domingo, 14 de maio de 2017

Falemos de Meditação

Érima de Andrade

Sábado, dia 6 de maio, dei uma palestra falando sobre os quatro aspectos e a importância de manter e nutrir as quatro saúdes, física, emocional, intelectual e espiritual.

Já falei dos quatro aspectos em muitos textos aqui do blog, mas caso você se interesse, este texto
aqui foi a base da palestra de sábado.

Quando abri para perguntas, elas foram sobre meditação. Ao fim da palestra, as pessoas que vierem falar comigo, também queriam saber mais sobre meditação.
Então falemos sobre isso.

Meditar é muito simples, e justamente por isso não é fácil.
E não é por conta da meditação em si que não é fácil, é que tendemos a negligenciar tudo que é simples. Nos é mais fácil ter disciplina e atenção para melhorar uma série de ginástica olímpica, do que sentar em silêncio e respirar consciente.

Surpreso? Pois é,
a meditação é só isso, ter disciplina para separar um momento para sentar, e em silêncio, respirar consciente, trazendo seus quatro aspectos para o momento presente.

Na palestra eu falei da meditação como uma maneira de abrir espaço para o seu aspecto espiritual, a sua sabedoria interna, a sua verdadeira essência, e permitir que essa luz permeie todos os seus outros aspectos.

Ao meditar você adquire a clareza que vem da sua luz, e pode organizar, e escolher, os pensamentos que lhe interessam para o momento que está vivendo. Ao mesmo tempo, com clareza, pode eliminar aqueles pensamentos que não servem mais aos seus propósitos.

Esses momentos de silêncio ajudam a lhe colocar presente no que você for fazer, pois a respiração consciente sempre nos coloca no momento presente. Não tem como fazer depósito da respiração. Não dá para guardar para respirar depois. A respiração sempre acontece no momento presente, estando você consciente disso ou não.

Estar no momento presente, é se tornar consciente de tudo que está acontecendo no aqui e agora, interna e externamente. Externamente aguçando seus sentidos, internamente consciente das atividades da sua mente. O exercício de estar no aqui e agora, vai lhe ajudar a tomar decisões com muito mais clareza e objetividade.

Gosto da maneira que Thich Nhat Hanh nos ensina: “A vida é assim. Se não estivermos inteiramente no momento presente, olharemos em nossa volta e ele terá passado. Teremos deixado de sentir o contato, o aroma, o requinte e a beleza da vida. Esta parecerá estar nos deixando para trás.

O passado terminou. Devemos aprender com ele e deixá-lo ir. O futuro ainda não chegou. Devemos fazer planos, mas não perder tempo nos preocupando com ele. De nada vale nos preocupar. Quando pararmos de ruminar a respeito do que já aconteceu, quando pararmos de nos preocupar com o que talvez nunca aconteça, então estaremos vivendo o presente e começaremos a sentir a alegria de viver.”


E não precisa muito para começar a prática de viver no momento presente e experimentar a alegria de viver, pode começar com apenas 1 minuto por dia. 1 minuto por dia faz muita diferença. Pode parecer pouco, mas ansiosos vão abrir os olhos várias vezes durante esse 1 minuto. E tudo bem, com a prática tudo fica mais fácil, até para os ansiosos

Você pode ver aqui um vídeo ótimo sobre como meditar em um momento. 

Meditar pode ser bem simples e fácil, se você não criar expectativas de nenhum resultado, se não ficar esperando nenhuma experiência excepcional, além de estar inteiro no presente. Pensamentos e sentimentos podem estar no passado ou no futuro, e por conta disso, você pode estar com o corpo sentado na sua mesa de trabalho e a cabeça e o coração bem longe dali. Mas se focar na respiração, você vem para o agora. Qualquer prática que você faça que torne consciente a sua respiração, vai lhe colocar no momento presente, centrado, vivendo o agora.

Focar pode ser pensar “eu estou inspirando”, e inspirar, e “eu estou expirando”, e expirar. Ou pode ser inspirar em silêncio, e expirar dizendo "deixe ir". Use as frases enquanto sentir que lhe ajudam. Aos poucos, sentar e respirar conscientemente por 1 minuto, será apenas respirar e se sentir inteiro.

Faça o exercício apenas com a intenção de estar presente no momento presente. Faça sabendo que começar apenas com 1 minuto por dia tem o poder de abrir espaço para o contato com seu aspecto espiritual, sua essência, sua sabedoria interna, sua melhor parte. Faça abrindo-se para esse contato.

Sri Prem Baba ensina que um instante de silêncio interno é suficiente para mudar completamente a sua mente e, consequentemente, para mudar a sua energia, a sua química corporal, as suas emoções e estado de ânimo. Em outras palavras, um instante de silêncio é suficiente para mudar a sua realidade. Por isso eu rezo para que você descubra esse grande poder que é o silêncio; para que possa experiência-lo e fazer uso dele.”

Também rezo para que essa prática lhe ajude a se tornar a melhor versão de si mesmo. Se mesmo lendo tudo isso, você ainda não tiver a mínima ideia de como começar, Regina Restelli, que entre outras coisas, é facilitadora de meditação, explica:

“Sente-se confortavelmente com as costas eretas e a respiração livre. Decida usar a sua mente para observar como está seu corpo neste momento. Sinta-se dos pés à cabeça. Dê mais atenção ao ar que entra e sai pelas narinas, permitindo que ele ocupe inclusive o seu diafragma. Ar para dentro, barriga para fora e ar para fora, barriga para dentro. Foco absoluto em você neste minuto. Assim que acabar, perceba como está se sentindo e siga com sua vida. Esqueça todas as dificuldades e conquistas provenientes desta prática, pois cada momento é diferente do outro, nunca se repetem. Em um dia pela manhã pode ser fácil meditar, ao tempo que mais tarde, no mesmo dia, você pode ter mais dificuldade. Mas o que importa é a sua intenção de fazer um minuto apenas de silêncio em direção a sua presença.”




Que você possa se beneficiar com essa prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!