domingo, 18 de março de 2018

Temperos em Casa

Érima de Andrade

A mãe de uma amiga, desde antes de nos conhecermos, separava as latinhas usadas na cozinha, pintava com criatividade e bom gosto, furava o fundo e
pendurava ao longo do muro lateral da casa com mudas dos temperos que mais usava. Há mais de trinta anos, muito antes de virar moda, ela já reciclava, reutilizava, e valorizava os temperos orgânicos da sua hortinha.

Atualmente atendo duas pessoas que, por motivos diferentes,
despencaram no seu padrão de vida, mas decidiram, ao menos em casa, comer colorido, com sabor, e fresco.

Se o dinheiro não dá para comprar tudo que desejam, algumas vezes fica caro até na promoção, a solução foi plantar em casa de uma maneira barata, e que funcionasse.

São muitas as vantagens de cultivar uma horta em casa, entre elas: é fácil. Você precisará separar um tempo para se dedicar aos cuidados com irrigação e adubagem, para observar a saúde das plantas, e para cuidar das necessidades de cada espécie. E assim você obtém alimentos de qualidade, que farão diferença na alimentação da sua família. Existe uma grande variedade de verduras, vegetais, ervas e temperos possíveis de cultivar em casa com pouco espaço.

Tem muitas, muitas opções baratas de fazer uma hortinha em casa tendo ou não espaço, plantando ou não em vasos, reciclando ou não embalagens e caixas. Além das opções de semear, comprar mudas, e fazer suas próprias mudas.

Terapeutas ocupacionais devem, ao menos, experimentar as atividades que propõem aos seus pacientes. E lá fui eu fazer mudas, plantar e avaliar o grau de dificuldade de manter a plantação saudável. Árvores requerem menos cuidado, temperos pedem atenção pelo menos 2 vezes por semana. Mas nada que chegue a atrapalhar a rotina da casa, nem sua agenda pessoal. Dificuldade nível fácil demais.

Se você não tem prática com plantas, vasos, regas, cuidados com a terra, minha sugestão é que você comece pelos temperos. E tem motivos. Eles nascem mais rápido, e você em pouco tempo estará usando sua produção para temperar sua comida. E isso é muito motivador.

Comece plantando os temperos que você mais gosta de usar em casa. Ter uma plantação linda, mas que não agrade ao seu paladar, é um convite a auto sabotagem, a abandonar a atividade, a se frustrar com seu trabalho. Deixe para um outro momento experimentar novos sabores. Comece pelo que você conhece e gosta.

Uma pesquisinha rápida na internet vai lhe apresentar muitas ideias de fazer sua hortinha reaproveitando garrafas pet. Eu achei essas sugestões nos sites:







Também tem opções em caixas, caixotes, vidros, vasos, jardineiras e onde mais sua imaginação mandar:



Repare que nas fotos que achei tem muitas ideias de hortas soltas, que podem ser transportadas, sem dificuldades, tanto para o local da casa com a luz mais adequada, quanto para a cozinha quando você for usar.

Nos meus testes em casa, fiz mudas de tomatinhos, tangerina, laranja, cebolinha. Meu tomateiro está cheio de frutos. Plantei as sementes num vaso, e permanecerão lá. Essa aqui foi a primeira colheita:

Aqui vale contar que os frutos, mesmo que estejam no mesmo pé, amadurecem em momentos diferentes. Então, quando começar sua colheita, lembre-se de olhar sua plantinha diariamente. Você, no caso dos tomates, pode tirá-los ainda verde que amadurecerão sem apodrecer.

Eu tenho um pedaço de terreno, então meu futuro pé de tangerina já está no chão. Mas não plantei direto no terreno. Separei as sementes de uma tangerina que gostei especialmente, deixei germinar, coloquei num vasinho e quando atingiu uns 15 cm, coloquei no local definitivo.


Mas saiba que todas as cítricas ficam bem em vaso a vida toda. Claro que crescerão menos que na terra, produzirão menos, mas para o consumo de uma família, serão suficientes. E é tão legal andar pela casa para pegar o limão para temperar, a acerola para fazer suco, a laranjinha kikan para fazer um doce de sobremesa, e todas as outras que você escolher.

Se escolher fazer sua horta numa jardineira, ou numa caixa, lembre-se de se informar sobre o desenvolvimento de cada espécie escolhida. Por exemplo, hortelã deve ser plantado sozinho no recipiente que você escolher. Ele espalha suas raízes com rapidez, por todo espaço disponível, enfraquecendo e matando as outras espécies que estiverem ao lado.

Ao decidir fazer sua horta, você talvez tenha que comprar mudas, ou sementes. Mas muitas outras você multiplica a partir das suas compras no mercado. Por exemplo, cebolas criam raízes até dentro da sua geladeira, depois é só plantá-la num vaso e terá sua muda.

Molho de cebolinhas normalmente vem com as raízes, é só plantar. Minhas mudas vieram desse método.

Laranja, tangerina, limão, tomates, abóbora, você faz mudas a partir das sementes. Aqui em casa plantei as sementes de tomate sem esperar que secassem. Caroços de abóbora também podem ir direto para a terra. Deixei secar as sementes de laranja e tangerina antes de plantar. Mas todas as sementes podem ser germinadas antes, e ir para a terra quando as raízes furarem a casca.



Alecrim você faz mudas a partir de estacas. Traduzindo, você corta mais ou menos 10 cm a partir do topo do molho de alecrim que você comprou no mercado, e planta.



Espinafre, manjericão, alface, salsinha você precisará comprar as sementes. Mas as batatas você pode fazer mudas. Para a batata inglesa, separe uma batata saudável e deixe em local iluminado até que nasçam os brotos. Quando os brotos atingirem 2 cm, estará pronta para ser plantada.

A batata doce é muito especial. Escolha sua batata doce no mercado. Coloque num recipiente de vidro, ou plástico. Comece colocando pouca água, mas quando começar a brotar, complete o vaso com água. Em pouco tempo você vai ter uma bela e exuberante folhagem, que pode ser direcionada para fazer o contorno de uma janela, por exemplo. A água precisa ser completada diariamente. E se optar por colocar na terra, cuide de manter o solo úmido. 



E aí? Com tudo que você leu aqui, você continua acreditando que é necessário um investimento muito alto para ter o prazer de colher, em casa, uma parte da sua comida?

Acredite, esse pequeno e saudável prazer pode se transformar no marco inicial do seu movimento para uma vida melhor. Um pequeno passo, mas é o suficiente para lhe tirar da paralisia, motivar novas atitudes, vislumbrar novas metas rumo ao seu objetivo de se tornar a sua melhor versão. 

Qualquer caminho que você escolher com o objetivo de melhorar sua qualidade de vida, vale a pena. 

Descubra o seu, e vá em frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!