domingo, 4 de setembro de 2016

Sabores

Érima de Andrade

Uma das propostas da neuróbica é experimentar novos sabores.
Neuróbica, você lembra, é uma palavra criada por neurocientistas que significa aeróbica dos neurônios, ou ginástica cerebral.

Já escrevi por aqui vários textos falando sobre neuróbica, mas não custa relembrar que
a neuróbica deixa seu cérebro ágil e saudável, ativo e estimulado. E com o cérebro em ordem, todas as funções cognitivas são favorecidas. (Se quiser saber mais, use a caixa de pesquisa aqui do blog, no canto superior à esquerda.)

Um programa de exercícios neuróbicos oferece ao cérebro experiências fora da rotina
, usando várias combinações de seus sentidos - visão, olfato, tato, paladar e audição, além dos "sentidos" de cunho emocional e social. E hoje vou falar de descobertas do paladar, da proposta de comer coisas diferentes para estimular o cérebro.

Comer coisas diferentes não tem nada a ver com comer olho de cabra, farofa de formiga, ou similares. Você pode criar experiências diferentes com os ingredientes do seu dia a dia. Já comeu carne moída? Provavelmente sim. E peito de frango moído? Talvez não...

É bem fácil de achar no comércio, imagino que seja ótimo para recheios. Mas experimente fazer tão bem temperadinho quanto a sua carne moída, e prove. É, no mínimo, surpreendente. É uma textura conhecida, e um sabor conhecido. Mas essa textura não combina com esse sabor, e esse sabor não vem com essa textura. Com certeza essa experiência cabe na proposta: coma coisas diferentes.

Você tem o hábito de tomar chá? Se não, experimentar um chá de ervas entra na proposta estimule o paladar. Quem toma chá com frequência, também gosta de variar misturando vários sabores. No comércio é fácil encontrar chás mistos. Mas vou propor um para você fazer em casa: anis estrelado e canela. Não faz essa cara. Experimente.

Se você não é adepto dos chás, informo que o anis e a canela entram na categoria de chás de madeira. Se ao preparar um chá com ervas basta coloca-las em infusão, para o chá com madeiras, é preciso deixar ferver uns cinco minutinhos. Eu uso a proporção uma casca de canela para uma estrelinha de anis. Mas, é claro, não é exato. Então sugiro que comece com essa proporção de um para um, e depois aumente o sabor que quer valorizar. É um chazinho ótimo no frio. E diferente para maioria das pessoas.

O frio me fez lembrar de outra bebidinha ótima: café, com chocolate e pimenta. Olha você aí de novo franzindo a testa e fazendo biquinho.... Experimente. Tem várias maneiras de fazer, mas eu faço essa simplesinha: comece preparando o café, de preferência forte. Acrescente na xícara com o café, três gotas de pimenta tabasco e calda de chocolate a gosto, eu faço meio a meio. Mexer bem e servir. Amo!

Seguindo com sugestões de novos sabores. Ou velhos sabores apresentados de maneira diferente. Gosta de pastinhas? Já fez o patê de castanhas? Bem fácil, anote aí: 


100 gramas de castanha do Pará, ou de caju, ou as duas, picadas toscamente;

2 colheres de chá de azeite de oliva;
1 dente de alho descascado e picado toscamente;
1 colher de sopa de suco de limão;
pequenos molhos de salsa fresca;
4 colheres de água fria. 

Processar (liquidificador ou mixer) todos os ingredientes até alcançar a consistência ideal de patê. Esta mistura pode ser guardada na geladeira por até 3 dias.

Mas em vez de servir com torradinhas, ou biscoitos, experimente oferecer abobrinhas cruas, em rodelas. Além de comer bem, você estará exercitando seu cérebro, descobrindo novidades. Ou use apenas essa sugestão e substitua sua torradinha que acompanha sua pastinha preferida, por abobrinha fresca em rodelas. Também é um bom exercício. E é bem gostoso.

Se você acha patê de castanha com abobrinha uma mistura exótica, imagina o que você vai achar de hambúrguer de grão de bico, com molho pesto, servido em pão de cacau... Pena que eu não tenho a receita para lhe oferecer. Mas se você encontrar um Food Truck Vegano oferecendo esse sanduíche, não deixe de provar. É delicioso. Veja a foto aí embaixo e anime-se!


Não é só com salgados e bebidas que você pode variar o paladar com alimentos do seu dia a dia. Já experimentou sorvete de inhame? É ótimo! A boa notícia complementar é que mantem na receita todos os benefícios imunológicos do inhame. Mãos à obra, anote aí a receitinha: Sorvete de chocolate e coco:

2 e 1/2 xícaras de inhames descascados e picados;
200 ml de leite de coco;
1/2 xícara de farinha de aveia;
1 colher de óleo;
1/2 xícara de água;
1 xícara de açúcar;
1/2 xícara de coco ralado;
5 colheres de chocolate em pó.

Cozinhe os inhames até ficarem macios e reserve. Em uma panela, misture a aveia, a água, o açúcar, o óleo e cozinhe, mexendo até engrossar. Aguarde esfriar, e bata no liquidificador junto com o inhame e o leite de coco. Separe a mistura batida em duas: em uma metade misture o coco ralado, e na outra misture o chocolate em pó. Leve à geladeira em recipientes separados por no mínimo 4 horas, ou até congelar. Retire do congelador alguns minutos antes de servir; bata novamente no liquidificador, ou processador, se desejar um sorvete mais cremoso.


E claro, você pode variar os sabores de acordo com seu gosto, modificando frutas, adicionando nozes, castanhas, etc. Use sua imaginação!

E comida viva, já experimentou? Está imaginando alguma coisa que saia correndo do seu prato... não mesmo! A culinária viva, ou crudivorismo, propõe que você consuma os alimentos de maneira natural, na forma como eles se encontram, sem cozinhar, refogar, grelhar ou assar. É só salada? Também não! Repara bem, o patê aí de cima é uma comida viva e não é salada.

Não é permitido cozinhar, mas é possível amornar, ou seja, esquentar até 43°c. Mais que isso os alimentos perdem nutrientes. Esse é o fundamento teórico da comida viva. Então na culinária viva você pode picar, ralar, germinar, desidratar, fermentar, amornar, liquidificar, bater, misturar e criar coisas maravilhosas como essa torta aqui: Torta de Chocolate com Morangos.

2 bananas maduras;
4 tâmaras (para adoçar a torta);
2 colheres de sopa de cacau em pó 100%;
4 colheres de sopa de aveia em flocos;
4 morangos picados.

Bater as bananas, as tâmaras e o cacau no mixer ou liquidificador. Com uma colher, misturar esse creme na aveia. Usando um aro sobre o prato, colocar metade da massa, pedaços de morango, mais massa. Levar para a geladeira por uns 20 minutos, para dar consistência e não desmontar quando desenformar. Retirar da geladeira, enfeitar com mais morangos e o que mais sua criatividade sugerir. Retirar o aro e servir. Comer feliz da vida faz parte da receita.

                                 

Bora exercitar o cérebro comendo essas gostosuras?

2 comentários:

  1. Geeente... quanta coisa diferente!!!! Sorvete de inhame dif´cil minha mente aceitar... hahaha!!! A pastinha com abobrinha fiquei com vontade de experimentar!!!! Muito legal a matéria. Érida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é bom!!!!! O inhame só dá a cremosidade, não altera o sabor. da mesma maneira que dá cremosidade quando está num suco com a maçã. Beijos

      Excluir

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!