domingo, 29 de novembro de 2015

Restauração

Érima de Andrade

Ser terapeuta ocupacional não foi minha primeira opção profissional.
Eu comecei sendo paisagista. E desde sempre o cuidado com o meio ambiente me interessa.

Num curso de autoconhecimento que fiz em São Paulo, conheci João, um empresário muito bem sucedido, que me afetou profunda e positivamente.

Quando o conheci, ele já tinha os filhos criados, começando a assumir os negócios da família.
João delegou funções, mas continua o chefão da empresa, só que agora com mais tempo livre para se dedicar ao seu passatempo preferido: restaurar terrenos.

Ele compra terrenos degradados e cuida deles, ou seja, restaura com um conjunto de ações que buscam estimular os processos naturais.

A ecologia da restauração é o campo científico que trata, na prática, da recuperação ambiental, tornando possíveis as condições originais da flora, fauna, solo e clima.
A restauração propicia ao homem conduzir esses processos e João ama fazer parte disso.

João começa pesquisando o terreno atrás de minas d’água, paralelo a isso faz um estudo da área para saber quais espécies existiam no local.
Ele sabe que antes que haja uma comunidade com plantas, animais e microrganismos, é necessário que haja um solo apropriado.

Uma vez descoberto as nascentes, ou olho d’água, ou mina d’água, ou fio d’água, ou cabeceira, ou fonte, cada lugar chama o aparecimento, na superfície do terreno, de um lençol subterrâneo, de um nome, ele as protege.

Primeiro ele providencia a limpeza da área do olho d’água, tirando pedras, tijolos, folhas e toda lama até que se encontre solo firme, onde a água brota limpa e com força. Em seguida, faz uma mureta.

Se o entorno da nascente estiver ocupado com pasto e poucos arbustos, além de cercar a nascente ele planta algumas árvores, escolhendo bem as espécies, a quantidade e a distribuição. Sempre com espécies nativas. As árvores irão atrair pássaros e outros animais que trarão novas sementes que irão reflorestar a área aos poucos, além de aumentar a infiltração da água da chuva no solo e segurar a terra arrastada pela enxurrada, impedindo o soterramento da nascente.

É claro que o João não fica esperando o reflorestamento feito pelos pássaros, ele planta, e bastante. Toma cuidado para alternar plantas pioneiras, que crescem mais rápido, com plantas clímax, que crescem mais devagar, porém vivem mais. É um passatempo para vários anos. Ele cuida até ter conseguido devolver o ecossistema no ponto em que ele seja resiliente, ou seja, tenha a capacidade de se sustentar. E aí, sai em busca de um novo terreno.

Me emocionei tanto quando ele me contou tudo isso. Não tem nenhuma intenção de explorar comercialmente o terreno que restaura, o prazer dele é ver a natureza de volta em sua plenitude. João, até hoje você me emociona.

Fico pensando se não é mais ou menos esse o caminho que fazemos num trabalho de psicoterapia. A pessoa chega e primeiro confirmamos que tem um solo apropriado, ou seja, que está aberta a mudanças, a descobertas das virtudes que não estão sendo praticadas e dos defeitos que precisam ser corrigidos.

Depois buscamos as fontes. Somos amor em essência, então também é preciso descobrir e preservar a fonte de amor próprio, e a partir daí cuidar de todo o ambiente emocional.

Sabemos que nem a maldade, nem o erro, são estados permanentes dos homens, eles se devem a uma imperfeição momentânea. Então no processo de restauração desse ser, podemos contribuir alimentando positivamente os seus aspectos físico, intelectual, emocional e espiritual, tornando possível a restauração das condições originais.

Não precisamos ficar olhando o processo acontecer, podemos ajudar no reflorestamento emocional focando no positivo, plantando respeito, alegria, paz, comprometimento, sucesso, pertencimento, plenitude, esperança, autoconfiança, liberdade, amor, admiração, entusiasmo, expectativas positivas, otimismo, contentamento, realização, e todas as outras qualidades nativas.

Ser positivo é assumir a responsabilidade pelas próprias escolhas e decisões, é encarar as falhas como aprendizados, é aceitar os obstáculos como necessários, é abraçar o novo sempre que o antigo não mais parecer satisfatório. Ser positivo não significa ver a vida com um óculos cor de rosa, mas sim olhar honestamente para o que está acontecendo no momento presente e agir de acordo. Agir com positividade alimenta, em nós, a esperança, a convicção de que aquilo que desejamos é possível, ainda que tudo indique o contrário. E uma vez vivendo com positividade a resiliência e a felicidade aparecem.

Pessoas felizes têm hábitos que melhoram suas vidas e se comportam de maneira diferente. Sabem que sua realidade está sempre em suas mãos. Depende só delas pensar, sentir, acreditar nas melhores possibilidades da sua mente, acreditar na sua melhor versão.

Restauração completada e a pessoa tem tudo para seguir em frente, segura e feliz, confiante na sua capacidade de se auto restaurar. Nossa, como é bom dar alta!

Sim, restauramos seres da mesma maneira que João restaura terrenos.

Tem trabalho melhor?

4 comentários:

  1. Só hoje q estou lendo os emails. adorei esta sua mensagem. Todas são sempre um aprendizado, mas esta é incrível o sonho e realização do João. Para você e para ele, PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  2. À Restauração do solo nos faz tb pensar na nossa restauração interior que passamos constantemente com o amadurecimento.

    ResponderExcluir

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!