domingo, 12 de março de 2017

Boa Prática!

Érima de Andrade

Em muitas ocasiões, Sri Prem Baba convida a fazer um minuto de silêncio antes das principais atividades do dia. (Se você tiver curiosidade, pesquise na internet e achará muitas matérias sobre o “1 minuto de silêncio”).

Esses momentos de silêncio ajudam a lhe colocar presente no que você for fazer.
E estando presente, isso é, não pensando em algo que já passou, nem ansioso por algo que ainda não aconteceu, você adquire clareza, e pode organizar, e escolher, os pensamentos que lhe interessam para o dia que está começando. Ao mesmo tempo, com clareza, pode eliminar aqueles pensamentos que não servem mais aos seus propósitos.

Sri Prem Baba orienta: “Sente-se num lugar confortável e feche os olhos. Alinhe-se, mantendo a cabeça no prolongamento da coluna. Relaxe ombros, braços e pernas, mantendo a coluna ereta, sem rigidez. Respire suave e profundamente pelas narinas e, a cada expiração, permita-se relaxar mais e esvaziar-se de qualquer preocupação, desejo ou agitação. Permita-se escutar o silêncio e, quando algum som rompê-lo, acolha sem julgar. Permaneça nesse campo de silêncio que, às vezes, é preenchido por sons que surgem e desaparecem. Coloque atenção plena na escuta do silêncio, que é permanente, e não se perturbe com os sons impermanentes que o interrompem. Não julgue; não pense sobre eles - apenas deixe passar.

Simples e poderoso exercício para ampliar sua percepção, lhe acalmar quando for necessário, e lhe preparar para suas atividades.

Fazer silêncio é o primeiro passo para a prática da meditação. Se você implica com a ideia de meditar, não precisa ir adiante na prática. Mantenha-se nesse primeiro passo, e em pouco tempo você perceberá, na sua vida, os benefícios de fechar os olhos e simplesmente prestar atenção na sua respiração, mesmo que seja apenas por um minuto.

Mas se quiser começar a meditar, um bom caminho é explicado nesse vídeo breve, esclarecedor e inspirador. Dê uma olhada:



                                

Por que estou insistindo nisso? Porque uma pesquisa da Universidade de Harvard chamou minha atenção para os benefícios da prática da meditação, e resolvi escrever a respeito. A pesquisa é considerada o primeiro estudo a comprovar que a meditação produz mudanças na massa cinzenta do cérebro, em apenas 8 semanas.

Diferente de outras pesquisas, e existem muitas, que se baseavam nos questionários, na frequência cardíaca e pressão arterial dos participantes, nesse estudo, foi usado a tomografia computadorizada por emissão de fóton único, mais conhecida por SPECT, por conta do seu nome em inglês: Single photon emission computed tomography.

Os resultados estão provando que é verdade o que os yogis têm sustentado por séculos: yoga e meditação podem afastar o estresse e a doença, melhorar atenção, concentração, foco, memória e humor. E a tecnologia pode mostrar o quanto isso é efetivo.

Os resultados do estudo mostraram muito mais que efeitos psicológicos. Mostraram que existe um verdadeiro efeito biológico com a prática da meditação, com destaque para o reforço na resposta do sistema imunológico, melhora na cognição, ativação de partes do cérebro responsáveis pela memória, além dos benefícios conhecidos como regulação da pressão arterial, e melhora no sono, humor e diminuição dos sintomas ligados ao estresse e à ansiedade.

Para fazer a pesquisa, era necessário escolher uma prática, de preferência fácil, rápida, possível de ser feita por pessoas ocupadas, e que pudesse ser repetida em qualquer idioma. Escolheram o Kirtan Kriya, uma meditação de 12 minutos, baseada nos cinco sons primitivos: Saa, Taa, Naa, Maa (sendo o aa o quinto som).

Na tradição oriental, os kriyas são usados para ajudar o corpo, o intelecto e as emoções a chegarem a um equilíbrio. Eles explicam que quando integramos respiração, movimento e outros exercícios, como entoar mantras, a mente se torna mais focada e clara, as emoções se tornam mais equilibradas e o função neuromuscular melhora.

Sa, Ta, Na, Ma, vêm do mantra Sat Nam, que significa minha verdadeira essência. Em sânscrito Saa significa o nascimento ou infinito, a totalidade de tudo o que sempre foi, é ou será; Taa significa vida, existência e criatividade que se manifesta do infinito; Naa significa morte ou cessação, a mudança e a transformação da consciência; Maa significa renascimento, regeneração e transformação que nos permite experimentar conscientemente a alegria do infinito.

Acredito que você já está se perguntando se é essencial usar estes sons durante a meditação, ou outros sons podem ser usados como um substituto? Vi essa pergunta quando pesquisei para escrever esse post. Eis a resposta:

“Do ponto de vista Oriental, acredita-se que colocando a língua no céu da boca, emitindo estes sons, você vai estimular 84 pontos de acupuntura no palato superior. Isto faz com que aconteça uma biotransformação benéfica no seu cérebro. Além disso, a investigação tem revelado que o uso da posição da ponta do dedo, em conjugação com os sons, melhora o fluxo sanguíneo em áreas específicas do cérebro, que regulam as partes motoras e sensoriais.”

