domingo, 24 de abril de 2016

Amigos, água e ar

Érima de Andrade

“O que é um amigo? Eu lhe direi. É uma pessoa com a qual você ousa ser você mesmo. A sua alma pode se despir diante dele. Quando você está com ele, tem um sentimento de um prisioneiro que foi declarado inocente. Você não tem que estar em guarda. Você pode dizer o que pensa, conquanto isto seja genuinamente você. (...) Ele compreende. Você não tem que tomar cuidado. (...) Ele compreende. Ele compreende...” Autor Desconhecido

Amo essa explicação, gostaria muito de conhecer o autor.

Amigo, por definição, é o nome que se dá a um indivíduo que mantém um relacionamento de afeto, consideração e respeito por outro ser. E é tão fundamental para a nossa vida como se hidratar e respirar.

Amigo é aquela pessoa que tem o poder de acrescentar ao outro, com suas ideias, momentos de vida, informações, ou apenas alguém com quem você possa dividir momentos e sentimentos.

E como é bom ter amigos! Que delicia poder contar com pessoas queridas nas mais diferentes ocasiões.

E para quem convive com os animais, que delicia também poder contar com esses seres nas mais diferentes situações.

Somos seres gregários, gostamos e precisamos viver em grupo. Se para você é difícil fazer amigos, pergunte-se: o que me impede?

Afetos, consideração e respeito você dá e recebe. Você só dá aquilo que você tem, e amizade não é diferente. Então comece por você, seja primeiramente seu amigo, tratando-se com afeto, consideração e respeito.

Onde quer que você esteja, esteja por inteiro, sendo genuinamente você. Permita que os outros lhe conheçam. Permita a troca. Construa as relações. Não precisa de repente contar sua vida para todo mundo, tentar conhecer todos a sua volta de uma só vez. Apenas esteja aberto para que os encontros aconteçam.

Muitas vezes só precisamos de alguém que nos ouça. Apenas isso é suficiente para acalmar nossa alma. Então ofereça a sua escuta amorosa, o seu amor atento às necessidades dos que estão ao seu redor. E assim, as amizades vão sendo cultivadas.

Amigo é alguém com quem você ousa ser você mesmo e isso é libertador. Conquiste essa liberdade, seja você, seja seu amigo, seja amigo.

Eu não tenho dúvidas, sem os meus amigos eu não seria eu mesma.

E com muitos deles aprendi a importância de se hidratar. E por que água é tão importante? A água é considerada o segundo nutriente mais importante para o organismo, ficando atrás apenas do oxigênio.

Explicando: imagine que suas células são pequenas ilhas num mar de água limpa. Tudo que sobra de resíduo depois da respiração e da alimentação é jogado nessa água. Se a quantidade desse lixo aumentar muito, a comunicação entre as ilhas fica prejudicada, e os problemas começam a acontecer. Se aumentar mais ainda, a ilha não terá como se desfazer dos resíduos e o funcionamento dela também será prejudicado. E aí está você sentindo dores e desconfortos por conta do mau funcionamento do seu organismo sem saber como aconteceu...

A saída? Beber mais água e contribuir com a limpeza interna!

É a água que leva o resíduo proveniente das funções fisiológicas do organismo. Escolher não beber água é escolher manter os resíduos dentro de você. É o que você quer?

Se você não bebe água nunca e nem ao menos sente sede, você é um desidratado crônico. Precisa reaprender a beber água para poder aproveitar bem todo líquido que ingerir.

Se começar a beber grandes quantidades de cada vez, depois de um longo período de desidratação, a água será rapidamente eliminada pela urina. Não vai adiantar muito...

Para que organismo aproveite a água ela precisará vir aos poucos, se infiltrando lentamente até que o ressecamento do seu corpo acabe.

Ou seja, será necessário bebericar água ao longo do dia, reaprendendo a aproveitar a ingestão de líquidos.

E com esse calor que está fazendo, toda ajuda para criar o hábito de se hidratar é bem vinda. Como sua amiga lhe pergunto, você já experimentou água saborizada? A com limão é uma delicia, já experimentou? Conhece? É bem simples de fazer. Anote aí:

Numa garrafa d’água, acrescente pedaços de casca de limão e leve a geladeira.

Simples assim.

Mas tem seus segredinhos...

Lave bem o limão antes de descascar. E use apenas a parte verde da casca. O branco da casca vai deixar a água amarga, então seja cuidadoso ao cortar o limão, coloque na sua água só a parte verde. É cortando bem fininha a casca que você vai conseguir isso. Dizem que ralando a parte verde e colocando na água também fica bom, mas eu não experimentei. E sinceramente, não pretendo experimentar, gosto de tirar sem dificuldades a casca do meu copo quando eu me sirvo e ela por acaso vem com a água.

Outra coisa boa para refrescar é a água com hortelã. Mais fácil ainda, escolha as folhinhas da hortelã, lave bem e coloque na sua água. Um tempinho na geladeira e ela já estará saborizada e deliciosa.

Ou se preferir, junte os dois. E crie seu próprio sabor. Se isso vai lhe ajudar a beber mais água ao longo do dia, está valendo. Dica de amiga.

E o ar? Não tem um amigo por perto quando suas emoções estão fervilhando? Respire, vai lhe ajudar. Uma respiração longa, lenta e profunda cria dentro de você, um paraíso particular de harmonia, paz e saúde em qualquer situação que você se encontre.

Respirar conscientemente nos leva ao nosso paraíso interno, e de lá, todas as nossas reações ficam melhores. Você entra em contato com sua capacidade de escolha, aquela que nasce na sua melhor parte, e que lhe diz que há mais vida para viver e mais amor para sentir.

A respiração é um processo consciente e inconsciente ao mesmo tempo. Pode ser alterada conscientemente, de acordo com nossa vontade, e inconscientemente por nossos estados emocionais. A respiração é o inconsciente manifesto no corpo.

Mesmo que você não se dê conta, a sua respiração varia de acordo com o ritmo em que você vive. Um ritmo respiratório suave, cadenciado e fluido deixa as emoções, e a mente, suave, cadenciada e fluida. Emoções agradáveis tornam a respiração mais lenta e profunda, a frequência por minuto diminui; nas emoções desagradáveis a respiração fica acelerada.

Quanto maior a tensão emocional, mais superficial será a expiração. É na expiração que o organismo relaxa. Suspirar devagar várias vezes ajuda inclusive a dissolver o estresse de estar vivendo uma situação ruim sem nenhum amigo por perto.

Então, o que está esperando? Para uma vida melhor, torne consciente a sua respiração, beba água suficiente e abra-se para construir amizades.

Amigos, água e ar, simples, fácil e ao seu alcance.

2 comentários:

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!