quinta-feira, 17 de março de 2011

Bicho-papão? Riddikulus!

Érima de Andrade

Li o texto Mutantes, retirado do livro Saúde Perfeita, escrito por Deepak Chopra. Ele afirma:

"Somos  as únicas criaturas na face da terra  capazes de mudar nossa biologia pelo que  pensamos e sentimos!” 

E é verdade!

Lembre-se de todas as vezes que você se apaixonou por alguém ou por uma idéia. Com certeza estava transbordando saúde e energia. O dia rendia, dava tempo para tudo, e nada parecia cansativo ou difícil demais para fazer.

E nos momentos de tristeza? Reparou como a nossa imunidade baixa? Qualquer ventinho nos deixa um resfriado, qualquer pequena caminhada é como se fosse uma maratona, falta energia para tudo.

O melhor de tudo foi saber pelo texto que pensar sobre uma situação provoca em nós as mesmas reações metabólicas que a situação provocou. Diz ele:

“A recordação de uma situação estressante, que não passa de um fio de pensamento, libera o mesmo fluxo de hormônios destrutivos que o estresse.”

Se funciona para recordações estressantes, funciona também para recordações de momentos felizes! Ou seja, podemos mudar nossas respostas metabólicas, tomando consciência dos nossos pensamentos e modificando-os.

Numa próxima vez que você estiver triste, em vez de alimentar sua tristeza com pensamentos negativos, busque nas suas memórias suas melhores lembranças felizes, e reviva-as. O nosso inconsciente trabalha com imagens que, quando reforçadas, adquirem um poder capaz de inverter qualquer situação. Vamos usar esse poder!

Poder... transformação... magia...  me fez lembrar de um trecho do livro Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, de J.K. Rowling. Nele o professor Lupin explica para a turma:

“O feitiço que repele um bicho-papão é simples, mas exige concentração. Vejam, a coisa que realmente acaba com um bicho-papão é o riso. Então o que precisam fazer é forçá-lo a assumir uma forma que vocês achem engraçada. Vamos praticar o feitiço com as varinhas primeiro. Repitam comigo, por favor... riddikulus!”

Na nossa vida também não é assim? Do meio de uma situação que a princípio parecia uma tragédia, você se dá conta do ridículo dela e começa a sorrir. Primeiro discretamente, de repente as gargalhadas, e pronto! Seu metabolismo muda e tudo fica muito mais fácil.

Qual é o seu bicho-papão? O riso repele o bicho-papão, qualquer que seja ele, tristeza, desânimo, desapontamento, ou qualquer outro sentimento negativo que tenha tomado conta de você.

Então, pegue sua varinha, concentre-se e faça-o assumir uma forma que você ache engraçada: riddikulus! Transforme-o numa piada! Você pode mudar, você tem esse poder. Sempre é possível achar motivos para ser feliz.

Sua saúde agradece.


2 comentários:

  1. O filme "Quem somos nós" também explica como um pensamento pode ter o mesmo 'valor' de um fato. Vale assistir!
    Bjs

    ResponderExcluir

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!