Sim, ponta dos dedos. Além de cantar o mantra, é preciso fazer os mudras, que são as posições das mãos que influenciam a energia do seu corpo físico, emocional e espiritual. No Kirtan Kriya, cada som tem uma postura, e as posições dos dedos, são muito importantes:

                                  
Começou a achar muito complicado meditar, mesmo com a imagem das posturas? Então leia o que diz um artigo da Fundação de Pesquisa e Prevenção de Alzheimer sobre esse estudo:

“O que a varredura SPECT do estudo mostrou antes de fazer Kirtan Kriya?

Em um dos exames cerebrais, vimos que as covinhas na frente do cérebro mostram uma falta de fluxo sanguíneo completo. A área localizada na região posterior do cérebro é irregular e assimétrica, também devido à falta de fluxo sanguíneo. No centro do cérebro, nenhum tálamo é visível.




O que um exame SPECT do mesmo cérebro descrito acima mostra depois de fazer Kirtan Kriya?

Uma varredura SPECT do mesmo cérebro mostrou que as covinhas tinham desaparecido, mostrando um aumento no fluxo sanguíneo. A parte traseira do cérebro é mais cheia e mais simétrica. O tálamo é agora visível no centro do cérebro. O tálamo controla o apetite e os ciclos do sono, define o tom emocional da mente, e promove a ligação.”
                                                                                                                                          
                                                                                       SPECT Scans  -  Fundação de Pesquisa e Prevenção de Alzheimer.

A Fundação para a Pesquisa e Prevenção da doença de Alzheimer considera que as diferentes práticas do Kirtan Kriya (postura, sons, mudras) são vitais para o resultado global, e recomendou a prática da maneira tradicional para obter o máximo de benefícios do exercício.

Agora se interessou em aprender? Eu sim, e corri atrás. Então eis os passos básicos para você começar também a se beneficiar com essa boa prática:

Postura: Sente-se em postura fácil com a coluna ereta, isto é, cabeça, pescoço e dorso, formando uma linha reta.

Olhos: Concentre-se no ponto entre as sobrancelhas, mesmo que esteja de olhos fechados.

Mudras: cotovelos retos enquanto entoa, começando com as mãos em gyan mudra. Cada dedo toca a ponta do polegar com uma pressão firme, mas suave. Comece a partir do dedo indicador.

Voz: o mantra Saa Taa Naa Maa é cantado nas três linguagens da consciência:
Alta(a voz humana) – consciência das coisas do mundo;
Sussurro (a voz dos amantes) – experimentando o anseio de pertencer;
Silêncio ( a voz do divino) – medite no Infinito ou vibre mentalmente.

Enquanto entoa, imagine o som fluindo através da parte superior de sua cabeça e saindo no meio de sua testa. Comece em voz normal por 2 minutos, sussurre por 2 minutos, então vá profundamente ao som, vibrando mentalmente por 4 minutos. Em seguida, inverta a ordem, sussurrando por dois minutos, depois em voz normal durante mais dois minutos, somando um total de doze minutos.

Para sair completamente da meditação: inspire profundamente, levantando os braços para cima e agite vigorosamente braços e dedos. Você pode envolver todo o corpo e a coluna vertebral nesse movimento. Expire. Repita 1 ou 2 vezes, ou pelo tempo que você desejar. Esta é uma parte importante da meditação, pois ajuda a mover e liberar a energia do corpo.

Relaxe por alguns minutos antes de ir para o seu dia. Ou, se fizer antes de dormir, simplesmente vá dormir.

Ao fazer a meditação: você pode ser surpreendido por imagens do passado, surgindo como numa tela de cinema em sua mente. Deixe-as passar liberando-as com o mantra. Isso é parte da limpeza da mente subconsciente.

Se as emoções surgirem, você também pode incorporá-las ao canto. Ou seja, se você sentir raiva, cante a raiva. Tudo o que você experiência está certo. Não tente evitar ou controlar suas experiências. Basta estar com o que está acontecendo e deixar passar. É tudo parte do processo de limpeza.

Eu gosto de terminar agradecendo. Você sabe que a neurociência já provou que o cérebro é incapaz de reclamar e sentir gratidão ao mesmo tempo? E que a gratidão é considerada o mais elevado estado de consciência possível ao ser humano? 


Então, se você também quer encerrar agradecendo, ao final da sua prática de meditação, ou de silêncio, pense em alguns dos motivos que você tem para agradecer. E agradeça.

O melhor dessa pesquisa é saber que esta meditação funciona. Tudo que você tem a fazer é começar. Eu prefiro fazer com um áudio em vez de marcar o tempo. Se você for como eu, esse vídeo abaixo, é um dos vários disponíveis com o áudio do Kirtan Kriya. Boa prática!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!