéis antigos. Afinal, as pessoas e as situações estão sempre mudando.

- esteja aberto para conhecer gente que pensa de modo diferente, que tem outros hábitos e atitudes. Respeitar a diversidade é um grande aprendizado.

- lembre-se ainda de que todo desconhecido é um amigo em potencial.


Vamos fazer amigos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!