domingo, 28 de janeiro de 2018

Mestres

Érima de Andrade

Márcia Alves, sempre inspirada, escreveu:Crescer custa, demora, esfola, mas compensa. É uma vitória secreta, sem testemunhas. O adversário é você mesmo. E a receita é uma só: fazer as pazes com você, diminuir a expectativa e entender que felicidade não é ter, é ser.”

Direta ao ponto: a felicidade não é ter. Para ser feliz, não importa seu patrimônio, não importam seus diplomas, não importa se você tem um guru, não importa o que você tem, conquistou, estudou. Como você é, tendo tudo isso, ou não tendo nada disso, é que realmente faz a diferença. Felicidade é ser. Estar em paz sendo você com suas vivências, experiências, crenças, sentimentos, pensamentos.

Crescer passa por saber que a perfeição não é uma qualidade do ser humano, mas que cada um de nós, é mais perfeito sendo o que é, do que tentando ser uma pessoa diferente.

Você já deve ter ouvido a frase que diz que quando o discípulo está pronto, o mestre aparece. Talvez essa frase tenha lhe levado a pensar que se você crescer, evoluir, se abrir para a transformação, um guru, um guia espiritual, um lama, um mestre encarnado, vai surgir na sua vida. Ou que você vai fazer contato com um mestre de intensa luz.

Nem todos encontraremos um mestre elevado nessa vida, mas todos nós encontraremos pessoas que serão mestres a nos ensinar no dia a dia. Por exemplo, conhecer alguém que realmente lhe magoa, é conhecer um mestre da compaixão. Por que? Porque essa pessoa está lhe dando a oportunidade de exercitar a compaixão. Se essa pessoa lhe magoa, e você ainda não pode sentir amor e compaixão por ela, é um sinal de que você ainda não foi totalmente transformado. Esse é o aprendizado que ela lhe trouxe, um lembrete de que você precisa continuar a se transformar.


Saiba que nem sempre você recebe o que deseja, mas com certeza, sempre recebe o que precisa. E se precisa de um mestre de compaixão, pode aparecer na sua vida alguém que verdadeiramente lhe magoe.

Nem todos encontrarão um mestre nessa vida, mas todos nós passaremos por situações mestras, porque quando o discípulo está pronto, o mestre aparece.

Acredite, se a situação surgiu na sua vida, seja ela qual for, você já está pronto para lidar com ela. Ela é o aprendizado que você precisa no momento. Ela é o mestre que vai lhe ensinar algo sobre você mesmo.

Nada do que você vive e aprende se perde. E uma vez vencida essa dificuldade que o universo colocou na sua vida, você se torna um mestre dessa situação. Mestre mostra o caminho, porque sabe o caminho, porque passou pelo caminho. E se você é alguém que descobriu uma solução para a dificuldade que se apresentou, você virou um mestre, tem algo a ensinar sobre essa vivência.

Gosto de contar meu aprendizado na faculdade de educação física. Por conta da asma, desde muito pequena, entrei para yoga e natação. Na faculdade não tive dificuldade com nenhum nado. Ao contrário, me sai tão bem nadando que virei monitora.

Um dia estava ajudando uma colega a treinar para a prova de nado de peito. Ela dançava maravilhosamente bem, mas ia perder na natação por notas muito baixas. Eu, na lateral da piscina, acompanhando o nado dela, e totalmente desesperada. Ela fazia corretamente os movimentos de braços, pernas e respiração, mas não saia do lugar. Eu não tinha ideia do que estava errado. Todos os parâmetros que eu conhecia estavam certos, mas ela não avançava.

Chamei meu professor, que bateu o olho e viu a dificuldade de imediato. Ela tinha o vício da dança, fazia o movimento com os pés em ponta. Quando acertou a posição dos pés, nadou super bem. Nada do que se aprende se perde, até essa dificuldade, pois é justamente por ter descoberto que é possível nadar sem sair do lugar, que acontecem shows de palhaços aquáticos. E eles são ótimos!

Eu nunca tive dificuldade para nadar, então nunca precisei prestar atenção em tantos detalhes. Mas mesmo que você não tenha dificuldades no seu caminho, você pode se tornar um mestre aprendendo pela observação e auto-observação.

Observar o que acontece ao seu redor, e auto-observar o que acontece com você ao observar o seu redor. Qualquer aprendizado é sempre a partir de você.

Olhe o que acontece ao seu redor e pergunte-se: Como eu reagiria naquela dificuldade que o outro está enfrentando? Como eu me sinto ao me colocar nessa dificuldade? Que sentimento essa dificuldade desperta em mim? Como eu lido com os sentimentos despertados?

Para aprender, você de fato, precisa examinar seus sentimentos. Fazer uma análise intelectual da situação ajuda a resolvê-la. Mas para aprender com a situação, você precisa tornar consciente seus sentimentos em cada momento.

O verdadeiro sucesso não é ser um grande solucionador de problemas. O verdadeiro sucesso é a plenitude interior. É quando nos sentimos completos por ser quem somos e consequentemente realizarmos o que viemos realizar. E só dá para ser plenamente quem somos, reconhecendo os sentimentos que surgem em cada passo do caminho.

Olhe sua vida, você tem clareza das lições que aprendeu com as muitas situações que viveu? Você já se deu conta que todas as pessoas que fazem parte da sua vida, são mestres que surgiram no seu caminho?

Somos todos mestres e aprendizes. Abra-se para os aprendizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!