domingo, 17 de abril de 2016

Propósito de Vida

Érima de Andrade

Você sabia que
o maior propósito da sua vida é ser você mesmo? Verdade, ser você mesmo é o seu principal objetivo de vida. Ser a sua melhor versão de si mesmo é o principal objetivo da sua evolução.

E como você nasceu sendo você, não parece difícil realizar o seu propósito de vida, não é?

Será?

É bom cuidar da interpretação das palavras. Você nasceu sendo você, então, teoricamente, é fácil ser você. Mas fácil não significa simples...

Como diz minha querida Paula Abreu “Seu propósito de vida é ser você. Como você já nasceu sendo você, olha que bom!, o seu propósito de vida já está sendo cumprido.

É verdade, está. Mas está sendo cumprido em toda a sua amplitude?

Não estou implicando com você que está lendo esse texto, acontece com todos nós. Nascemos perfeitos e totalmente dependentes. Dependíamos para tudo daqueles dois gigantes que nos tratavam tão bem, e éramos felizes.

Em algum ponto dessa história algo em nós passou a se preocupar, a ter medo de perder esse cuidado, atenção e amor. “Pensamos”: “se eles deixarem de me amar, como vou sobreviver?”

E criamos um plano para continuar a sermos amados: basta sermos iguais a eles. Passamos a aprender, copiar, introjetar todos os traços de personalidade dos nossos pais. O raciocínio era claro: “eles me amam, então o que fazem comigo é amor. Para mostrar meu amor serei igualzinho a eles. E agora papai e mamãe, vocês vão continuar a me amar? Eu sou 100% vocês.”

Não se espante, é verdade, você é 100% o que aprendeu com seus pais e pais substitutos. Pode ser que não seja na mesma proporção, mas o traço está aí, totalmente aprendido e introjetado. E começa a nossa dificuldade de realizar o nosso propósito de vida...

Um exemplo meramente ilustrativo. Imagina que a primeira vez que você, lá na infância, viu entendendo um jogo de futebol, você se apaixonou pelo Botafogo. Seus pais torcem pelo Flamengo. O que você faz? Diz para eles que você torce pelo Flamengo, e imagina que tudo ficará bem.

Não fica... Você começa a acreditar que é uma farsa. Que se as pessoas soubessem exatamente como você é, elas não gostariam de você. E como ser abandonado por não ser amado é o nosso medo raiz, você vai criando cada vez mais barreiras entre o que você aparenta e o que de fato é.

Na vida adulta talvez você até admita sua preferência pelo Botafogo, mas a lembrança, a crença de que você é uma fralde está tão entranhada em você, que mesmo não se lembrando do motivo de você se achar uma fralde, você segue acreditando nisso.

E tudo se complica de vez.
Em cada relacionamento que você entra, afetivo, social, profundo ou superficial, fica aquela dúvida interna, será que me amam mesmo? E se soubessem quem de fato eu sou, seguiriam me amando?

Difícil eu sei, mas tem saída. 
O autoconhecimento é a saída. Se conhecer vai ajudar a reconhecer que você é maçã, e focar seus esforços e energias para ser a melhor maçã possível. Sem se conhecer você pode cair na armadilha de passar a vida sendo uma maçã que tenta ser manga... Acredite, você é mais perfeito sendo do que tentando ser.

Mãos a obra! 
Se conhecer é sempre o melhor caminho. Pode ser que você se envergonhe, ou tenha más lembranças do seu passado. Mas saiba que à medida que o tempo passa todos nós desenvolvemos um melhor julgamento dos acontecimentos, ampliamos nossa capacidade perceptiva e passamos a entender os fatos do passado com maior clareza. Basta olhar para eles.

Sim, você não pode mudar seu passado, mas ele pode deixar de lhe incomodar à medida que você compreenda o que de fato aconteceu, e se perdoe por isso. Perdoar o seu passado é fundamental. E agradecer. Tudo o que você viveu ajudou a transformá-lo na pessoa que é hoje, você tem muito a agradecer.


Olhar o passado o ajudará a traçar um caminho melhor no futuro. Auto-observação é fundamental no caminho do autoconhecimento. Ela identifica seus pensamentos repetitivos, e olhando mais para eles você descobre as crenças que governam a sua vida. Uma vez descobertas, você pode escolher mantê-las ou abandoná-las.

É preciso renunciar as crenças, até que aquilo que está além delas possa se manifestar, ou seja, você na sua melhor versão. A prática constante da auto-observação significa mergulhar em si mesmo a fim de encontrar aquilo que joga contra a sua felicidade.

Você já viu muita coisa na vida e aprendeu ainda mais. Tudo o que você aprendeu tem valor. Nada se perde. O que você ganha com o autoconhecimento é o poder de escolha, você passa a poder escolher entre ser usado por uma traço de personalidade, ou usar um traço de personalidade a seu favor.

Por exemplo, seus pais eram autoritários, então você aprendeu a ser autoritário. Todas as vezes que uma situação lhe lembrar, mesmo que inconscientemente, o momento da sua vida que você introjetou o autoritarismo, você vai reagir sendo autoritário. Esse é um traço lhe usando.

Imagina que você vai dar uma aula para adolescentes no auge da excitação por terem voltado do recreio. O que fazer? Você sabe, você aprendeu com seus pais. Você vai usar sua autoridade para manter a ordem e a aula seguir da melhor maneira possível. Isso é você usando um traço de personalidade aprendido. Ficou clara a diferença?

Sim, o seu propósito de vida é ser você mesmo. E com autoconhecimento e auto-observação você caminhará para cumprir o seu propósito, sendo totalmente você em qualquer situação da vida.

Falei de futebol, mas todas as suas paixões podem ter sido aprendidas. Em dias de torcidas apaixonadas por esse ou aquele lado politico, cabe perguntar: eu de fato fiz essa escolha?

E qualquer que seja a sua resposta, respeite a resposta diferente dos seus conhecidos.

Respeito, tolerância e paciência, vão nos tornar pessoas melhores, qualquer que sejam os nossos propósitos de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!