domingo, 6 de setembro de 2015

Ser voluntário

Érima de Andrade

Como diz uma amiga minha, é o trabalho dos ajudantes do Papai do Céu.

Escoteiros e Bandeirantes são estimulados a fazer, ao menos, uma boa ação por dia. E assim se vai educando os jovens para a solidariedade.

A definição de ser voluntário é: “doar seu tempo, mão de obra e talento para causas de interesse social, e para o bem da comunidade, sem esperar nada em troca e, com isso melhorar a qualidade de vida da sociedade.”

Explicando melhor: o voluntariado é o conjunto de ações de interesse social e comunitário em que toda a atividade desempenhada reverte a favor do serviço e do trabalho.

O trabalho voluntário é uma ação solidária onde a pessoa ajuda sem ser remunerada, ela faz por livre escolha, faz porque gosta e por que quer.  

Ser voluntário é mais do que dedicar um tempo de sua vida sem receber remuneração, é ser participativo, solidário, é estar aberto para aprender e ensinar.

Não basta ter boa vontade, é preciso ter compromisso, e esse comprometimento contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional.
Ao ser voluntário, a pessoa desenvolve competências que poderão ser utilizadas no dia a dia profissional. Demonstra iniciativa, capacidade de lidar com pessoas diferentes e habilidade de comunicação.
Ser voluntário ensina a ter disciplina, pontualidade e responsabilidade. É um trabalho que deve ser desenvolvido com amor e comprometimento.

Voluntários são pessoas que doam tempo, mão de obra e talento, ou seja, é uma doação. Eu dou alguma coisa, e isso é da minha responsabilidade, o que o outro vai fazer com isso já não me cabe mais.

Mas tem suas recompensas. Pesquisas das universidades de Harvard e Michigan comprovam que ser voluntário faz bem a saúde. Essas pesquisas revelam que as pessoas que são voluntárias, com razões altruístas, vivem mais do que aqueles que não estendem a mão ao semelhante.

Elas confirmam que ajudar o próximo faz bem ao coração; ajudar o próximo faz bem ao sistema imunológico (análises clínicas evidenciaram que, no sangue do trabalhador voluntário, há um aumento de imunoglobulina-A, um anticorpo que ajuda a defender o organismo contra infecções respiratórias); ajudar o próximo aumenta a expectativa de vida e a vitalidade de maneira geral.

Além de melhorar a saúde, contribuir para o desenvolvimento profissional, o trabalho voluntário também nos propicia um sentido para a vida. A felicidade não cai do céu, ela é uma conquista. E como qualquer conquista, depende no nosso esforço. Mas, para o nosso próprio bem, esse prazeroso esforço de servir ao próximo é uma das mais benditas ferramentas para ajudar a visualizarmos, com clareza, um sentido para a vida. E ter uma vida que faça sentido, contribui muito para nossa felicidade.

Você quer fazer um trabalho voluntário, usar seus talentos para o benefício de todos?

Saiba que “É uma profunda alquimia. Cada pequena ação desinteressada leva embora todo o sofrimento, toda a ansiedade, todo o desgosto, todo o medo e desesperança." Sri Prem Baba

Bom trabalho! Não faltam lugares físicos e virtuais onde você possa contribuir.
Que seus talentos beneficiem a todos.
Que sua prática lhe traga satisfação.

Que você se transforme na sua melhor versão de si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!