domingo, 21 de janeiro de 2018

Sobre Cigarras

Érima de Andrade

As cigarras estão tão animadas por aqui que viraram o assunto da semana. Resolvi falar sobre elas no melhor estilo Globo Repórter: quem são? Onde vivem? Do que se alimentam? Por que cantam? Elas anunciam mesmo o calor?

imagem da página: http://animais.culturamix.com/informacoes/insetos-e-aranhas/tudo-sobre-as-cigarras

Aliás, essa é a minha maior dúvida:
quando a cigarra canta significa que vai esquentar, como muitos dizem, ou ela canta por já estar quente?

Com o calorão que fez por aqui essa semana, ouvir cigarras e pensar que estão anunciando mais calor, desanima….

Quem são? As cigarras são insetos que passam a maior parte da vida sob a terra. Suas formas jovens são chamadas de ninfas, e assim que nascem, saindo de ovos postos em galhos de árvores, caem no solo e entram na terra.

No subsolo, buscam raízes de árvores, nas quais se fixam para sugar a seiva. Depois de passar cerca de um ano nestas condições, estes insetos amadurecem e deixam a terra para concluir seu ciclo vital, para entrar na fase adulta.

Uma das curiosidades do ciclo de vida da cigarra é que a sua fase adulta é bastante curta, durando poucas semanas, devido à dificuldade de maturação. No Brasil, o ciclo de vida desses insetos dura um ou dois anos, sendo apenas dois ou três meses fora do solo.

Onde vivem? As cigarras vivem no subsolo como ninfas a maior parte da sua vida, em profundidades que variam de cerca de 30 centímetros até 2,5 metros.

Cigarra vem do latim, que significa "grilo árvore", e estão presentes em quase todas as regiões do mundo, tanto em climas quentes como frios, e têm poucos predadores. Na fase adulta, são alimento para pássaros e, enquanto ninfas, são atacadas por besouros, por alguns mamíferos, como o tatu, e por formigas predadoras que vivem nos solos.

Como as cigarras se adaptam melhor ao clima quente, nessa época do ano, saem do solo para iniciar a vida adulta, o homem do campo explica que, quando a cigarra começa a cantar, é sinal que a chuvarada não demora a vir, no máximo em um mês. O canto da cigarra chama a chuva, eles têm certeza disso.

Mas li num site, que o canto da cigarra é um dos sinais da natureza de que o tempo ficará bom. No caso, bom significa que haverá sol. Os sinais de bom tempo além de cigarras cantado são: as andorinhas voando alto, as aranhas trabalhando nas suas teias, gatos se lavando e besouros zumbindo.

Também aprendi que se você notar que as cigarras pararam de cantar logo após um momento em que elas estavam fazendo uma algazarra, pode significar que a chuva está por perto. Então, vem chuva… mas ainda não dá para responder se o canto informa que vai esquentar mais...

Do que se alimentam? As cigarras não se alimentam de moscas, vermes ou grãos. Enquanto jovens, se alimentam sugando a seiva das plantas pela raiz. Na fase adulta, elas também se alimentam da seiva, mas, desta vez, sugada pelo caule e folhas das plantas.

A alimentação das ninfas é o suco da raiz, e elas têm fortes patas dianteiras para cavar. Chegando a fase adulta, elas constroem um túnel de saída para a superfície, e emergem.

Para algumas culturas, as cigarras são pragas de grande importância. Devido ao fato da ninfa se alimentar dos nutrientes das espécies vegetais que ela se aproxima, ou se agarra, a cigarra pode se tornar um inseto prejudicial a determinadas plantações.

A ingazeira, os eucaliptos e os abacateiros são exemplos de plantas hospedeiras prejudicadas pelas cigarras. Mas é na cultura do café que as cigarras causam maiores danos.

Por que cantam? Cantam para encantar as fêmeas. As cigarras são animais que se destacam pela cantoria executada pelos animais machos, que é diferente em cada espécie, e é realizada nos períodos mais quentes do ano.

A cigarra macho é o inseto que produz o som mais alto na natureza.
Durante os períodos de acasalamento, as cigarras machos emitem seu canto estridente para atrair as fêmeas. Ele pode ser ouvido a 500 metros de distância. Este fenômeno pode durar até duas semanas.

O canto de algumas espécies de cigarras conseguem atingir a impressionante marca de 120 decibéis. Algumas espécies menores de cigarras realizam a proeza de alcançar uma sonoridade tão aguda, que seu canto simplesmente não é percebido pelo ouvido humano, embora cães e outros animais possam uivar de dor por causa dele.

Devido ao canto extremamente incomodo e estridente, as próprias cigarras possuem um par de membranas que servem como orelhas. Essas membranas funcionam como os tímpanos do seres humanos, que ficam conectados aos órgãos auditivos do inseto, e que reage ao canto, se dobrando, de maneira que o som não lhe cause nenhum tipo de dano.

Quando se reproduzem, os machos atraem as fêmeas emitindo um som característico por meio de um órgão localizado no abdômen. Depois da cópula e da postura, esses insetos morrem, deixando para trás os ovos que darão origem a novas ninfas.

Após o acasalamento, as fêmeas depositam os ovos em rachaduras nos caules de plantas hospedeiras. Depois que os ovos eclodem, as ninfas, fase jovem da cigarra, descem por fios de seda até o solo, onde elas ficam a maior parte da vida. Uma cigarra fêmea põe de 400 a 600 ovos em sua curta vida.

O canto das cigarras é resultado do movimento das suas asas, e as cigarras não podem mover suas asas quando a umidade está muito alta. Alta umidade é sinal de que está prestes a chover. Acertaram os que afirmam que se a cigarra parar de cantar depois de um período de algazarra, é sinal de chuva chegando.

Elas anunciam mesmo o calor? Não descobri. Mas como cantam no período mais quente do ano, elas, ao menos, anunciam que sim, está quente à beça!

Por aqui elas estão cantando em qualquer hora do dia. Gravei esses vídeos com a sinfonia diária para ilustrar esse post.



 Mas gravei da janela, então dá para ouvir, mas talvez você precise aumentar o seu som. 


Elas estão cantando muito, estão bem felizes, sinal que estamos mesmo na época mais quente do ano.


Então, aproveite, da melhor maneira possível, o seu verão.


5 comentários:

  1. Muita coisa a aprender ! Gratidão querida !

    ResponderExcluir
  2. Por aqui não tem como ignora-las desde o principio do ano. Estao se revezando. Mas sao uma alegria :)

    ResponderExcluir
  3. Não consegui ver o vídeo. Gostei das explicações, sabia que seu canto anunciava chuva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Léo... não sei como tornar o vídeo visivel... vou ver se errei a privacidade. Beijos

      Excluir

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!