domingo, 28 de agosto de 2016

O Poder da Palavra

Érima de Andrade

As palavras têm poder, mesmo que você não tenha consciência disso, cada palavra que você usa tem poder.
Em algum nível você reconhece essa verdade, tanto que quando está com crianças você cuida do que está falando. Ou porque não quer que a criança aprenda palavras erradas que geram uma energia ruim, ou porque sabe que as crianças repetem o que ouvem sem se preocupar com o efeito que suas palavras vão causar em determinado contexto, e correm o risco de constranger todo mundo.

Na vida também é assim.
As palavras que repetimos com constância podem nos levar para caminhos que consideramos errados, ou podem nos colocar num contexto diferente do que imaginávamos quando as pronunciamos. Não tem jeito, a vida toma a atitude das palavras que dizemos, para o bem e para o mal o nosso futuro depende das nossas palavras.

Gosto da imagem que diz que a palavra tem uma força própria e segue a lei da gravidade.
O que você fala, pensa, ou escreve, não será levado pelo vento, subirá. E em algum momento, cairá bem na sua cabeça. Você quer que pedras ou flores caiam na sua cabeça? Você é responsável pelo que diz, e pela chuva de pedras ou de flores que receber.

Tenho acompanhado o tratamento, longo, de uma pessoa querida contra o câncer. E me surpreende que ela tenha tanta informação e mesmo assim, está tornando esse período um inferno.

É claro que é um momento ruim, mas mesmo vivendo algo tão difícil assim, você pode escolher o que valorizar.
Cada palavra expressada, pensada, escrita ou falada, tem efeito em nossas vidas, e será a favor ou contra, conforme a ideia nela expressa. E minha amiga escolheu valorizar a queixa, o desconforto, as limitações. A cada um conforme as suas escolhas.

Não adianta querer paz, abundância e felicidade se o que você pensa, e diz, sugere o contrário.
Buscar a bondade, o amor e a alegria levam você a um ambiente florido e iluminado. Mas se você se expressa com sentimentos de dúvida, insucesso, desânimo e medo, você vai se colocar num ambiente desagradável, com pedras e escuridão.

“No início era o verbo”, diz a Bíblia, e o verbo ainda hoje cria o universo de cada um.
Se você escolhe um vocabulário pobre e pessimista, assim será sua vida. Você pode escolher palavras que atraiam embaraços, pobreza e moléstias, mas também pode escolher atrair harmonia, bondade, saúde, prosperidade, felicidade. Seu livre arbítrio, sua escolha.

Cada palavra expressada possui uma força de natureza boa, ou má, que determina se a sua expressão é benéfica ou prejudicial.
A força das suas palavras favorecerem, ou atrasam, o seu progresso, principalmente se você se expressa com emoção.

Todas as energias do nosso organismo tomam a direção das nossas palavras, fazendo esforços para que entremos no caminho das condições que expressamos. Quando nossas palavras expressarem tendências para a saúde, a alegria, o êxito e o poder, nós começaremos a caminhar nessa direção para que tudo se manifeste.

Mas se nos expressarmos com medo, dúvida, ansiedade e ressentimento, o corpo vai perceber, o nosso sistema nervoso ficará abalado e abriremos espaço para doenças, moléstias e desastres.

Se você quiser realmente produzir o seu bem-estar e progresso, você deve estabelecer as suas conversas a partir do conhecimento do poder da linguagem. É possível alcançar felicidade e bem-estar com ideias elevadas, verdadeiras e construtivas.

O seu modo de falar determina em grande parte o ambiente que você terá, as coisas que realizará e como enfrentará as condições que se apresentarem na sua vida. Quanto mais o tom das suas palavras for gentil, alegre, bondoso, agradável, mais benefícios você alcança. Coloque nas suas palavras sentimentos de coragem, energia, saúde e triunfo e abrirá caminhos de sucesso para você.

Tudo o que você é hoje é resultado do que você tem pensado. O que você pensa hoje determina o que você será amanhã. É fato, nossa vida é uma criação da nossa mente.

Agora que você sabe que as palavras têm poder, você pode criar sua frase poderosa na forma de yantra(escrita), ou de mantra(falada), que caminhe no sentido da energia que você quer conquistar. Mantras e yantras mudam a energia. Quanto mais repetições, mais suas frases poderosas poderão lhe ajudar, mais influência sobre você as suas palavras terão.

Toda a energia que é yantrada ou mantrada é ativada, e ganha mais força cada vez que a repetimos. Repetir suas frases poderosas muitas vezes é a chave para interromper o processo natural de pensamento intermitente, que nos leva de uma ideia a outra sem controle. Mantras e yantas são efetivos porque ajudam a manter a mente quieta e pacífica, integrando-a automaticamente na concentração, e na direção daquilo que você deseja.

A novela Êta Mundo Bão, nos apresentou a uma frase poderosa. Com a mesma certeza que o dia vem depois da noite, eles repetiam sempre: “Tudo o que acontece de ruim na vida da gente é para melhorar.”

Era o suficiente para parar o fluxo mental, relaxar o corpo, aquietar a mente e se abrir para vibrações sutis, que permitiam ampliar a percepção, e mostravam o caminho da solução do problema.

A felicidade é uma escolha. E é impermanente. É preciso nutri-la. A força das palavras influencia favoravelmente na energia da pessoa que manifesta palavras, mesmo pensadas, de bondade, amor e alegria. Faça a sua escolha. Use suas palavras a seu favor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!